Aprovado em 2° lugar para Contabilidade no concurso ISS-Mossoró
Concursos Públicos“Priorizar a escolha de um bom material, fazer muitas questões, testar diferentes técnicas de estudo, inserir o Anki na rotina, aprender com os depoimentos de quem já passou, descansar bem, testar a adaptação ao método Pomodoro, cuidar da saúde mental […]”
Confira nossa entrevista com Rudson da Costa Silva, aprovado em 2° lugar para o cargo de Analista de Procuradoria – Contabilidade no concurso ISS-Mossoró – RN
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rudson da Costa Silva: Sou formado em Ciências Contábeis, tenho 30 anos e nasci em Natal – RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rudson: As opções mais precárias do setor privado. Foi a partir disso que decidi estudar permanentemente para conseguir melhores oportunidades.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Rudson: A maior parte desse período de estudo foi conciliando estudos e trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação?
Rudson: Tenho aprovações apenas na área de contabilidade. Fiquei em 1º na Prefeitura de Parnamirim (Prova Objetiva), 1º na Câmara de São José de Mipibu (Prova Objetiva), 3º na Câmara de Guamaré (assinei nesse a desistência para o 4º colocado assumir), 59º na SESAP/RN (Fui nomeado e trabalhei lá por mais de 2 anos), 3º Lugar na PGM/SGA (é o meu cargo atual), 2º no processo seletivo do IBGE com Analista Contábil (trabalhei lá por pouco tempo devido a nomeação da Sesap), 3º Lugar na Prefeitura de Santana do Mato (Mantive contato com o 1º e 2º que desistiram de ocupar a vaga) e 6º Lugar para analista de planejamento da Prefeitura de Campina Grande (considero uma aprovação por ser o próximo com possibilidade de assumir a vacância deixada nesse cargo).
Continuo estudando por me sentir capaz de continuar passando em concursos melhores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Rudson: Pouco movimentada. Precisei mudar muitos hábitos. Tentei usar o maior tempo livre possível nesse objetivo. Saí pouco com amigos e Família na maior parte desse período.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Rudson: Inicialmente, minha família e amigos demonstraram grande apoio. No entanto, com o passar do tempo e a demora nas nomeações, já que a primeira nomeação demorou quase 4 anos, algumas dúvidas surgiram sobre a viabilidade da minha escolha.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Rudson: Menos de 2 meses. Aproveitei mais o conhecimento acumulado. Planejar e me comprometer a aprender um pouco mais a cada dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rudson: Usei os cursos em PDF. O nível de aprofundamento, as questões do PDF e os resumos são ótimas vantagens. Não vi desvantagens.
Estratégia: Como conheceu a Estratégia Concursos?
Rudson: Pesquisando na internet e recebendo indicações de amigos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Rudson: Sim. Faltava um aprofundamento maior na minha preparação. O Estratégia vem suprindo essa lacuna na minha preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rudson: Atualmente, organizo meus estudos priorizando as matérias com maior peso no edital. Incluir até seis disciplinas por semana, dedicando em média três horas diárias aos estudos, com picos de cinco horas em alguns dias. Ao finalizar uma matéria, inicio outra. Utilizo o Anki para criar flashcards com os principais conceitos, questões e teorias, revisando-os diariamente através do sistema de repetição espaçada.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rudson: Uso o ANKI que tem o sistema de repetição espaçada para fixar o conteúdo de forma mais eficiente. Transformo, assim, tudo em Flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Rudson: É indispensável. São as questões que ajudarão a entender como são cobradas as disciplinas. Acho que mais de 5.000.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Rudson: Tive mais dificuldade em Português e Legislações específicas. Supero melhor quando faço várias questões e tenho paciência para aprender os detalhes.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rudson: Foi resolvendo o máximo de Flashcards.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rudson: O principal erro foi não buscar no início um material completo, como o fornecido pelo Estratégia. Percebi que estudar a partir de questões apenas pode não ser o suficiente.
Um dos principais acertos foi a inserção do Anki na minha rotina de estudos, que me auxiliou na memorização do conteúdo. Além disso, a resolução de um grande número de questões foi fundamental para consolidar o aprendizado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rudson: Não.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rudson: Priorizar a escolha de um bom material, fazer muitas questões, testar diferentes técnicas de estudo, inserir o Anki na rotina, aprender com os depoimentos de quem já passou, descansar bem, testar a adaptação ao método Pomodoro, cuidar da saúde mental e manter hábitos de leitura e prática de exercícios físicos.
Eu iniciei meus estudos com mais de 120 quilos e hoje estou com 91 quilos. A corrida, musculação e boa alimentação ajudaram muito a melhorar o meu foco e concentração.