Correios Eletrônicos para Concurso Correios: Informática
Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre Correios Eletrônicos para o Concurso Correios, tema da matéria noções de informática.
O artigo será dividido da seguinte forma:
Vamos lá?
Conceitos Gerais
Iniciemos o resumo sobre Correios Eletrônicos para Concurso Correios.
O Correio Eletrônico, ou e-mail, é um método que permite compor, enviar e receber mensagens assíncronas através de sistemas eletrônicos de comunicação.
E o que seriam mensagens assíncronas? São aquelas que a comunicação não ocorre em tempo real. Diferente da comunicação síncrona, em que a interação ocorre em tempo real (ex. telefone)
Perfeito, e quais os requisitos para uma comunicação via e-mail?
- Cadastro em um Provedor de E-Mail (ex. Gmail)
- Utilizar uma ferramenta de correio eletrônico como um Cliente de E-Mail ou um Webmail.
Saiba que,
– Provedor de E-Mail: serviço que oferece contas de e-mail (ex. Gmail)
– Cliente de E-Mail: aplicativo, em instalado em máquina local, usado para gerenciar e-mails (ex.: Mozilla Thunderbird ou Outlook)
– Webmail: acesso ao e-mail via navegador (servidor web remoto), sem necessidade de software instalado (ex.: Gmail.com).
Outro ponto que pode ser cobrado é a Sintaxe de Endereços, assim vejamos
NOMEDORECIPIENTE@NOMEDODOMINIO
– Nome do Recipiente (Nome da Conta de Usuário): representa a conta de e-mail de um receptor qualquer (pessoa física, lista de e-mail, entre outras). Em regra, segue regras do provedor de e-mail.
– Símbolo de Arroba (@): simplesmente usado para separar o nome do recipiente do domínio, é obrigatório e deve ser utilizado apenas um.
– Nome do Domínio (Nome de Host/Provedor): identificação de um dispositivo que disponibiliza ou hospeda (host) algum serviço. Lembrando que o domínio geralmente tem subdomínios, exemplo, “estrategiaconcursos” (domínio de nível mais baixo), “com” (instituições comerciais), “br” (país).
Protocolos de E-Mail
Prosseguindo no resumo sobre Correios Eletrônicos para os Correios, vejamos os Protocolos de E-Mail.
Vimos que os requisitos para uma comunicação por e-mail é o cadastro em um provedor de e-mail e a utilização de uma ferramenta de correio eletrônico como um cliente de e-mail ou um webmail, mas saiba que quando um cliente conecta em um servidor, os computadores devem falar o mesmo idioma (protocolo).
Para servidores de e-mail, temos os seguintes protocolos: POP3, SMTP e IMAP.
- SMTP (Simple Mail Transfer Protocol): responsável pela transmissão de correio eletrônico pela rede, ou seja, o envio de e-mail.
A título de curiosidade, o protocolo MIME completa o SMTP para possibilitar envio de diferentes formados (ex. vídeo)
- POP3 (Post Office Protocol, versão 3): forma simplificada de receber, baixar (copiar) e deletar mensagens de um servidor de e-mail
- IMAP (Internet Message Access Protocol): permite acessar e gerenciar mensagens diretamente no servidor, mantendo-as sincronizadas em vários dispositivos. Não havendo a necessidade de baixá-las.
Assim, memorize o seguinte:
SMTP: enviar (saída)
POP3: copiar
IMAP: acessar
Pastas de E-Mail, Envio e Resposta
Vejamos as Pastas de E-Mail.
- Caixa de Entrada: pasta onde as mensagens recebidas são armazenadas, geralmente são organizadas, em geral, por remetente, assunto e data de recebimento.
- Caixa de Saída: pasta que armazena temporariamente as mensagens pendentes de envio.
- Itens Enviados: pasta que armazena cópias das mensagens já enviadas, organizadas, em geral, por destinatário, assunto e data de envio.
- Lixo Eletrônico (caixa de spam): pasta que armazena mensagens identificadas como spam (mensagens indesejadas ou suspeitas)
- Itens Excluídos (lixeira): pasta que contém mensagens que foram excluídas, mas que ainda não foram apagadas em definitivo.
- Rascunho: pasta onde mensagens não finalizadas são armazenadas para edição e envio posterior.
Ainda, para enviar um e-mail, basicamente devemos “preencher” os seguintes elementos (De:, Para:, Assunto:, Cc:, Cco:) e Corpo, além disso, é possível anexar arquivos.
- De (From): remetente da mensagem. Atente-se que é possível enviar e-mail de forma anônima por meio de sites específicos.
- Para (To): destinatário da mensagem, podendo ser uma pessoa ou várias.
- Assunto (Subject): assunto da mensagem que será enviada. Salienta-se que o campo não é obrigatório.
- Com Cópia (Cc): cópia da mensagem é enviada para um ou mais destinatários
- Com Cópia Oculta (Cco): cópia de mensagem para destinatários, porém eles ficaram ocultos
- Conteúdo (Body): o corpo do e-mail é onde está armazenada a mensagem
- Anexo (Attachment): recurso que permite que um arquivo (ex. foto ou PDF) seja enviado junto com a mensagem.
E ao receber um e-mail, podemos realizar as seguintes ações para responder.
- Responder: enviar a resposta apenas ao remetente da mensagem.
- Responder a todos: envia a resposta para o remetente (“Para”) e todos os outros destinatários “visíveis” (“Cc”). Não será enviado para o “Cco”, afinal ele não está visível.
- Encaminhar: utilizado para enviar a mensagem para um novo destinatário (que não seja o “Para” ou “Cc”.
Considerações Finais
Pessoal, chegamos ao final do resumo sobre os Correios Eletrônicos para os Correios. Espero que o resumo tenha sido útil para seus estudos.
Obviamente o artigo traz apenas uma ideia geral do tema, assim não deixe de estudar o assunto na íntegra por nossas aulas, além de treinar por meio de questões de concurso em nosso sistema de questões.
Gostou do artigo? Siga-nos
https://www.instagram.com/resumospassarin
Concurso Correios está na praça e agora que você já sabe mais sobre correios eletrônicos, não deixe de conferir nossos outros artigos sobre a tão aguardada seleção!
- Programas de Antivírus para o Concurso dos Correios – O que pode cair?
- Contratação direta na esfera pública para Correios
Cursos e Assinaturas
Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!