Aprovado em 1° lugar no concurso PM-ES para o cargo de Oficial Combatente
Concursos Públicos“Tire um tempo do seu dia para algo que pode mudar completamente a sua vida e a de sua família. Dedique-se a isso, coloque como prioridade, abra mão de coisas superficiais e caprichos pessoais […]”
Confira nossa entrevista com Daniel Bertoli Rovetta, aprovado em 1° lugar no concurso PM-ES para o cargo de Oficial Combatente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Daniel Bertoli Rovetta: Sou natural de Iconha, interior do Espírito Santo, sou formado em Engenharia Civil. Fui aprovado no concurso de Soldado da PMES no ano de 2018, profissão que exerço desde o ano de 2020.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Daniel: Após experiências frustrantes na iniciativa privada: saí de uma empresa que atrasa salários no ano de 2016 e entrei em outra que encerrou suas operações no ano de 2018. Essas experiências, somada a busca por novos ares após perder minha mãe no ano de 2016, resultaram no início de minha jornada de estudos para concursos públicos.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Daniel: Conheci o Estratégia por meio da minha prima, Ana Paula Bertoli Rovetta, que hoje é Auditora Fiscal da Sefaz-ES.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Daniel: Estudava, em média, 8h líquidas por dia. Mantinha um ciclo de estudos com revisões de 24 horas, 7 e 30 dias, estudando duas matérias por dia (fora revisões).
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Daniel: Trabalhava já na corporação que almejava ingressar como oficial. Nos dias de serviço acordava 2h mais cedo e aproveitava todo tempo livre (horário de almoço e pausas). Trabalhava na escala 24/72.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Daniel: Me preparei para esse certame estudando por PDFs, nas revisões fazia uso do PDF com marcação dos aprovados como principal material de revisão. Os Mapas Mentais me ajudaram muito nas matérias de informática
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Daniel: Estudei por 10 meses. A busca por uma melhor qualidade de vida, além do fato da carreira de oficial ser um “sonho da vida adulta” me mantinha constante. Conheci a profissão já na fase adulta da minha vida e me apaixonei.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Daniel: Sem sombra de dúvidas foram as disciplinas de TI. Nunca tinha tido contado com Python e Linguagem R. Tive que sair da minha zona de conforto, que era estudar por PDF, e encarar as videoaulas da Emannuelle Gouveia e Renato da Costa.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Daniel: Na reta final, realizei simulados e mapeei meu desempenho nas matérias, para dar foco no conteúdo que tive rendimento mais baixo. Evitava realizar resumos. Priorizei revisões e cadernos de erro.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Daniel: Moro junto com minha namorada, que me apoiou bastante na caminhada
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Daniel: Sensação única, por vezes imagino que estou vivendo um sonho que não quero acordar.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Daniel: Já tinha ouvido falar sim. Para falar a verdade, quando estudava, me imaginava tomando posse e exercendo a profissão. Entretanto, ser o primeiro colocado era algo que não passava pela minha cabeça, é o imponderável, imaginava ser praticamente inalcançável.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Daniel: Difícil falar em erro, hoje talvez faria alguns ajustes na confecção do material de revisão. Um acerto foi ter feito mais de 20 mil questões na preparação, o que foi um diferencial para alcançar minha colocação
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Daniel: Em momento algum passou pela minha cabeça desistir, era minha última oportunidade de passar no CFO do meu estado, nada me tiraria a chance de chegar competitivo neste certame. Diria para minha versão de 5 anos atrás para tomar cuidado com a zona de conforto e que lugares que comportam seus sonhos de hoje, não comportam os sonhos do seu “eu” daqui a 5 anos.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Daniel: Tire um tempo do seu dia para algo que pode mudar completamente a sua vida e a de sua família. Dedique-se a isso, coloque como prioridade, abra mão de coisas superficiais e caprichos pessoais. Sacrifique-se pelo tempo que for necessário, valerá a pena. A plantação é árdua, mas a colheita é linda. É tempo de plantar!