Aprovada em 3º lugar no concurso SEAD-SE para o cargo de Contador
Concursos Públicos“[…] saber que só você pode fazer uma diferença em sua vida é a minha motivação.”
Confira nossa entrevista com Thauane Lima de Souza, aprovada em 3º lugar no concurso SEAD-SE para o cargo de Contador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thauane Lima de Souza: Me chamo Thauane Lima de Souza, sou formada em Ciências Contábeis, com pós em Controladoria Empresarial e Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia, tenho 36 anos, e sou de Aracaju – Sergipe.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thauane: Iniciei a vida de concurseira ainda bem nova, aos 18 anos, quando estava em busca de estabilidade e independência financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thauane: Aos 18 anos passei no vestibular no curso de Ciências Contábeis, na Universidade Estadual de Feira de Santana, e no concurso da Prefeitura Municipal de Feira de Santana para o cargo de Assistente Administrativo, na época estudava para o vestibular e para concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado(a)? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thauane: 2023 – Contador – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – 1° lugar
2023 – Contador – Secretaria de Administração de Sergipe – 3° lugar
2018 – Analista Universitário – Contabilidade – Universidade Estadual de Feira de Santana – 7° lugar
2010 – Técnico Universitário – Universidade Estadual de Feira de Santana – 80° lugar
2006 – Soldado Polícia Militar da Bahia – 61º lugar
2006 – Assistente Administrativo – Prefeitura Municipal de Feira de Santana – 4° lugar
Continuo estudando para outros concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thauane: Quando estudava para os concursos de nível médio, eu mantinha a minha vida social, não estabelecia uma rotina fixa de estudos, em 2018 com o concurso para analista eu reservava algumas horas, mas ainda mantinha a vida social. Em 2022 quando decidi assinar o Estratégia passei a me dedicar de forma mais intensa aos estudos, reservando em média 4 horas por dia para os estudos, abri mão de alguns eventos sociais, mas sempre reservava um tempo para os amigos e família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Thauane: Em muitos momentos eles não entendiam que eu precisava abrir mão de alguns encontros para estar presente, costumo dizer que a vida de concurseiro é muito solitária, mas no final, a gente consegue equilibrar as coisas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thauane: Eu estudei em média 4 meses, durante todas as tardes, e a motivação que eu tinha era em querer mudar de cidade, de vida e de trabalho. Eu já era concursada, trabalhava 6h por dia, fazia atividade física, e quando chegava em casa iniciava os estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thauane: Sempre gostei de materiais que me dessem a liberdade de estudar em casa, costumava ler os PDFs das disciplinas, e para os assuntos que tinha mais dificuldade eu assistia as videoaulas, e a resolução de questões era diária e constante.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thauane: Alguns colegas me falavam sobre essa plataforma, e após algumas pesquisas na internet decidi assinar.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Thauane: Eu estudava muito por apostilas direcionadas ao concurso que iria fazer, achava o material superficial, sem muito aprofundamento, e sentia falta de responder questões, em especial as questões comentadas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Thauane: Sim, minhas aprovações até 2018 foram por meio de apostilas diversas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thauane: O material do Estratégia trouxe uma praticidade nos meus estudos, pois encontrava tudo que precisava dentro de uma plataforma. O banco de questões e as questões comentadas para mim, foram os materiais diferenciais.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thauane: Em média eu estudava 2 matérias por dia, o meu plano era baseado no edital do concurso, em média 4 a 5 horas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thauane: Fazia alguns resumos em caderno que costumava ler com alguma frequencia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thauane: A resolução de questões sem dúvida é o que torna a pessoa uma boa concurseira, em especial questões direcionadas a banca do concurso. Impossível falar a quantidade de questões, mas em média eu respondia mais de 100 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thauane: A disciplina de Administração Financeira e Orçamentária era um desafio, pois não tinha base anterior, assisti algumas aulas, em especial as aulas de Reta Final.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thauane: Na semana da prova eu abri mão de várias atividades, inclusive da prática de atividade física, mantinha a rotina de resolução de questões e analisava o plano estratégico do material. No dia pré prova fiz leitura de minhas anotações e de alguns resumos do material.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thauane: A prova discursiva sem dúvida é o mais desafiador, mas o importante é manter uma rotina de estudo dos principais tópicos, e treinar algumas questões discursivas de provas anteriores.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thauane: Os erros da trajetória foram não focar no edital, na banca, e não manter o foco em uma área, por exemplo, atualmente só faço concurso para contador.
Acerto foi a escolha de um bom material, dedicação, e disciplina, sem dúvida é o que faz a aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thauane: A vida de concurseira é muito desafiadora, manter o foco e a disciplina não é fácil, o pensamento de desistir é quase que constante, as vezes bate o desespero de que não está aprendendo, mas o foco no objetivo final, a visualização do seu nome o diário oficial, e saber que só você pode fazer uma diferença em sua vida, é a minha motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thauane: Não desista, esse é o conselho principal, eu fui reprovada em vários concursos, mas mantive o foco e a certeza que uma hora iria ser aprovada, então mantenha a sua rotina de estudo, não passe mais de um dia sem estudar, leia o edital, o conteúdo programático, e foque em questões da sua banca que logo você conseguiria sua aprovação.