Aprovada em 4° lugar no concurso Prefeitura de Macaé para o cargo de Contador
Concursos Públicos“[…] Por mais desafiador que seja, é uma decisão que pode trazer inúmeros benefícios a longo prazo, tanto profissionais, quanto pessoais. Não desista, a sua aprovação vai chegar.”
Confira a nossa entrevista com Joselia Fernandes do Nascimento, aprovada em 4° lugar no concurso Prefeitura de Macaé para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Josélia Fernandes do Nascimento: O meu nome é Josélia Fernandes, tenho 33 anos e sou natural de Cabaceiras, uma pequena cidade no interior da Paraíba. Aos 18 anos, me mudei para cidade de Campina Grande-PB para cursar Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2018, iniciei o Mestrado Acadêmico em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), concluído em 2020. Atuei profissionalmente na área contábil em empresas da região e em uma instituição financeira cooperativa na área de negócios financeiros. Atualmente, resido no município de Macaé – Rio de Janeiro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Josélia: Após alguns anos trabalhando na iniciativa privada, percebi que os cargos públicos eram capazes de oferecer mais segurança no emprego, salários competitivos, possibilidade de progressão na carreira e outros benefícios adicionais. Além disso, no setor público é possível contribuir para o bem-estar da sociedade e participar da implementação de políticas públicas e melhoria dos serviços oferecidos à população. No ano de 2017, comecei a pesquisar mais sobre o assunto e até me matriculei em um cursinho. No entanto, não surgiram tantas oportunidades de concurso nessa época, o que acabou me desmotivando. Sendo assim, optei em fazer um mestrado, finalizando-o no início da pandemia. Em meio às incertezas do momento, segui trabalhando no setor privado. Porém, em 2023, percebi um aumento de concursos realizados e autorizados, o que seria uma boa oportunidade para buscar uma vaga no serviço público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Josélia: Comecei a estudar para concursos no início de 2024, quando me mudei para Macaé e fiquei sem trabalhar. No início do ano, estava estudando para outros concursos, mas quando saiu o edital do concurso da Prefeitura de Macaé para o cargo de contador, resolvi focar a minha preparação para esta vaga.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Josélia: Esse foi o primeiro ano em que me dediquei efetivamente aos estudos para concurso e essa foi a minha primeira aprovação dentro das vagas. Fui aprovada em 4º lugar para o cargo de Contador. Estou avaliando se continuo estudando e em qual área contábil focar (fiscal ou controle).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Josélia: Como estava sem trabalhar, organizei os estudos como se estivesse na rotina de trabalho, dividindo em dois blocos de horários: um pela manhã e outro pela tarde, de segunda a sexta-feira. Dessa forma, consegui conciliar bem a vida social e a preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Josélia: As pessoas mais próximas a mim sempre me apoiaram. Acreditavam que eu seria capaz de conseguir a aprovação e me incentivaram. O meu marido foi fundamental nesse processo, permitindo que eu pudesse passar esse tempo sem trabalhar e me dedicando aos estudos. No entanto, algumas pessoas às vezes me questionavam o motivo de eu não estar trabalhando.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Josélia: Comecei a estudar quando saiu o edital em 07/2024 e a prova foi em 10/2024. Nesse meio tempo, ainda fiz uma viagem onde não consegui estudar. Então, foram pouco mais de 2 meses de estudo focado neste concurso. O que me fazia manter a disciplina era pensar na oportunidade de conseguir um cargo público, com estabilidade, numa cidade em que eu havia recém-chegado para residir.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Josélia: Eu estudava por videoaulas, cursos em PDF, sistema de questões, resolução de provas anteriores da banca, resumos. Como tinha pouco tempo até a prova, não dava para ler todo o material em PDF ou assistir às videoaulas completas. Então, eu tinha que identificar quais os conteúdos precisava me aprofundar e quais eu poderia estudar pelos resumos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Josélia: Conheci o Estratégia em 2017, por meio de um colega concurseiro. Em 2018, quando iniciei o mestrado, comecei a pesquisar os conteúdos do Estratégia. Os materiais de contabilidade me ajudaram muito nos estudos acadêmicos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Josélia: Como eu conheci o Estratégia antes de me preparar para concurso e já me identificava com os materiais e a didática dos professores, não consegui me adaptar a outros cursos. Na minha percepção, os outros cursos eram mais superficiais com relação aos conteúdos e não tinham tanta objetividade.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Josélia: Estudar com o Estratégia facilitou muito a minha preparação. Poder ter acesso a diversas ferramentas, aos conteúdos abordados em todo o edital e às aulas elaboradas e apresentadas por professores super preparados, que orientavam não apenas no conteúdo, mas também em como dominar a banca, me ajudou a construir um plano de estudo mais assertivo e adaptado às minhas necessidades. Dentre tantas ferramentas disponíveis, destaco a importância do PDF com questões comentadas e as aulas de revisões realizadas no Youtube.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Josélia: No início, eu não tinha um plano. Foi uma rotina que fui construindo com o passar do tempo. Não tinha uma divisão específica de quantas matérias e quanto tempo em cada matéria estudaria por dia. Dependia do conteúdo que estava estudando. Às vezes, era necessário mais horas de dedicação em determinados assuntos. De modo geral, pela manhã, estudava duas matérias, de preferência as que me demandavam mais atenção e, pela tarde, outras duas matérias. Estudava em média de 5 a 6 horas por dia, de segunda a sexta-feira.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Josélia: Eu costumava fazer uma primeira revisão no dia seguinte ao conteúdo estudado, resolvendo as questões comentadas. Alguns dias depois, fazia uma revisão de conteúdo através de resumos do material em PDF ou em videoaulas de revisão e resolução de mais questões. De alguns assuntos, fazia também um resumo manuscrito.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Josélia: É primordial a resolução de questões, principalmente as questões da banca do concurso. No início da minha preparação, estudei questões de diversas bancas, mas na reta final, foquei apenas nas questões da banca. Inclusive, resolvi umas 10 provas de concursos anteriores de cargos similares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Josélia: Mesmo sendo formada em Contabilidade, eu só havia estudado um pouco de Contabilidade Pública e Administração Financeira e Orçamentária na graduação, há mais de dez. A base da Contabilidade Geral ajuda muito, mas mesmo assim, ainda tive dificuldade, pois era bastante conteúdo para pouco tempo de estudo. O que ajudou nessa preparação, sem dúvidas, foi a didática do professor Gilmar Possati, com materiais e videoaulas objetivas e fundamentais. Além disso, as questões de Português da FGV são bem peculiares. As aulas da professora Adriana Figueiredo, que apresentava as novas perspectivas da FGV, foram essenciais.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Josélia: Na semana que antecedeu a prova, diminui o ritmo de estudos. Estudei alguns resumos e questões de assuntos que identifiquei ter mais dificuldade em acertar as questões e que apareciam recorrentemente em provas da banca. No dia anterior à prova, acompanhei a Revisão de Véspera do Estratégia no Youtube de algumas disciplinas comuns ao meu cargo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Josélia: O maior erro é achar que não vai conseguir. É pensar que precisa acertar todas as questões logo no início ou que precisa estudar todos os pontos do edital. Com isso, passei por alguns momentos de insegurança que só atrapalhavam o meu foco nos estudos. Como acerto nesta trajetória, posso destacar o fato de perceber que não existe uma fórmula padrão para estudar para concurso. Cada um tem sua maneira de aprender, basta identificar qual a sua melhor maneira e seguir uma estratégia. Outro ponto importante é conhecer bem a banca, o edital e fazer muitas provas e simulados para pegar o ritmo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Josélia: Essa foi a primeira vez que não pensei em desistir, pois sabia que esse concurso era minha grande oportunidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Josélia: A mensagem para quem está iniciando é: tenha calma e persista no objetivo. Busque criar um plano de estudo adaptado à sua realidade e que seja sustentável ao longo do tempo. Se possível, foque os seus estudos em uma determinada área. Desse modo, a cada dia você irá construir uma bagagem sólida de conhecimentos, que o deixará preparado para as oportunidades.
Optar por fazer um concurso público é uma decisão estratégica que deve ser fundamentada em diversos aspectos. Por mais desafiador que seja, é uma decisão que pode trazer inúmeros benefícios a longo prazo, tanto profissionais, quanto pessoais. Não desista, a sua aprovação vai chegar!