Aprovada em 2° lugar para Especialista Portuário - Administrador no concurso APS SANTOS
Concursos Públicos“Que não desista! Eu estava em uma fase já quase desistindo desse mundo, mas me espelhei em um colega que após muita dedicação conseguiu passar em um concurso grande e difícil. Isso me deu força e esperança, em que voltei ao rumo […]”
Confira nossa entrevista com Monise Judy Soalheiro Areias, aprovada em 2° lugar no concurso APS SANTOS para o cargo de Especialista Portuário – Administrador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Monise Judy Soalheiro Areias: Tenho 35 anos, sou natural de Santos, tecnóloga em Logística e Transportes, bacharel em Administração, pós-graduada em Ouvidoria Pública e em Direito Administrativo e Gestão Pública, além de ser certificada em CPC-A.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Monise: Desde minha adolescência meus pais me incentivaram a entrar nesse “mundo dos concursos”, por ser algo que, ao menos em tese, nos dá mais estabilidade para a construção da vida. Assim, essa sementinha foi plantada e, conjuntamente com outros fatores, entrei para essa realidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Monise: Sim! Atualmente já sou empregada pública e agora consegui mudar minha categoria. Para o concurso deste ano, tive que conciliar meu trabalho, estudo, família, amigos e atividades físicas. Não foi uma tarefa simples, mas possível.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Monise: Como disse, já sou empregada pública, técnica portuária, em que fiquei no 154º lugar.
Neste concurso de 2024, alcancei o objetivo de mudar minha categoria profissional para atuar como nível superior.
Desde pequena gostei de estudar e não pretendo parar agora. Depois do reconhecimento pelo esforço, minha mente abriu novamente para antigos sonhos ainda maiores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Monise: Precisei me ausentar um pouco do convívio social nos meses perto da prova, dando prioridade aos estudos e à família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Monise: Eu tive total apoio deles. Eles compreenderam o momento e o quão importante esse objetivo era para mim, então não me cobraram presença, pelo contrário, respeitaram e me incentivaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Monise: Eu já tenho uma história com os estudos para concursos. Como muitos concurseiros, estou nessa busca há um tempo. Porém especificamente para este, quando o edital foi publicado, intensifiquei minha rotina, pensando sempre no objetivo final.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Monise: Utilizei os PDFs simplificados e as videoaulas quando não era possível ler o material. Eu ia lendo os PDFs, fazendo minhas anotações, resumos e, quando não podia ou ficava com dúvida sobre algum ponto, assistia as aulas. Não vejo desvantagens em nenhuma das ferramentas que utilizei. Acredito que as utilizadas em conjunto proporcionam diversos caminhos para os diversos perfis de estudantes.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Monise: Conheci o Estratégia há muitos anos por meio das ferramentas de pesquisas da internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Monise: Ah, com certeza! Quando a gente tem um direcionamento do que estudar, por meio dos cursos e pacotes, que já te trazem os materiais prontos, sem que haja a necessidade de ficar buscando as informações em outros meios, facilita demais a nossa vida. A trilha estratégica, para mim, é a ferramenta principal quando há muito o que estudar e você não sabe por onde começar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Monise: Especificamente para este concurso, como já tinha uma noção das matérias mais ‘comuns’, foquei meus estudos nas matérias que eu não estudava há tempos, deixando as ‘já conhecidas’ para a revisão. Na reta final, eu estudava a todo tempo o tempo todo rs. Estudava antes de ir trabalhar, no horário do almoço, pós trabalho e aos fins de semana quase que o dia todo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Monise: Minhas revisões foram lendo o material que eu anotava enquanto estudava. Sempre que começava uma outra aula de determinada matéria, eu lia as anotações da aula anterior. Na semana que antecedeu a prova, foquei em apenas ler os resumos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Monise: Não sei dizer quantos exercícios fiz, mas fiz todos que constavam nos PDFs. Os exercícios são parte fundamental na preparação, porque, além de demonstrar como o assunto é cobrado, te ensina. Os comentários dos exercícios esclareceram muitos pontos que ainda ficavam meio que ‘no ar’.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Monise: Acredito que em razão da minha formação e do conteúdo do edital estar bem relacionado, não tive uma matéria em específico em que tive mais dificuldade, em conseguir entendê-las. O mais difícil mesmo foi quanto a determinados assuntos, em que não tem jeito, é decoreba.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Monise: Mantive a rotina, estudando antes do trabalho, no horário de almoço e pós trabalho e fim de semana. Na semana que antecedeu a prova, foquei em apenas ler os resumos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Monise: Acredito que meu erro tenha sido não manter minha dedicação durante o período pré edital e ter esperado ele ser publicado. Acredito que muitas pessoas, por diversas razões, façam a mesma coisa. Porém, acertei em correr atrás do tempo perdido, dedicando-me e esforçando-me para a consecução desse objetivo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Monise: Não pensei em desistir em nenhum momento. Vi nesse concurso uma das oportunidades que almejei muito durante meus anos de trabalho, então a meta era: passar e passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Monise: Que não desista! Eu estava em uma fase já quase desistindo desse mundo, mas me espelhei em um colega que após muita dedicação conseguiu passar em um concurso grande e difícil. Isso me deu força e esperança, em que voltei ao rumo. Não é fácil, exige muita dedicação e abdicação de algumas coisas, então defina onde quer chegar e esteja rodeado(a) de pessoas que te incentivem.