Aprovado em 1° lugar para Técnico Bancário Novo no concurso CAIXA
Concursos Públicos“Aconselharia escolher a área que quer e, após a escolha, focar naquela determinada área, estudando com antecedência principalmente nas matérias que tiver mais dificuldade e determinação para alcançar seu objetivo […]”
Confira nossa entrevista com Marcos Vinicius da Cruz Rodrigues, aprovado em 1° lugar no concurso CAIXA para o cargo de Técnico Bancário Novo – Marcopolo: Amazonas – Polo: Itacoatiara:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcos Vinicius da Cruz Rodrigues: Olá, tenho 24 anos, atualmente estou no 10º período do curso de Direito, sou de Manaus-AM.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcos: O alto índice de aprovações que o Estratégia Concursos tem, principalmente em 1º lugar (nunca pensei que seria um desses).
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Marcos: Eu trabalhava (segunda a sábado das 7h às 15h), cursava faculdade (segunda a sexta das 18h às 20:30) e estudava para o concurso (das 21h às 00h/01h da manhã). Meu dia começava as 5h da manhã quando acordava para me arrumar para ir ao trabalho, chegava às 16:30, me arrumava e saia 17:20 para a faculdade, chegava às 21h e já ia estudar até quando eu aguentasse.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Marcos: Foi meu primeiro concurso, ainda é cedo para eu responder se pretendo prestar outro concurso, pois a Caixa Econômica é GIGANTE com várias oportunidades para diferentes áreas, além dos salário MUITO acima da média, então por hora vou desfrutar um pouco da minha conquista para ver se vou me adaptar aqui e assim decidir se irei continuar a prestar concurso público ou não.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Marcos: Eu não tinha, era só estudos e estudos de domingo a domingo, a única folga que tinha era na tarde de domingo, usava esse tempo para ficar com minha família e minha namorada.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Marcos: Minha família me apoia em tudo que envolve estudos e meus amigos me apoiaram sim, com incentivos, falando que ia dar certo e felizmente deu certo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Marcos: Estudei por 6 meses e 13 dias. O que fazia eu ter disciplina era a vontade de vencer na vida e conquistar minha estabilidade.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcos: Usei todos os materiais, mas o principal foi os simulados pois achei bem difícil achar simulados com a mesma qualidade do Estratégia, foi, sem dúvida o principal material para a minha aprovação. Não vi nenhuma desvantagem nos materiais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcos: Estava pesquisando sobre os melhores cursos preparatórios e abri 2 sites, e ambos colocavam o Estratégia como melhor preparatório, não pensei duas vezes e adquiri logo o curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Marcos: Eu usei o Estratégia desde o primeiro dia de estudo, então sempre foi bem completo e de qualidade a minha preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcos: Estudava na maioria das vezes 2 matérias por dia, a exceção eram as matérias que tinham maior número de questões, essas eu estudava apenas 1 no dia. Estudava 01:30 líquida para cada matéria e 3 horas para as que tinham maior número de questões (Conhecimentos Bancários e Atendimento Bancário).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcos: Anotava de forma resumida nos cadernos e revisava o conteúdo do dia anterior sempre na hora do almoço e no ônibus quando estava me deslocando para a faculdade.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Marcos: O principal objetivo da resolução de exercícios é saber qual assunto estamos bem e qual assunto estamos mal e assim saber onde focar na próxima revisão daquela matéria. Resolvi por volta de 500 – 600 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Marcos: A maior parte do edital era exata então eu sofri MUITO nos 3 primeiros meses (sempre fui ruim em exatas), mas com foco, determinação, disciplina e a excelente didática dos professores do estratégia eu consegui aprender e me sair bem nas matérias.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcos: A prova era no domingo, então passei segunda, terça, quarta e quinta o dia TODO fazendo os simulados do Estratégia e nos 2 dias anteriores a prova, sexta e sábado, eu fui trabalhar normal e sem abrir um caderno, pois sempre acreditei que estudar dias antes da prova dava “branco” na hora do concurso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Marcos: Bom, na preparação da redação eu apenas vi uma live do Estratégia da professora Janaina Arruda que se chamava “Como fazer uma redação dissertativa e argumentativa do ZERO”, só precisei dessa aula para me sair bem nessa fase. Aconselharia todos a não deixar de lado a redação, pois é sem dúvida a matéria mais importante da prova e dependendo de sua nota nela, pode fazer você subir muito ou descer muito.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcos: Meu principal acerto foi não desistir, pois no final o resultado veio, e o erro foi não ter começado antes, porque foi MUITO puxado e difícil de conciliar trabalho, faculdade e concurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Marcos: Com certeza, várias vezes devido a dificuldade da conciliação, porém, embora as dificuldades, sempre fui focado no que quero, e nos estudos não foi diferente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcos: Aconselharia escolher a área que quer e, após a escolha, focar naquela determinada área, estudando com antecedência principalmente nas matérias que tiver mais dificuldade e determinação para alcançar seu objetivo.
Disciplina, foco e resiliência. (São as 3 palavras que, juntas, constroem o aprovado).