Aprovada em 1° lugar no concurso CETESB para o cargo de Analista Ambiental - Química (Região de Sorocaba)
Concursos Públicos“O importante é não desistir, não deixar ninguém dizer que você não pode ou não é capaz (principalmente!!). Com disciplina podemos chegar longe!!!”
Confira nossa entrevista com Júlia Mazoni, aprovada em 1° lugar no concurso CETESB para o cargo de Analista Ambiental – Formação: Química – Polo 07: Região de Sorocaba:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Júlia Mazoni: Tenho 42 anos, sou Bacharel em Química pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) e mestrado em Eng. Química (UNICAMP). Nasci no interior do Estado de São Paulo e moro em Sorocaba-SP, atualmente.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Júlia: Após a graduação e mestrado, iniciei a minha vida como professora e almejando uma melhor qualidade de vida comecei a prestar concursos, isso a partir de 2014. Tive algumas aprovações, como por exemplo: Técnico da Petrobrás-2014 (3° Lugar); Química na SANASA – 2017 (2° Lugar- Nomeada em 2019); Fiscal Químico CRQ-SP 2019 (1° Lugar); Química na Copasa MG- 2018 (2° Lugar- Nomeada em 2021); Química Sanebavi- Vinhedo-SP – 2018 (2° Lugar); Química Cetesb-2024 (1° Lugar- Nomeada em 2024).
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Júlia: Conheci o Estratégia Concursos em 2018. Tomei a decisão de ser aluna devido a qualidade do material e comprometimento dos professores.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Júlia: Minha rotina tinha um planejamento das matérias a serem estudadas no dia, geralmente estudava de 2 a 3 disciplinas, dependendo das horas estabelecidas. A média de horas líquidas, com edital aberto era de 4 horas e sem edital aberto mantinha uma constância de, no mínimo, 2 horas diárias. Nos finais de semana sempre planejava a minha semana toda.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Júlia: Sim, trabalhava e estudava. Para conciliar, muitos dias era bem difíceis e cansativos, mas tinha em mente meu maior objetivo, que era mudar de órgão e melhorar minha qualidade de vida. Eu estudava em todos os momentos disponíveis, chegava mais cedo, estudava durante o almoço… pois sabia que quanto mais eu estudasse, caminhasse no meu planejamento, sobrava menos conteúdo para a parte noturna. Claro que nem sempre sai tudo conforme o planejado, mas com a disciplina, no outro dia conseguia vencer. Muitas vezes, ao invés de estudar o importante é descansar para seguir em frente.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Júlia: Dentre as ferramentas do Estratégia, o que mais utilizei foram os PDFs, e quando mesmo assim ficava com dúvidas eu assistia as videoaulas. Sempre dei prioridade para o PDF por ser mais rápido na evolução do estudo e conter mais informações. Sempre fazia as questões definidas pelos professores e muitas outras questões na etapa de revisão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Júlia: De modo geral vinha estudando há 3 anos as matérias comuns dos concursos da minha área (Química) e quando saiu o edital concurso da CETESB foquei nos conteúdos pedidos. A minha disciplina foi construída baseada em muitos erros e acertos, hoje em dia estou mais focada e entendo que a disciplina é mais importante que a motivação. Mantenho a minha disciplina avaliando e tendo sempre visão dos meus objetivos, os deixando claros para mim.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Júlia: Sempre tive mais dificuldade com as disciplinas de Direito, por ser muito diferente da minha área de formação. Uma das estratégias que utilizei para superar, foi o estudo constante dos PDFs, com revisões pré-estabelecidas e muitas, muitas questões. E as questões que eu errava, eu as estudava mais profundamente e lia os comentários dos professores.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Júlia: Não era acostumada a fazer simulado, pois a questão de tempo eu já trabalhava na resolução das questões diariamente. Um ponto importante que sempre levei em consideração, era nunca negligenciar nenhuma matéria ou conteúdo, e mesmo tendo dificuldades eu traçava estratégias para um aprendizado mais conciso e efetivo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Júlia: Em relação a prova discursiva, procurei ficar atenta às atualidades ligadas ao meu cargo e a minha área, lendo diversas fontes de informação. Estudei o formato da discursiva exigida no concurso e simulei algumas redações.
De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Júlia: Sou divorciada, sem filhos, porém com lindas sobrinhas. Minha família sempre me apoiou nos estudos, claro que nem sempre entendiam os sacrifícios que fazemos na trajetória de estudos. A maior parte do caminho é solitário.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Júlia: A sensação foi indescritível! É a concretização do meu sonho que se tornou realidade.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Júlia: Já tinha ouvido falar sobre o baile, mas nunca imaginei ser chamada. Estou adorando a experiência.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Júlia: Meu principal erro ao longo da minha preparação foi não dar muito valor ao planejamento de estudos, ou simplesmente fazer um planejamento inadequado ou irreal. No começo dos meus estudos como concurseira, eu estudava o que tinha vontade e hoje sei mais do que nunca que um planejamento é muito necessário, é essencial! Dentro deste tópico, meu acerto foi estabelecer um planejamento real de acordo com a minha realidade e inserir revisões frequentes dos conteúdos e a resolução de muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Júlia: Sempre parafraseio uma música “todos os dias quando acordo”, e isso é a pura verdade. Nós, como seres humanos, buscamos sempre ficar na nossa zona de conforto.
Minha versão de 10 anos atrás, agradecer-me-ia pelo que tenho hoje e pelo que eu sou hoje e por onde estou hoje…. se eu não tivesse tomado a decisão de estudar para concursos e seguir isso, não sei onde eu estaria.
(a minha versão de 10 anos que começou a estudar e a mudar de vida).
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Júlia: O importante é não desistir, não deixar ninguém dizer que você não pode ou não é capaz (principalmente!!). Com disciplina podemos chegar longe!!!