Aprovada em 1° lugar para Analista de Gestão Pleno no concurso SP Trans
Concursos Públicos“Não desistam, sejam positivos e, acima de tudo, tenham consistência na jornada. Haverá dias de cansaço, então descansem! Haverá dias de muita motivação, então estudem com garra! […]”
Confira nossa entrevista com Lays Yamamoto, aprovada em 1° lugar no concurso SP Trans para o cargo de Analista de Gestão Pleno:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Lays Yamamoto: Tenho 37 anos, sou formada em Relações Internacionais e Direito e tenho pós-graduação em Marketing. Sou natural de São Paulo/SP.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Lays: Eu sempre gostei muito de estudar e, após alguns anos na iniciativa privada, comecei a me questionar se não poderia usar meu potencial nos estudos para obter um trabalho mais estável, pensando no longo prazo. Após me formar em Direito, em 2016, decidi que começaria a estudar para concursos, o que concretizei, em 2018, sem muito foco e consistência, os quais retomei em 2023.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Lays: Eu conheci o Estratégia por meio de redes sociais e indicação de colegas que também estudam para concursos públicos. Eu não cheguei a comprar curso direcionado ao concurso no qual fui aprovada, no entanto, aproveitei a gama de materiais gratuitos online, disponíveis em redes sociais do Estratégia, especialmente, as revisões de véspera, as quais considero um grande diferencial.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Lays: Eu encarei a rotina de estudos como uma rotina de trabalho: com horários fixos para início e pausas para refeição e descanso. Eu cheguei a estudar cerca de 8 a 10 horas líquidas, por dia. Eu intercalava matérias, durante a semana, de maneira que estudava, pelo menos, duas matérias, por dia, para não focar em uma matéria só e ter o risco de ir esquecendo os conteúdos, com o passar do tempo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Lays: Não, eu parei de trabalhar para me dedicar aos estudos. Iniciei em novembro de 2023 e fiquei por cerca de quatro meses focada apenas em estudar.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Lays: Eu utilizei as aulas virtuais gratuitas e os vídeos de revisão de véspera, bem como conteúdos teóricos disponíveis no site do Estratégia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lays: Eu estudei cerca de dois meses para o concurso. Para manter a disciplina, possuía uma rotina de estudos com cronograma de disciplinas distribuídos, por dia, para que não houvesse desequilíbrio na ênfase nos conteúdos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Lays: Eu tive mais dificuldade em disciplinas de Exatas (Matemática e Raciocínio Lógico) e, para superar esta barreira, treinei muitos exercícios e regras, para evitar erros, no dia da prova.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Lays: Eu revisava, de véspera, os conteúdos mais específicos expressos em Edital, especialmente, artigos pontuais de leis e a própria legislação seca.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Lays: Para a prova discursiva, o importante é estar sempre informado e ter um domínio bom da língua portuguesa culta. No meu caso, tive o fator sorte, pois possuía um conhecimento considerável do tema cobrado, o que me ajudou no desenvolvimento da dissertação.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Lays: Sou solteira e tive muito apoio da minha família e dos meus amigos, que não somente me incentivaram nessa iniciativa de dedicação total aos estudos, como também eram muito positivos e confiantes no meu potencial de êxito. Sem dúvidas, o apoio da minha família e dos meus melhores amigos foi um combustível essencial para eu conseguir levar a rotina de estudos adiante.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Lays: Fiquei muito animada e satisfeita, é um reconhecimento por uma conquista muito importante para mim e para a minha família, uma forma muito celebrativa e especial de presentear os convidados, após tanto esforço e dedicação.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Lays: Nunca havia ouvido falar sobre o evento e não imaginei estar presente em tal celebração, fico muito honrada e grata pelo convite.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lays: Meus maiores erros foram relacionados a ter muitas expectativas – que geraram ansiedade – e também ter tido dias de estudo muito cansativos, não deixando meu corpo descansar. Meus acertos foram não parar de realizar atividades físicas regularmente, ir baixando a expectativa nos dias que antecederam a prova e, principalmente, ter equilibrado, o máximo que pude, o estudo de todos os conteúdos do edital, chegando, no dia da prova, muito relaxada e focada. É essencial estar bem, no dia da prova, e isto é um diferencial para quem já está preparado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Lays: Por vezes, pensava se todo o esforço e abdicação seriam em vão, mas nunca considerei desistir, porque tinha um objetivo claro e metas traçadas para alcançá-lo. Eu diria à minha versão de 5 anos atrás para não perder o foco, não se acomodar e, principalmente, não se conformar com o que se tem, quando se sabe que se pode chegar além.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Lays: Não desistam, sejam positivos e, acima de tudo, tenham consistência na jornada. Haverá dias de cansaço, então descansem! Haverá dias de muita motivação, então estudem com garra! Só não desistam até conseguirem seu objetivo. Pode ser que ele demore, mas enxerguem tudo como uma oportunidade de evolução constante, para se chegar a algo maior. Enxerguem oportunidade nas pequenas coisas da vida, tenham muita persistência e fé, pois o dia da aprovação chegará.