Notícia

[ENTREVISTA] Tatiana Renofio – Aprovada no concursa do TRT/15ª Região

“Muitas pessoas desejam passar em concurso, mas nem todas querem abdicar um pouco da vida para isso. É preciso querer demais, porque senão tudo vira motivo para não estudar: seja o telefone que toca; seja as mensagens de WhatsApp; seja os churrascos; as viagens, enfim, o “mundo lá de fora” é muito melhor do que ficar estudando. Não digo que não devemos ter esses momentos, mas temos que restringir ao mínimo necessário. Por isso, é preciso saber que não será uma fase fácil, mas como muitos dizem, no final valerá todo o investimento”

DSC_1974

Vou ser concurseiro! Parece uma decisão fácil de ser tomada, mas estudar para concursos públicos buscando de fato uma aprovação, não é simples: isso exige muito mais que dedicação e disciplina, necessita, acima de tudo, de força de vontade para superar todos as mudanças, as dificuldades e os desafios que virão pela frente!

Há três anos, quando a administradora de empresas Tatiana Renofio decidiu estudar para concursos, as primeiras mudanças vieram: ela voltou para a casa dos pais, precisou abrir mão de viagens e das saídas com a família, namorado e amigos, e teve que se acostumar com a rotina de estudos.

Mas  como disse no início do texto, para quem deseja se tornar um servidor público, é preciso ter força de vontade, e isso não faltou para Tatiana. O resultado foi sua aprovação no concurso do TRT. Conheça um pouco da vida dessa concurseira que, apesar da grande conquista, continua aliando sua força de vontade a muito estudo, dedicação e disciplina, para ir ainda mais longe, rumo a mais aprovações!

Estratégia Concursos (Estratégia): Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Você é formada em que área? Trabalhava e estudava, ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Tatiana Renofio (Tatiana): Olá, amigos concurseiros! Meu nome é Tatiana, tenho 31 anos e sou formada em administração. Quando terminei a faculdade, nem passava pela minha cabeça fazer concursos públicos. Entrei em um programa de trainee, em uma empresa privada, e fiquei por lá durante quase 4 anos. Realizei meu sonho, pois queria muito entrar em um programa de trainee! Porém a vida vai nos trazendo situações e, com elas, vêm as mudanças. No final de 2011, resolvi que iria estudar. Voltei para a casa dos meus pais e comecei a dedicar todo meu tempo para os estudos! No início foi muito difícil, levantava a todo momento da cadeira para fazer os intervalinhos, mas com o tempo consegui ir me concentrando.

Estratégia: Em quantos e quais concursos já foi aprovada? E classificada? Qual concurso é o que você realmente deseja ser aprovada?

Tatiana: Antes do concurso do TRT/15ª região, eu havia prestado somente o concurso para Auditor do Trabalho (AFT). O meu foco, quando iniciei os estudos, era para esse concurso, mesmo porque eu atuava na área de gestão de pessoas e já tinha bastante conhecimento dessa área. Outro motivo também da escolha, foi para “fugir” da tal da contabilidade (que tem nos concursos de Fisco estaduais ou mesmo da Receita Federal). Eu já havia tido essa disciplina na faculdade e, literalmente, não era minha praia. Mas, como esse mundo é pequeno (rsrs), a tal da matéria entrou no edital de AFT/2013. Fiquei por alguns pontos para ir para a 2ª fase do AFT. Foi quando uma amiga, sabendo disso, me enviou o edital do TRT/15ª região. Eu já havia começado a estudar outras matérias, como tributário, para começar a encarar os concursos do Fisco. Mas como as disciplinas cobradas nesse concurso eram bem parecidas com as do AFT, resolvi que iria prestar. Para quem já tinha estudado tantas disciplinas novas, não custava estudar mais algumas…e deu certo! Porém, agora mesmo, estou estudando para o concurso da Receita Federal. Vou continuar estudando, até passar em um concurso do Fisco ou o AFT!

Estratégia: Como ficou sua vida social durante a preparação para os concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Tatiana: Bom, minha família sempre, sempre, sempre me apoiou. Sou extremamente grata por isso! No início (considero a fase mais difícil; começar…) minha mãe me chamava a todo momento para sair com ela; as amigas telefonavam para sair no final de semana; o namorado queria sair; as pessoas queriam que eu fosse viajar nos feriados. Enfim, abri mão de muitas saídas. Estudava em torno de 10h/dia. Sábado, estudava em torno de 8h e domingo descansava. Tive que ter bastante disciplina e foco para dizer “não” para os amigos, a família, o namorado. Depois eles já se acostumaram com meu ritmo de estudos e foi ficando mais tranquilo. Mas minha mãe diz, até hoje, que eu preciso tomar um solzinho; que fico muito tempo no quarto!! Rsrs

Estratégia:Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Tatiana: Eu acredito que se o concurso que você for fazer tiver matérias afins com aquele que você muito quer, vale a pena sim! Assim dá para testar seus conhecimentos e vivenciar o dia da prova. Eu falo por experiência própria, pois eu tive uma tremedeira enorme no dia da prova discursiva do TRT, que pensei que não conseguiria terminar de passar minha prova para a folha oficial de resposta! Só para vocês terem uma ideia, coloquei abaixo uma discursiva feita em casa treinando e a discursiva da prova. Minha letra mudou totalmente! Então, fazer outros concursos é bom para dar bagagem sim!

 tati

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Tatiana: Para iniciar, fiz um curso de aulas telepresenciais que me ajudou a ter uma visão geral desse mundo dos concursos. Mas, o que realmente indico, é ter bons livros de cada disciplina e lê-los, pelo menos, umas 2 vezes. Para as matérias que envolvem exatas (como raciocínio lógico, economia e contabilidade) eu indico fazer curso telepresencial com os professores “feras” que têm disponível. Do mais, depois que sair o edital, os cursos em PDF são ótimos, principalmente o de questões comentadas. Ah, e fazer muitos exercícios, de preferência comentados, faz toda a diferença na preparação. Aquilo que os professores comentam, que as bancas são repetitivas, é realmente verdadeiro. Fazendo muitos exercícios, além de treinarmos, conseguimos explorar diversos tópicos das matérias.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria?

Tatiana: Fui me adequando e percebi que a melhor maneira de memorizar todo o conteúdo era estudar uma matéria por vez. Depois que estudava, eu ia fazendo vários exercícios e intercalava com as matérias que já havia estudado. No final, eu estudava várias disciplinas, em média 2 horas por dia de cada. Não faço resumos e nem mapas mentais. Aquelas matérias que tenho dificuldades nos exercícios, eu volto na teoria, releio os livros ou os materiais em PDF.

Outra coisa que percebi é que quando eu vou começar uma matéria nova, é bom já ler os exercícios (que normalmente têm nos finais dos capítulos dos livros) para ir se “familiarizando” com o tema. Assim, quando estou lendo, já consigo ir filtrando os principais pontos. Caso contrário, parecia que eu lia um monte de informação nova, não conseguia filtrar nada e quando fazia os exercícios, ficava muito vago…

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Tatiana: Tive bastante dificuldade em direito constitucional. Acredito que adquiri materiais não muito bons também. Mas, para superar, fui fazendo muitos, muitos, muitos exercícios e acompanhando a jurisprudência. Outra matéria que tenho dificuldade é contabilidade. Estou também adotando a tática de fazer vários exercícios!

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos às vésperas dos concursos? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc?

Tatiana: Nossa, nunca imaginei que sentiria tanta adrenalina quando saísse o edital. Realmente, é a fase do “estuda até quanto aguentar”. Foi o que fiz! As matérias que eu já havia estudado, eu fazia exercícios comentados da banca. Em relação às disciplinas novas, estudava toda a teoria e depois ia intercalando com os exercícios comentados. Eu lia e relia várias vezes as aulas em PDF de exercícios comentados. Embora tivesse disciplinas com maior peso, eu estudava todas com o mesmo afinco. Na reta final, focava nos exercícios, exercícios e mais exercícios!

Estratégia: Na semana das provas, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desalecerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Tatiana: O meu ritmo de estudos caiu bastante nos dias que antecederam as provas. Estudava sim, mas em torno de 6h/dia; a minha concentração já não era a mesma. Aproveitei para sair um pouco à noite, ouvia músicas, o que me relaxava bastante. Acredito que cada um tem uma maneira de ser, precisa observar o que fica melhor para essa semana final.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS.

Tatiana: O meu maior erro foi a ansiedade que tive no início dos estudos. Isso fez com que estudasse por materiais não muito bons e ainda que não me observasse. Digo isso, pois comecei a estudar, estudar e estudar. Com o tempo, fui percebendo o que realmente era melhor eu fazer para conseguir memorizar as matérias. Aí, fui observando, fazendo alguns testes para enfim criar uma estratégia de estudos que servisse para mim.

Os maiores acertos foram os bons materiais e ler muitos depoimentos de outros candidatos que já haviam passado. Eu conheci, no cursinho, algumas mulheres que os maridos já haviam passado em concurso e trocamos experiências. Isso me ajudou demais a traçar um caminho para os meus estudos e dar ânimo para essa empreitada.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Tatiana: Pelo que observo, o maior erro é a falta de foco. Falta de foco em relação ao concurso que deseja passar e em relação aos estudos. Muitas pessoas desejam passar em concurso, mas nem todas querem abdicar um pouco da vida para isso. É preciso querer demais, porque senão tudo vira motivo para não estudar: seja o telefone que toca (eu não atendo o telefone quando estou estudando); seja as mensagens de WhatsApp (também não tenho…rsrs); seja os churrascos; as viagens, enfim, o “mundo lá de fora” é muito melhor do que ficar estudando. Não digo que não devemos ter esses momentos, mas temos que restringir ao mínimo necessário. Por isso, é preciso saber que não será uma fase fácil, mas como muitos dizem, no final valerá todo o investimento.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação?

Tatiana: Como disse antes, eu tive muito apoio da minha família quando tomei a decisão de parar tudo e estudar. Disso, não tenho o que reclamar, só a agradecer. O mais difícil foi manter a concentração e a disciplina. Nesse período você é seu próprio chefe, ou seja, você que estabelece os horários de estudos, o planejamento de “trabalho” e é você que autoriza as suas “folgas”. Então, ter disciplina para manter o ritmo de estudo é essencial. Mesmo porque nós ficamos sujeitos às bancas, não dá para saber quando sairá um novo concurso e o que virá no edital, é preciso estar preparado para o que der e vier! Não há tempo a perder de estudos!

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concursos. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Tatiana: Penso que vou escrever aqui o que muitos já escutaram, mas que para mim serviu demais: só não passa quem desiste ou quem finge que estuda! Quando começamos a estudar, entramos na fila e uma hora nossa vaga chegará! Se informe bastante sobre esse “mundo de concurseiro”, leia depoimentos, converse com quem já passou e trace sua estratégia de estudos. Por mais difícil que pareça ser passar em concurso, eu sempre pensei: as vagas são sempre preenchidas, então se essas pessoas passam, por que eu também não posso passar?! Estude, estude e estude! Vai ser por pouco tempo e pense que depois a vaga é sua, ninguém tira! Tenha sua fé para que nos momentos difíceis de desânimo (pois eles irão chegar, sim) você consiga se manter firme. Seja flexível, reveja seus paradigmas! Eu mesma estava estudando para o AFT e fiquei classificada no TRT, fugi da contabilidade e agora estou estudando…é vida que segue!

Confira outras entrevistas em:

http://www.estrategiaconcursos.com.br/depoimentos/

Assessoria de Comunicação

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.