Aprovado em 1° lugar (CR) no concurso CAIXA para o cargo de Técnico Bancário Novo - Macropolo: MT - Polo: Sinop
Concursos Públicos“Diria que se você deseja passar em um concurso faça um planejamento da sua vida respondendo a seguinte pergunta: Onde e como pretende estar daqui a 20 anos em se tratando de vida profissional? Refletindo sobre a resposta pessoal a essa indagação se deve traçar um planejamento com metas […]”
Confira nossa entrevista com Gilberto Domingos Araújo da Silva, aprovado em 1° lugar (CR) no concurso CAIXA para o cargo de Técnico Bancário Novo – Macropolo: MT – Polo: Sinop:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gilberto Domingos Araujo da Silva: Meu nome e Gilberto, sou casado, tenho um filho de 1 ano, trabalho há mais de 10 anos em uma instituição Financeira, sou bacharel em Direito há 4 anos, tenho 39 anos, nasci no interior de MT, em Paranaíta.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gilberto: A necessidade de evoluir e mudar de empresa, nascimento de filho. Voltei a estudar para concursos depois de quase 14 anos trabalhando em uma instituição financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Gilberto: Estudei para esse concurso por 3 meses, nesse período não estava trabalhando, logo estudei, em média, 3 a 4h por dia (Todos os dias).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Gilberto: Passei no concurso do BB em 2011, tomei posse em 2012, para o cargo de escriturário. A colocação, salvo engano, foi 114 lugar, na época não tinha como pagar por cursinho, então apenas fiz as provas anteriores. Voltei a estudar e pretendo continuar estudando ate passar concurso alvo ( Analista Judiciário).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Gilberto: Como não trabalhava, e apesar de estudar de domingo a domingo, ainda consegui dar atenção a minha esposa e filho. Em ocasiões importantes consegui sair para confraternizar com familiares e amigos. Quase todos os dias saia para caminhar ao ar livre à beira de um lago para recarregar as energias, aplacar as frustrações de um dia longo de estudo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Gilberto: O apoio da minha esposa foi fundamental em todos os momentos ao longo desses 3 meses. O restante da família e amigos, como não estudam para concursos, acabam por não entender muito o porquê de tanta dedicação, mas respeitavam a decisão e confiavam em mim.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Gilberto: Por 3 meses consecutivos. Para manter-se no caminho deve-se estabelecer uma rotina diária e seguir em frente, mesmo que em alguns dias durma na frente da tela de cansaço ou coisa parecida.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gilberto: Como passei muito tempo sem estudar, tanto matérias básicas como específicas, usei todos os materiais disponíveis na plataforma do Estratégia. Em especial as Trilhas Estratégicas que me nortearam durante a preparação. Estudei com PDF completo em quase 90% do curso, algumas matérias, porém, tive que recorrer a videoaulas (Português e Matemática).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gilberto: Minha esposa estudou para o exame da Ordem dos advogados com o material do Estratégia, além disso, comparei os preços e conteúdo, quadro de professores e acabei por concluir que seria melhor estudar com os melhores.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Gilberto: Como nunca estudei para concursos, nunca estudei com outros materiais para concursos públicos. Quando prestei o concurso do BB apenas baixava as provas anteriores para fazer as questões. Baixei todas a época.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Gilberto: As Trilhas Estratégicas para mim funcionaram muito bem, tendo em vista que há muito não estudava, elas me deram um norte, um plano de estudo pronto. Assim não precisei me preocupar com nada além de segui-las e completar as tarefas. Eventualmente, em algumas matérias, cujo entendimento me parecia necessário complemento, estudava além da indicação da Trilha.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gilberto: Segui o plano de estudos indicado na Trilha Estratégica.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Gilberto: Segui o plano de estudos indicado na Trilha Estratégica.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gilberto: As questões são importantes para medir o nível de internalização do conhecimento de cada matéria ao mesmo tempo fixar e revisar o conteúdo. Sem fazer questões a chance de se obter aprovação é pequena.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Gilberto: Sem dúvidas as matérias básicas foram as mais difíceis para mim ( Português, matemática, estatística, probabilidade).
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gilberto: Estudei até no dia da prova (risos). Quando estava dirigindo até a cidade da prova fui ouvindo áudio de redação e me ajudou bastante. Aliás, um dos temas do material do Estratégia foi tema da redação deste concurso.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gilberto: Sim, tivemos discursiva. Como estudei bastante português, acabei por não estudar muito para essa etapa. Apesar de português ser uma matéria difícil para mim, no que tange às regras, a minha redação é boa, de modo que apenas na última semana fiz em casa 3 rascunhos de redação. Além disso, ouvi as propostas de resoluções de provas discursivas – contido no material do Estratégia – durante a viagem.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gilberto: O principal erro dessa preparação foi não levar a sério as Matérias Probabilidade e Estatística. O acerto durante a preparação foi seguir a Trilha Estratégica, tendo em vista que não tinha conhecimento e nem tempo ( e ainda não tenho) para estruturar um plano de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gilberto: Pensei sim, creio que a maioria dos concurseiros, em algum momento, pensa em deixar de lado e seguir onde está. Seja na iniciativa privada ou mesmo no atual concurso, no entanto, lembrava-me todos os dias o porque daquele esforço (Planejamento a longo prazo). O motivo pelo qual cada um estuda deve estar escrito em sua tela do computador, num quadro, para que não se deixe desanimar pelas frustrações diárias.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gilberto: Diria que se você deseja passar em um concurso faça um planejamento da sua vida respondendo a seguinte pergunta: Onde e como pretende estar daqui a 20 anos em se tratando de vida profissional? Refletindo sobre a resposta pessoal a essa indagação se deve traçar um planejamento com metas e objetivos até atingir o ponto onde imaginou estar. Deve considerar que por vezes não se chega de uma vez.