Aprovada em 1º lugar na Prefeitura de Americana - São Paulo para o cargo de Médico Veterinário
Saúde“Tenha um bom material de apoio assim como o do Estratégia, estude sobre métodos de estudo e não queira aprofundar demais no primeiro contato com a disciplina, para que você consiga acelerar os estudos e fazer mais revisões.”
Confira nossa entrevista com Lismara Castro do Nascimento Hama, aprovada em 1º lugar na Prefeitura de Americana – São Paulo para o cargo de Médico Veterinário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Lismara Castro do Nascimento Hama: Olá, meu nome é Lismara Castro do Nascimento Hama, tenho 34 anos, natural de Juiz de Fora, sou casada e tenho uma filha. Graduada em Medicina Veterinária pela Ufla; possuo residência e mestrado em Patologia Veterinária, respectivamente, pela UFRGS e FCAV da UNESP, e pós-graduação lato sensu em Defesa sanitária e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal pela Faculdade Educamais.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Lismara: O que me levou a prestar concursos foi ouvir as dicas da minha mãe sobre as vantagens do trabalho em órgãos públicos associado ao fato de que eu me interessei pela estabilidade que há nessa área.
Sobre a minha trajetória, eu fiz alguns certames, por exemplo, do MAPA, alguns estaduais e em 2018, enquanto terminava o mestrado, um para prefeitura, depois me casei e tive uma menina. Em 2021, voltei a focar na preparação para concurso com o super apoio da minha mãe. Ela vem de outro Estado e nos ajuda tanto na casa, quanto com a minha filha. Entre 2021 e 2024, prestei concursos para prefeituras e para órgãos estaduais e federais. Obtive duas aprovações para o cargo de Médica Veterinária: um processo seletivo com duração de 1 ano e um concurso público na Prefeitura de Americana. Em relação a este, eu passei em primeiro lugar, fui convocada em 2023, não assumi e atualmente, continuo estudando para outros concursos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Lismara: Eu e meu esposo, também concurseiro, conhecemos o Estratégia na internet ao pesquisarmos sobre cursos preparatórios para concursos. Resolvemos nos inscrever, pois no site deles há muitos relatos de aprovados e porque encontramos avaliações positivas no YouTube sobre o Estratégia.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Lismara: Aproximadamente, 4 horas líquidas e 2 disciplinas. Mas o tempo de estudo variava bastante devido à rotina.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lismara: Sim, meu trabalho era e é de 24 horas, sem feriados e finais de semana Kkkkk meu trabalho é como esposa, mãe e gestora da casa kkkkkk eu tirava 1 horinha na semana para fazer atividade física. Eu consegui conciliar com a ajuda da minha mãe, porém, de qualquer forma as noites mal dormidas por ser mãe, atrapalhavam bastante.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Lismara: Eu utilizei, principalmente, os PDFs. No início eu lia muito devagar, aos poucos fui pesquisando sobre leitura dinâmica e melhorei um pouco. Porém o que me atrapalha, é querer entender bastante o assunto, apesar de saber que a primeira leitura deve ser mais rápida e posteriormente devemos fixar o estudo por meio dos exercícios. A Trilha Estratégica é excelente, mas normalmente não tem para os concursos de veterinária. Sobre as videoaulas, aos poucos fui aprendendo a ouvi-las na velocidade 2,5x kkkkk e utilizava esse recurso para as específicas ou quando tinha alguma dúvida.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lismara: Aproximadamente 2 meses. O conteúdo programático da específica para o cargo de veterinária varia muito entre os concursos. Logo, eu adquiri conhecimentos ao longo dos certames, mas cada seleção tem as suas singularidades. A disciplina é uma das minhas lutas diárias, devido à dificuldade em ter foco. Por outro lado, tenho a vantagem de não ser viciada em redes sociais, inclusive tenho persistência, ou seja, se hoje não foi produtivo, amanhã vou estudar com pensamento positivo de que será diferente.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lismara: Principalmente, raciocínio lógico. No início, quando eu lia sobre proposição logicamente equivalente, implicações lógicas, proposições categóricas, kkkk nossa Senhora. Apesar de eu sempre gostar de matemática, quando estudava esses assuntos, parecia que nunca iria aprender. Superei por meio de muita resolução de exercícios, aliado a super ajuda do meu esposo, Ricardo Yukio, quando eu tinha dúvidas, inclusive eu tinha confiança de que aquele momento difícil seria só uma fase.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Lismara: Eu lia as minhas marcações e refazia, principalmente, os exercícios que eu havia errado.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Lismara: Sou casada com o Ricardo Yukio, temos uma menina de 4 anos de idade, a Helena Yukie. Nós tínhamos a rotina de estudar, enquanto minha mãe ficava com a minha filha. Então a ajuda da minha mãe foi essencial, sem ela essa aprovação não teria ocorrido. Nada é fácil né srsr nas semanas que minha mãe está com a gente, ela deixa a casa dela em outro Estado para nos ajudar, além disso, eu falava com minha filha que eu ia estudar na biblioteca, mas ficava trancada no quarto. Logo, eu presenciava os choros e a necessidade dela por mim, mas o que ajudou é o fato dela ter uma conexão muito forte com a minha mãe, então aos poucos ela acalmava-se. Essa situação, com certeza, influenciava nos meus estudos, primeiramente, atrapalhava, segundamente, me servia de estímulo para persistir e sair dessa realidade. Hoje, por já ter 4 anos, nossa filha sabe que eu fico no quarto estudando e compreende melhor a situação.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Lismara: A sensação foi de reviver o momento em que o meu esposo, Ricardo Yukio, me avisou que fiquei em primeiro lugar, ou seja, muita, muita felicidade!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Lismara: Eu assisti a muitas propagandas no YouTube sobre o Baile dos Primeiros e me imaginava lá conhecendo os professores, comemorando o meu dia ????!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lismara: Os principais erros: lidar com a procrastinação e foco, com a disciplina, com o sono, com o querer aprofundar de mais em uma disciplina…
Os acertos foram: a persistência, a manutenção do hábito de sentar na cadeira e estudar, apesar das noites mal dormidas por ser mãe, a renúncia de algumas viagens e passeios, a escolha do Estratégia Concursos para me guiar na preparação, pesquisar sobre métodos de estudo, não ser viciada em redes sociais (tenho apenas Facebook), pesquisar sobre como ter mais foco durante nos estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Lismara: Nunca pensei em desistir, pois a porta que se fecha e os “nãos” que surgem, fazem parte da vida. Eu diria “Procure ajuda para conseguir ter mais foco”.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Lismara: Tenha um bom material de apoio assim como o do Estratégia, estude sobre métodos de estudo e não queira aprofundar demais no primeiro contato com a disciplina, para que você consiga acelerar os estudos e fazer mais revisões.