Artigo

Principais softwares para reuniões online: resumo e principais características 

Confira neste artigo um breve resumo a respeito dos principais softwares para reuniões online e as suas principais características 

Softwares para reuniões online: resumo e principais características.
Softwares para reuniões online: resumo e principais características. 

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje apresentaremos um breve resumo a respeito dos principais softwares para reuniões online e as suas principais características. Vamos lá?

Atualmente, a flexibilidade no ambiente de trabalho tem sido cada vez mais explorada pelos órgãos públicos. Desse modo, por meio de softwares para reuniões online, com seus chats, ferramentas e videoconferências, é possível reunir equipes, resolver problemas e organizar rotinas de trabalho remotamente.

Além disso, fazendo um link com a vida do concurseiro, dentre os conteúdos do bloco de informática cobrados nos editais das provas de concurso público, com certeza os softwares para reuniões online têm figurado com bastante frequência nas seleções para as mais diversas áreas, esferas e graus de escolaridade.

Pensando nisso e objetivando esclarecer os principais pontos relacionados ao assunto, preparamos este conteúdo para que você se municie e saiba como resolver esta questão em sua prova. Desse modo, no artigo de hoje, analisaremos os principais softwares para reuniões online e as suas principais características. Acompanhe!

Primeiramente, vale salientar que existe uma vasta gama de softwares para reuniões online. Porém, para que possamos melhor aproveitar este resumo, focaremos nos aplicativos que são cobrados com maior frequência em prova. Abaixo, listamos os softwares mais populares e algumas de suas principais características:

O Skype é um dos aplicativos mais conhecidos em termos de videoconferências e reuniões online e é também um dos principais responsáveis por popularizar a funcionalidade. Em síntese, o software possui capacidade para reunir até 50 participantes nas chamadas, e não estabelece limite de tempo, permitindo longas reuniões.

Ademais, pode-se acessar o aplicativo através da utilização de uma conta ou através de links diretos, sem a necessidade de criar uma conta para isso. Embora seja um software mais antigo, o Skype possibilita mais do que apenas chamadas tradicionais. 

Nesse sentido, dentre suas principais funcionalidades, o aplicativo da Microsoft permite o compartilhamento de fotos, vídeos, documentos e outros tipos de arquivos. Além disso, o software possibilita a gravação das chamadas. Um outro recurso do Skype é o compartilhamento de tela para apresentação de gráficos e de outros conteúdos em tempo real.

O Google Meet é um software que pertence ao conjunto de ferramentas do Gsuite, a linha de produtos do Google. Ou seja, o aplicativo se encontra disponível para as empresas e para os usuários assinantes do serviço. Para acessá-lo não é necessário instalar plug-ins ou aplicativos, basta utilizar  qualquer navegador. 

Além disso, a ferramenta oferece pacotes que vão do mais básico aos mais avançados, com diferentes possibilidades. Nesse sentido, o pacote básico possibilita reunir até 100 participantes, enquanto os pacotes avançados possuem capacidade para  reunir até 250 ou até 500 espectadores em uma transmissão.

Ademais, o Google Meet garante uma boa qualidade na transmissão das imagens, proporcionando mais nitidez às reuniões. Somado a isso, o software oferece diversas outras funcionalidades, como compartilhamento de tela, visualização de galeria e envio de arquivos, possibilitando, ainda, que as reuniões sejam salvas no Google Drive.

De modo geral, para participar de uma reunião utilizando o Zoom Meetings, basta que o organizador envie um link aos participantes interessados. Ademais, não é preciso possuir uma conta para acessar a reunião. Em sua versão gratuita, o software permite reunir até 100 pessoas, com limite máximo de 40 minutos em cada videoconferência. 

Além disso, tratando-se de pacotes pagos, o aplicativo oferece opções para reuniões com até 500 participantes e sem limitação de tempo. Dentre as suas principais características voltadas à gestão remota, além do chat de conversas também há a possibilidade de transferir arquivos, compartilhar tela e gravar reuniões.

Em se tratando de opções não pagas, o Jitsi Meet é uma alternativa de software totalmente gratuita para reuniões online. Nesse sentido, estamos falando de uma plataforma de código aberto e sem fins lucrativos. Para entrar nas salas de reunião, basta acessar o link enviado pelo organizador através de qualquer dispositivo. 

Em suma, o aplicativo possibilita reuniões online com até 50 participantes. Além disso, possui recursos como bate-papo, compartilhamento de tela e gravação de videoconferência. Ademais, o software permite ao coordenador da reunião alterar a qualidade de imagem para adaptação à capacidade de internet disponível. 

Agora chegamos ao queridinho dos órgãos públicos e das bancas examinadoras. Através do Microsoft Teams é possível reunir até 250 participantes em uma videoconferência. Além disso, o software possui capacidade de armazenamento de 10 Gigabytes de arquivos por equipe e, também, 2 Gigabytes por usuário.

Em síntese, dentre suas funcionalidades, uma das principais vantagens proporcionadas pelo Microsoft Teams reside em sua edição colaborativa. Ou seja, utilizando-se da ferramenta, as equipes de trabalho conseguem editar os documentos do pacote Office como Word, Excel, OneNote e PowerPoint de maneira conjunta e sincronizada. 

Desse modo, incentiva-se o engajamento das equipes em trabalho remoto, facilitando a resolução de problemas e, consequentemente, aumentando a produtividade. Ademais, além da possibilidade de gravação das reuniões, a ferramenta também permite conectar-se com diversos aplicativos externos como, por exemplo, o Trello e o Evernote.

Pessoal, as questões das provas de concurso público costumam abordar este conteúdo programático de maneira bastante batida. Em suma, o Microsoft Teams é o campeão de cobrança e, geralmente, quando do lançamento dos editais, já é especificado que o candidato deverá possuir conhecimentos a respeito do software.

De modo geral, cobra-se bastante a respeito de suas configurações: criação de equipes, ícones, quantidade máxima de participantes, períodos predeterminados para agendamento de reuniões, etc. Portanto, para obter um bom desempenho no assunto é necessário que o candidato esteja por dentro das configurações do Microsoft Teams.

Já nas questões referentes às demais ferramentas para reuniões online, as bancas examinadoras costumam tentar confundir os candidatos no sentido de colocar dentre as alternativas nomes de aplicativos que em nada têm a ver com os softwares para reuniões online ou trocando as configurações de um software pelas configurações do outro.

Então, é isso! Chegamos ao fim do nosso breve resumo sobre os principais softwares para reuniões online e as suas principais características. Esperamos que tenham gostado. 

Confira também:

Se você quer se preparar para chegar competitivo em qualquer prova de concurso público, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única forma de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.