Aprovado em 1° lugar no concurso Regional de Goianésia para o cargo de Policial Penal de Goiás
Concursos Públicos“Os melhores conselhos que posso dar a todos que estão lendo essa mensagem: não existe objetivo difícil demais que não possa ser alcançado – precisamos ir à luta e buscar os nossos sonhos […]”
Confira a nossa entrevista com Lucas Pereira Alves, aprovado em 1° lugar no concurso Regional de Goianésia para o cargo de Policial Penal de Goiás:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Pereira Alves: Meu nome é Lucas Pereira Alves, sou bacharel em Direito, tenho 25 anos e nasci em Gurupi – Tocantins, cidade onde moro até hoje.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Eu nunca me enxerguei empreendendo ou em um emprego que não me fornecesse a tão sonhada estabilidade. Por isso, decidi trilhar o caminho dos concursos públicos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Tive o privilégio de me dedicar inteiramente aos estudos durante a maior parte da minha preparação. Por essa razão, sempre busquei dar o meu melhor.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lucas: Já tive algumas aprovações fora das vagas (o que eu nunca considerei, de fato, uma aprovação). O concurso da Polícia Penal de Goiás para o cargo de policial penal foi a minha primeira aprovação dentro das vagas, com a felicidade de ser o 1º colocado. Pretendo continuar os estudos, analisando as melhores oportunidades, especialmente na área de segurança pública.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Lucas: Sempre fui uma pessoa tranquila em relação às atividades sociais. Então, não mudei muito o meu jeito de ser: mantive-me perto da minha família (meu porto-seguro) e dos poucos amigos com os quais sempre pude contar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Eles foram (e são) fundamentais na minha trajetória! Recebi todo o apoio necessário. Financeiro, moral, etc.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lucas: Tive uma atenção especial às carreiras policiais no fim do ano de 2023. Portanto, tive quase 1 ano de preparo direcionado ao concurso da Polícia Penal. Perto da publicação do edital, disciplinei-me a cumprir mais horas de estudos, sempre com o pensamento de que esse seria o concurso que mudaria o meu futuro.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Usei, basicamente, todos os materiais disponíveis na plataforma do Estratégia (livros digitais, videoaulas, Mapas Mentais, Sistema de Questões, muita coisa, rs), especialmente os PDFs. A principal vantagem de ter muito material é aprender o mesmo conteúdo de maneiras diferentes e a desvantagem, é correr o risco de dar atenção para um conteúdo não tão relevante para o concurso almejado. Por isso, sempre busquei me orientar a partir das dicas dos professores.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Conheci o Estratégia em 2021, por recomendações nas redes sociais e por pesquisas na internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lucas: Desde que me tornei aluno do Estratégia, sinto a confiança de que tenho uma plataforma certa para buscar conhecimento. Isso, sem dúvidas, tranquiliza o concurseiro num oceano de possibilidades (cursinhos, materiais avulsos, etc.) Os maiores diferenciais que vejo nos materiais do Estratégia, são o rico conteúdo teórico e as questões comentadas pelos professores, que me ajudaram demais!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Sempre rendi mais, seguindo um cronograma de estudos, geralmente de segunda à sábado, com os domingos livres para possíveis simulados de provas. Estudava no máximo 3 matérias por dia, totalizando em torno de 7 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: As minhas principais formas de revisão, foram pela leitura de breves resumos e realização de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lucas: Acredito que seja impossível ter bons resultados sem a realização de questões. Por isso, resolvi muitas questões, cerca de 3 mil questões apenas da banca IBFC (responsável pelo concurso da PPGO).
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Direito Penal e algumas legislações penais especiais foram um desafio para mim. Através de videoaulas e bastante leitura da Lei Seca, pude melhorar o meu aproveitamento.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Adotei a estratégia de me tranquilizar na véspera da prova, estudando menos horas e focando no essencial. O que tinha de ser feito, foi feito. Acredito que, ir com a cabeça mais tranquila para a prova, me ajudou a ter sucesso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Lucas: A prova discursiva para a PPGO abordou temas relacionados à Lei de Execução Penal. Portanto, li várias vezes a lei e treinei a elaboração de respostas aos temas mais prováveis. A minha dica aos concurseiros que se preparam para uma discursiva é que, durante os estudos, sempre tentem imaginar os temas mais importantes daquela matéria que se relacionam com o cargo almejado, pois há uma grande chance de ser objeto de cobrança.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: O meu principal erro foi ser pessimista em muitos momentos. Graças à Deus, pude reverter isso com muita fé. O meu principal acerto, foi justamente ter fé em Deus para superar as minhas inseguranças. Ganhei autoconfiança e força para dar o melhor de mim.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Já pensei em desistir por me sentir incapaz, mas Deus quer nos provar o contrário. Entreguei-me de corpo e alma para que pudesse dar certo e percebi que essa força veio dos sonhos que compartilho com Deus, família e amigos. A minha maior motivação foi e continua sendo cumprir os propósitos de Deus. Senti que esse concurso era o meu caminho. Fui lá e venci.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Os melhores conselhos que posso dar a todos que estão lendo essa mensagem: não existe objetivo difícil demais que não possa ser alcançado – precisamos ir à luta e buscar os nossos sonhos. Controle as suas redes sociais (virtuais ou não) e dedique-se ao auto aprimoramento – é necessário ter organização para alcançar os nossos objetivos. Por fim, apegue-se àquilo que traz esperança – a fé é o fundamento da esperança e das coisas que se espera.