Aprovado em 3° lugar (CR) no concurso ITAIPU-Binacional para o cargo de Advogado
Concursos Públicos“Invista em um bom material e faça um planejamento, com cronograma de estudos das matérias principais para a carreira que você deseja. Não desista quando os resultados não saírem como esperado, continue estudando que os resultados começarão a acontecer.”
Confira nossa entrevista com Luckas Norberto Obermann, aprovado em 3° lugar (CR) no concurso ITAIPU-Binacional para o cargo de Advogado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Luckas Norberto Obermann: Me formei em direito em agosto de 2017. Sou de Marechal Cândido Rondon/PR e atualmente tenho 30 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Luckas: Desde a faculdade tive contato com a área pública e, diante do meu contexto, percebi que era a melhor forma de conseguir estabilidade financeira.
Escolhi o curso de Direito por eliminação. Fui conhecendo mais sobre as diferentes áreas apenas na faculdade.
Atuei em alguns processos como advogado, mas não era minha atividade profissional principal.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Luckas: Fiz alguns de técnico-judiciário e depois da faculdade apenas para a advocacia pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luckas: Sim, trabalhava 8h diárias na prefeitura municipal. Estudava após o período laboral, durante a noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luckas: Fiquei em 3º lugar em um concurso que fiz para a prefeitura da minha cidade natal, enquanto estava no 4º ano da faculdade. Era para um cargo de nível superior em direito (analista). Assim que me formei, assumi este concurso.
Depois passei para procurador municipal em uma prefeitura próxima da minha cidade, onde atuei por dois meses, até me convocarem para o cargo onde atualmente estou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Luckas: Aproximadamente 2 anos. Algumas vezes era difícil, desanimava e falhava um pouco nos estudos. Mas o que me manteve foi a percepção de que se eu não continuasse, continuaria na mesma situação em que estava. O apoio da minha família foi muito importante neste aspecto.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luckas: Principalmente cursos em PDF. Algumas videoaulas de assuntos que tinha mais dificuldade em assimilar.
As videoaulas têm a desvantagem de que você acaba perdendo tempo. Nos PDFs percebi que conseguia render melhor.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luckas: Desde a faculdade tive algum contato por meio de outros colegas que usavam, e por saber que tinham materiais bons em PDF.
Foi um colega da faculdade que era assinante que me recomendou a fazer a assinatura também.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Luckas: Sim. O material normalmente não era tão completo e focava muito em videoaulas, o que dificultava em relação ao tempo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Luckas: Fiz, mas não fiquei bem colocado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Luckas: Percebi bastante melhora, especialmente por ter tudo o que é necessário para estudar no próprio PDF, com doutrina, jurisprudência relevante, legislação e questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luckas: Depois de um tempo estudando sem muita organização, comecei a seguir as trilhas estratégicas para procuradorias, preparadas pela equipe do estratégia, ali estavam as orientações de quais matérias estudar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luckas: Eu lia o meu próprio material que eu grifava, além de fazer questões e leitura de lei seca.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luckas: Muito importante para a fixação de conteúdo. Eu tentava fazer todas as questões que estavam no próprio PDF. Ali também já vinha com comentários e explicações sobre as questões, o que facilitava a absorção do conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luckas: Muita revisão do próprio material e estudo direcionado para as matérias que eram específicas para o concurso em questão. No dia pré-prova novamente muita revisão de conteúdos.
Estratégia: Concursos para carreira jurídica são compostos por várias fases. Como foi sua preparação para a prova discursiva? E para a prova oral?
Luckas: Fiz as matérias discursivas para procuradorias do próprio estratégia, enviando os simulados para correção do professor, o que me auxiliou muito.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luckas: O principal erro creio que foi não ter investido em um bom material logo de início, nem ter seguido um cronograma de estudos a médio/longo prazo, para ter um conhecimento mais sólido.
Depois que segui as orientações de professores do estratégia, vi que obtive evolução.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luckas: Invista em um bom material e faça um planejamento, com cronograma de estudos das matérias principais para a carreira que você deseja. Não desista quando os resultados não saírem como esperado, continue estudando que os resultados começarão a acontecer.