Aprovado em 2° lugar no concurso PM-ES para o cargo de Oficial Combatente
Concursos Públicos“Continue! O começo dos estudos para concursos pode ser desafiador, mas não desista! Com o tempo, você encontrará e aprimorará seu próprio método de aprendizado. Durante esse processo, por diversas vezes eu precisei fazer vários ajustes […]”
Confira nossa entrevista com Reginaldo Lopes de Morais, aprovado em 2° lugar no concurso PM-ES para o cargo de Oficial Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Reginaldo Lopes de Morais: Meu nome é Reginaldo, sou meio Engenheiro, meio Contador e formado em Segurança Pública, tenho 29 anos e sou natural de Vitória, Espírito Santo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Reginaldo: No ano de 2018, eu trabalhava em uma fábrica de roupas, quando abriu o concurso da PMES. Então, em 2018, eu decidi estudar com o edital aberto para tentar essa oportunidade, mesmo sem nunca ter tido contato com concursos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Reginaldo: Sim. Nesse último concurso eu trabalhava por escala. Eu estudava nos dias em que estava de folga.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Reginaldo: Fui aprovado nos concursos: Soldado PMES, 2018; Estivador OGMO ES, 2022; ISS Domingos Martins, 2023; e CFO PMES 2024. Pretendo continuar estudando para carreira fiscal, com foco no SEFAZ/ES.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Reginaldo: Eu não fui muito radical na minha preparação, somente restringi algumas atividades de lazer. Passei a maior parte do meu tempo livre com minha esposa, família e com a célula da igreja.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Reginaldo: Sim, sempre me apoiaram e incentivaram, principalmente minha esposa, Júlia. Minha mãe, mais idosa, às vezes me questionava para saber por que eu continuava estudando tanto, mesmo depois de já ser policial.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Reginaldo: Estudei durante 10 meses com foco no edital do CFO da PMES. A qualidade de vida que a ascensão profissional e financeira na carreira militar me proporcionou foi o que mais me impulsionou a manter o foco.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Reginaldo: Utilizei como minha principal fonte os PDFs e resumos prontos do Estratégia. Utilizava o Anki e questões para revisões. Na reta final, passei a assistir algumas videoaulas para pegar dicas que os professores compartilhavam.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Reginaldo: Conheci pelo canal do Youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Reginaldo: Sim, já utilizei. Incomodava a falta de alguns conteúdos e recursos das aplicações.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Reginaldo: Sim. O primeiro contato com os PDFs foi muito satisfatório. Sentia que o material oferecido era suficiente para me preparar para o concurso desejado. Os mapas mentais e resumos também me auxiliaram muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Reginaldo: Eu utilizava o ciclo de estudos. Estudava cada matéria por 1h30min, sendo 30 minutos de exercícios de PDFs que eu já havia finalizado e 1 hora avançando na matéria. Sempre tentei fazer pelo menos 3 horas líquidas por dia, 2 matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Reginaldo: Fazia a revisão pelas questões dos PDFs anteriores e por flashcards no ANKI. Não tinha nenhuma estratégia de revisão por tempo determinado. Comecei a fazer simulados quando fechei o Edital.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Reginaldo: Resolver exercícios é essencial. Fiz todas as questões dos PDFs e com o edital aberto passei a também utilizar um banco de questões, fiz poucas, somente 3100. Já as questões dos PDFs eu não contabilizei.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Reginaldo: No edital do CFO, tive dificuldade com Direito Administrativo, pois foi meu primeiro contato aprofundado com o conteúdo. Foi uma surpresa quando o conteúdo programático foi divulgado, e logo percebi que tinha pouco tempo para me aprofundar nessa matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Reginaldo: É até cômico lembrar. Nas últimas semanas minha carga horária aumentou muito. E como eu estava de férias, acredito ter feito mais de 15 horas líquidas diárias de revisão nessa semana. Estava totalmente acelerado. No sábado eu assisti a Revisão de Véspera e relaxei para o grande dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Reginaldo: Eu também utilizei unicamente os PDFs da disciplina Discursivas sem correção. Eu gostava de reescrever a proposta do professor trazendo para o meu modelo de redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Reginaldo: O principal erro foi ter procrastinado e não ter dedicado mais tempo após a divulgação do edital. O principal acerto foi ter iniciado os estudos com antecedência e focado nas matérias básicas, isso me trouxe um certo conforto, o que me permitiu passar pelo conteúdo do material com calma e qualidade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Reginaldo: Não era uma opção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Reginaldo: Continue! O começo dos estudos para concursos pode ser desafiador, mas não desista! Com o tempo, você encontrará e aprimorará seu próprio método de aprendizado. Durante esse processo, por diversas vezes eu precisei fazer vários ajustes. Portanto, mantenha a constância que você alcançará seu objetivo.