Compromissos dos Correios em relação aos empregados, ao governo e à sociedade
Olá Concurseiro! Tudo bem?
No presente artigo vamos destacar pontos importantes sobre os compromissos dos Correios nas relações com seus empregados e com o governo e a sociedade. Esses compromissos estão estabelecidos no Código de Conduta Ética e Integridade. Esse tópico faz parte do conteúdo programático da prova de Agente dos Correios e da de Analista dos Correios. Para ter acesso aos editais no site da Banca basta clicar nesse LINK.
Nesse artigo veremos:
1. Considerações iniciais
2. Compromissos dos Correios em relação aos empregados
3. Compromissos dos Correios nas relações com o governo e a sociedade
4. Considerações finais
Antes de iniciarmos os apontamentos acerca do conteúdo, é importante salientar que o presente artigo não substitui a leitura do Código de Conduta Ética e Integridade, que é imprescindível para a sua preparação.
Vamos lá!
1. Considerações iniciais
Primeiramente, é importante salientar que os compromissos dos Correios estão previstos no Código de Conduta Ética e Integridade. Em breve síntese, esse Código é o norteador das condutas dos Correios nas diversas relações por ele estabelecidas e também para a conduta dos empregados nas relações decorrentes das suas atividades.
Nos tópicos seguintes detalharemos a previsão do Código no que tange aos compromissos dos Correios em relação aos seus empregados e em relação ao governo e à sociedade.
2. Compromissos dos Correios em relação aos empregados
O artigo 5º do Código de Conduta ética prevê os compromissos dos Correios nas relações com seus empregados, quais sejam:
Os Correios se comprometem a proporcionar um clima organizacional favorável, criando um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus empregados. Outro compromisso assumido é o de ampla divulgação de informações, que deve ocorrer de forma completa, objetiva, tempestiva e igualitária, indo além daquelas informações cuja divulgação é exigida por lei ou regulamento.
Ademais, devem estimular entre seus empregados o cumprimento do Código de Conduta Ética de forma integral. Deve também ser garantida a existência de canais formais de comunicação, possibilitando o acolhimento e processamento das diversas demandas dos empregados, inclusive no que se refere à realização de denúncias e à resolução de dilemas éticos. Incumbe também aos Correios a preservação da privacidade e da confidencialidade das informações pessoais dos empregados, salvo nas situações excepcionadas em lei.
O Código prevê ainda que incumbe aos Correios a promoção de igualdade de oportunidades para os empregados nas políticas organizacionais, dando prioridade ao mérito individual para ascensão profissional, bem como a promoção de ações para coibir a ocorrência de assédio moral ou sexual.
Por fim, há o compromisso de respeitar a liberdade de associação sindical e o dever de manter diálogo com as entidades que representam os empregados, sem perder de vista os objetivos dos Correios e de promover a diversidade e combater qualquer tipo de discriminação.
Sendo assim, fica evidente a preocupação do código com a existência de um ambiente de trabalho favorável, a ampla divulgação de informações, o estímulo ao cumprimento do Código de Ética com canais para denúncias em caso de desvios, igualdade de oportunidades para os empregados, liberdade de associação sindical e promoção da diversidade.
3. Compromissos dos Correios nas relações com o governo e a sociedade
No artigo 7º, por sua vez, o Código de Conduta estabelece os compromissos dos Correios nas suas relações com o governo e a sociedade.
O primeiro compromisso citado é o de adotar boas práticas de governança corporativa. Outro é o de atuar como um agente de desenvolvimento social, econômico e cultural, e como agente de apoio às políticas públicas promovidas pelo governo e de projetos voltados para o desenvolvimento sustentável.
Incumbe também aos Correios o cumprimento das exigências necessárias para o correto tratamento e para a proteção de dados pessoais dos funcionários, clientes e terceirizados, respeitando o que está disposto na legislação acerca do tema. Por fim, há o compromisso de ser transparente na divulgação de informações acerca do desenvolvimento de suas atividades.
Dentre os compromissos abordados no artigo 7º é possível destacar a colaboração nas políticas públicas e em projetos voltados para o desenvolvimento sustentável. Merece destaque também a preocupação em atuar de forma correta no que tange ao tratamento e a proteção de dados.
4. Considerações finais
Portanto, como vimos ao longo do presente artigo, o Código de Conduta Ética e Integridade aborda os compromissos dos Correios nas suas relações, tais como na relação com os empregados e nas relações com o governo e a sociedade.
Nas relações com os empregados são destaques a promoção de um ambiente de trabalho favorável, o estímulo ao cumprimento das determinações do Código de ética, o oferecimento de igualdade de oportunidades e a promoção da diversidade.
Por sua vez, nas relações com o governo e a sociedade são destaques a atuação como agente de desenvolvimento, o apoio às políticas públicas e ao desenvolvimento sustentável e o cuidado com o tratamento e a proteção dos dados.
Até a próxima!
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!