Aprovado em 12° lugar para Analista de Gestão Pleno no concurso SPtrans
Concursos Públicos“[…] Eu acredito muito em disciplina e persistência. Não acredito em dom, mas em perseverança e trabalho. […]”
Confira nossa entrevista com Vinicius Dias Reis, aprovado em 12° lugar no concurso SPtrans para o cargo de Analista de Gestão Pleno:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vinicius Dias Reis: Tenho 32 anos e sou natural de Guarulhos, São Paulo. Eu tenho três graduações: Bacharelado em Administração e Bacharelado e Licenciatura em História.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vinicius: Eu já era concursado para uma vaga de Ensino Médio. Depois que concluí a minha graduação em História, consegui um pouco mais de tempo para poder me dedicar para estudar para outros concursos, tanto na área da Educação como na área da Administração. Desta vez, passei a me preparar para as vagas de Ensino Superior, o que exigiu muito mais de mim.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Vinicius: Sim, eu trabalhava durante o dia e durante a noite eu me dedicava a estudar para os concursos que eu tinha me inscrito. Era bastante cansativo e consumia bastante da minha energia, não eram todos os dias que eu conseguia fazer essa rotina, porém foi a maioria deles. Para distrair um pouco, eu gostava de fazer alguma atividade física, como correr no parque aos fins de semana e durante a semana eu tentava ir à academia sempre que possível. Acho que essas atividades são bem importantes para não nos deixar desanimados pela rotina.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Vinicius: Eu já tinha passado para Assistente Administrativo no concurso da UNIFESP. Trabalhei no Hospital Escola da Universidade por quase 07 anos fazendo agendamentos, atendimentos entre outras coisas. Depois que passei na SPTrans pretendo continuar estudando, porém confesso que ainda não consegui voltar ao ritmo que eu estava antes.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Vinicius: A minha vida social não se alterou tanto assim durante esse período de estudos. Durante a semana eu já não saía tanto de casa, e aos fins de semana, quando tinha algum encontro com os amigos, eu ia na maioria deles. Acho que esses momentos não podem faltar para nos deixar mais motivados e poder distrair um pouco. O mesmo com a família, sempre que havia eventos e encontros eu gostava e gosto de participar. Isso me trazia combustível para a semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Vinicius: Sim, eles entenderam e foram muito compreensivos durante este período. Por mais que eu comparecesse em muitos encontros, algumas vezes eu ficava comprometido com os estudos. Eles não me cobravam e se preocupavam com o meu bem-estar. Agradeço muito a eles por isso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Vinicius: Eu comecei a estudar no início do ano passado para vários concursos que eu havia me inscrito. Para aproveitar melhor meu tempo, eu começava estudando as matérias que são comuns para muitos concursos, como Administração pública, Orçamento etc. E quando estava mais próximo de alguma prova eu começava a direcionar os estudos para os conteúdos específicos daquela prova.
Para manter a disciplina, como já comentei, eu separava um tempo diariamente para estudar, especialmente em dias de semana. Eu conseguia ficar umas 3horas por dia aproximadamente. Para tornar isso sustentável ao longo do tempo eu fazia atividades físicas e eventualmente assistia um filme, ouvia música, coisas que me faziam recuperar meu fôlego.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vinicius: As principais ferramentas que eu usava para estudar foram os materiais desenvolvidos pela equipe do Estratégia. Eu gostava de assistir as aulas e depois ler as apostilas fornecidas pelo Estratégia. Para mim, o que mais fazia diferença eram os exercícios. Eles me ajudavam muito a revisar e fixar o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vinicius: Eu conheci o Estratégia principalmente por vídeos promocionais na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Vinicius: Nunca usei outro material que não do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Vinicius: No primeiro concurso que passei eu não usei nenhum material preparatório para a prova. Eu estudava por conta própria basicamente. Depois que assinei o Estratégia a minha capacidade de preparação e aprendizado aumentou de maneira absurda. Os professores são muito bem preparados, os materiais são didáticos e os exercícios são muito bem elaborados para ajudar na absorção do conteúdo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vinicius: Eu mapeava os editais dos concursos que tinha me inscrito e priorizava as matérias que caíam em muitos deles. A partir daí, ao aproximar o dia das provas eu me dedicava às matérias específicas de cada uma delas.
Eu conseguia separar, em média, 04 horas do meu dia para estudar. Tentava focar e me concentrar o máximo possível nesse período para aproveitar o curto tempo que tinha.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vinicius: Eu gostava de rever as apostilas do Estratégia, especialmente as partes sublinhadas pela equipe e de fazer os simulados. Para mim, os exercícios, aqui incluindo os simulados, foram fundamentais no processo de preparação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Vinicius: Foi a parte mais importante. Fiz muitas questões, mas não me importava com a quantidade, e sim com a fixação do conteúdo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Vinicius: As disciplinas que tinha mais dificuldade são as que menos tive contato durante as minhas formações educacionais. Contabilidade, por exemplo, era difícil para mim aprender todos os meandros e detalhes. Porém aos poucos, com ajuda do conteúdo do Estratégia, pude ficar mais confortável com o conteúdo. Ressalto que não cheguei a dominar o assunto, por dificuldades próprias, mas consigo já resolver algumas questões, o que me ajudou muito.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vinicius: Na semana anterior à prova eu focava nos conteúdos específicos da prova e revisava os conteúdos gerais que já tinha visto anteriormente. No pré-prova eu gostava de relaxar um pouco, mas também de ver a revisão proporcionada pelo Estratégia. Isso ajudava a refrescar a memória e me deixar mais seguro pras provas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Vinicius: No concurso da SPTrans foi cobrada uma redação. Felizmente para mim eu já tinha algum conforto com escrita e leitura, o que me ajudou bastante. Eu recomendo muito que a leitura seja um hábito diário, tantos das notícias quanto de materiais literários, pois isso traz muitas referências e te prepara para opinar e escrever muito melhor.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vinicius: Eu diria que meu principal acerto foi me dedicar e continuar acreditando no processo de estudos. Muitas vezes o cansaço parece vencer. Quando isso acontece, é preciso relaxar um pouco, fazer algo que traga um pouco de paz e voltar à rotina quando estiver se sentindo melhor. Com a dedicação e os estudos, uma hora o resultado vai aparecer.
Meu principal erro talvez tenha sido não ter me dedicados antes para isso tudo. Contudo, isso vem com maturidade e cada um precisa do seu tempo para se sentir bem consigo mesmo e decidir como pretende seguir com a sua vida.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vinicius: Sim, pensei várias vezes em desistir. Mas pensei também que esse tempo todo de empenho e entrega poderia valer muito a pena. Eu acredito muito em disciplina e persistência. Não acredito em dom, mas em perseverança e trabalho. Não passei em muitos concursos, na maioria deles, mas alguns eu consegui e sei que isso jamais aconteceria se eu não tivesse feito o que fiz antes.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vinicius: Meu conselho é que, por mais que seja muito difícil e trabalhoso, vale muito a pena o esforço. E eu diria também que é fundamental vocês terem uma válvula de escape: amigos, família, ir ao cinema, à algum show, fazer algum esporte. Estas coisas renovam a gente e nos dão mais força para conseguir o que queremos.