“Nunca cheguei a pensar em desistir. Por mais difícil que seja, esse caminho é o mais provável de transformação social. O estudo é o meio de mudança que tenho ao meu alcance.”
Confira nossa entrevista com Danilo Matheus da Silva, aprovado em 2° lugar no concurso TRT7 para o cargo de Analista Judiciário da Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Danilo Matheus da Silva: Meu nome é Danilo Matheus da Silva. Tenho 27 anos. Sou natural de Recife-PE, mas moro com minha noiva em Fortaleza/CE. Tenho graduação em Gestão Pública e especialização em Gestão Estratégica. Cheguei a cursar engenharia elétrica por volta de 4 anos, porém, saí no último ano de curso para poder estudar para concursos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Danilo: Os principais motivos que me levaram a estudar para concursos foram a estabilidade e a renda proporcional ao seu nível de estudo conceitual. A incerteza do mercado de trabalho na iniciativa privada é algo que atrapalha o planejamento a longo prazo. Por outro lado, na esfera pública, há uma proteção em relação às flutuações da economia e uma previsibilidade de que você continuará no emprego no mês seguinte. Para o meu planejamento de conseguir, futuramente, um cargo de auditor ou algum equivalente a ele, a estabilidade e a renda são essenciais para continuar estudando ao longo do processo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Danilo: Ao longo da preparação para o concurso do TRT7, eu trabalhava e estudava. Nessa época, assim como atualmente, estava no cargo de Técnico Judiciário do TJCE. Meu estudo para concursos normalmente inicia entre 17h30/18h e se estende até às 23h30/0h30, visando fazer 4h/4h30 líquidas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Danilo: Meu objetivo é o cargo de auditor ou algum equivalente a ele. Porém, para que eu consiga suportar o processo até chegar lá, resolvi estudar para outros concursos com o objetivo de adquirir estabilidade e uma renda que me proporcione estudar com mais tranquilidade ao longo dos anos necessários para obter a aprovação num cargo dessa natureza.
Até agora obtive as seguintes aprovações:
1º no cargo de Agente de Controle Urbano da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho;
1º no cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade da unidade de Jaboatão dos Guararapes do IBGE (cargo temporário)
5º no cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento da unidade de Jaboatão dos Guararapes do IBGE (cargo temporário)
2º no cargo de Aspirante a Oficial do CBMAL
25º no cargo de soldado da PMAL
11º no cargo de Aspirante a Oficial do CBMPB
3º no cargo de assistente legislativo da Câmara de Goiana – PE
5º no cargo de assistente administrativo do IFAL
7º no cargo de Técnico da Petrobras – Suprimentos de Bens e Serviços
7º no cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa – TJCE
2º no cargo de Secretário de Plenário da Câmara de Ipojuca/PE
3º no cargo de Assistente de Comissão Parlamentar da Câmara de Ipojuca/PE
2º no cargo de Escrevente da Prefeitura de Timbaúba/PE
4º no cargo de Analista Judiciário – Técnico de Nível Superior – TJBA
1º no cargo Analista Administrativo – DNIT na região de AL
5º no cargo de Analista de Gestão Pública – Governança e Gestão Corporativa – SEPLAG CE
12º no cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa – TRF2
2º no cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa – TRT 7
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Danilo: Saio mais à tarde ou à noite nos finais de semana, mas não em todos, para caminhar na praia ou andar de bicicleta. Perto das provas, regulo-me mais em relação a isso. Meu foco principal é durante a semana. Defino a meta do dia e, como regra, só vou dormir após concluí-la.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Danilo: Na maior parte do tempo, entendem. Antigamente, às vezes, ficavam meio chateados quando me convidavam para sair e eu recusava, mas isso é normal do processo de estudo. Quem estuda para concursos tem que estabelecer um filtro social para cumprir seus objetivos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Danilo: Não cheguei a estudar de forma direcionada para o concurso do TRT7. Na época da prova, estudava pelo núcleo de matérias e assuntos que são cobrados para o cargo de AJAA de Tribunais. Quando sai o edital, tento adicionar alguma disciplina ou assunto que seja novo, mas nem sempre é possível. Para o TRT7, fui mais com a bagagem dos estudos para área administrativa.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Danilo: Gosto mais do PDF completo do Estratégia. Meus estudos pela plataforma do Estratégia compreendem a leitura do PDF completo e a resolução e correção comentada de 20 a 30 questões daquele PDF (aquelas que ficam ao final de cada documento).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Danilo: Conheci o Estratégia Concursos por meio das propagandas do Instagram e de alguns comentários de um amigo sobre os PDFs. Quando apareceu uma promoção no segundo semestre de 2022, resolvi adquirir a assinatura premium por 2 anos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Danilo: O maior diferencial que encontrei foi a qualidade dos PDFs do Estratégia. A diagramação é muito confortável de se ver e a teoria é de excelência. A separação de questões por tópicos, como o Estratégia normalmente faz no final dos seus PDFs, é muito bom para realizar exercícios de fixação e mensurar seu nível de acertos por assunto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Danilo: Meu estudo para concursos normalmente inicia entre 17h30/18h e se estende até às 23h30/0h30, visando fazer 4h/4h30 líquidas. Estudo de 6 a 8 matérias por ciclo, mas, às vezes, preciso adicionar algumas a mais por causa do pós-edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Danilo: Minhas revisões são realizadas em cima de aulas de resolução de questões gerais sobre determinada matéria e resolução de exercícios dos PDFs.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Danilo: Por não ter estudado especificamente para o TRT7, não tenho um dado sobre esse ponto. Mas posso afirmar que a resolução de questões é primordial na preparação para concursos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Danilo: Tinha e tenho mais dificuldade em Contabilidade. Ainda não conseguir estudar direito essa matéria por causa da quantidade de bons editais para o cargo de Analista Administrativo que acabaram não cobrando essa matéria de forma mais pesada. Mas estou iniciando os estudos nela agora com o ciclo da área de controle.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Danilo: Na semana antes da prova, foquei mais em vídeos de revisão e na resolução de questões das matérias do meu ciclo. Também vi a revisão de véspera no Youtube.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Danilo: A preparação para discursiva se baseia em dois pilares: bom domínio da matéria de Português e do conteúdo específico exigido para o cargo. Se você conseguir montar uma boa bagagem nesses dois pontos, o desenvolvimento da questão discursiva será uma consequência natural do processo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Danilo: Ao longo da minha preparação, o principal erro foi não ter estabelecido, logo de início, uma área para poder seguir estudando um rol mais similar de matérias. Os cargos em que obtive aprovação variaram bastante. Porém, por outro lado, fiz isso para poder conseguir um emprego que me proporcionasse renda e estabilidade. Hoje, depois dessa caminhada, consigo estabelecer um plano de disciplinas mais coerente.
Meus principais acertos foram a paciência para saber que tudo tem determinado tempo de preparação, e que, às vezes, você precisa se desviar um pouco do caminho para buscar meios de completar o percurso, além da dedicação aos estudos independentemente de estar motivado ou não naquele dia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Danilo: Nunca cheguei a pensar em desistir. Por mais difícil que seja, esse caminho é o mais provável de transformação social. O estudo é o meio de mudança que tenho ao meu alcance.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Danilo: Defina quanto tempo você pretende estudar para ser aprovado naquele cargo. Defina se é possível tentar uma aprovação direta para esse cargo ou se você precisa de algum intermediário. Defina também uma área (isso facilita muito em obter uma aprovação em um tempo mais curto). Seja realista com suas metas de estudo. Seja realista com seus índices e procure melhorá-los. A aprovação depende mais da dedicação do que da desenvoltura para determinadas áreas do saber, então torne o estudo um hábito.