Aprovado em 1° lugar no concurso CAIXA para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho - Macropolo: Sudeste - Polo: Belo Horizonte
Concursos Públicos“Bom, primeiramente eu diria para se planejar bem. Para estudar para concursos, é fundamental ter muito autoconhecimento. É necessário conhecer o tempo e os recursos disponíveis, além disso, entender quais são seus pontos fortes e fracos é essencial […]”
Confira nossa entrevista com Walmir Nunes Vieira Júnior, aprovado em 1° lugar no concurso CAIXA para o cargo de Engenheiro de Segurança do Trabalho – Macropolo: Sudeste – Polo: Belo Horizonte:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Walmir Nunes Vieira Júnior: Sou engenheiro mecânico e de segurança do trabalho. Concluí o mestrado em engenharia mecânica no ano passado. Tenho 28 anos, nasci em Nova Módica-MG, mas passei a maior parte da minha vida em Governador Valadares-MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Walmir: Sempre priorizei muito o estudo, mas a decisão de começar a estudar para concursos veio de um desejo de estabilidade e realização profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Walmir: Quando decidi estudar para concursos, percebi que minha rotina não me permitiria, pois, além de trabalhar, também estava cursando o mestrado. Dessa forma, pedi demissão do emprego que tinha, mesmo gostando muito do trabalho e da empresa, para me dedicar a finalizar o mestrado e ao estudo para concursos. Tive que voltar a morar com meus pais, e a bolsa de pesquisa que recebi me ajudou a me estabelecer financeiramente. Senti que estava dando um passo para trás, mas que isso seria fundamental para alcançar meu objetivo.
No início, tive dificuldades para conciliar o estudo para concursos com o mestrado; somente após alguns meses consegui implementar o estudo aos poucos na minha rotina. O processo aconteceu de forma gradual, até que, ao final do meu mestrado, já estava no ritmo do estudo para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Walmir: Fui aprovado em primeiro lugar na Caixa Econômica Federal (BH), na FHEMIG, EBSERH (BH) e na Prefeitura de Itabirito-MG.
Fui aprovado em segundo lugar no DER-ES e em terceiro lugar no CREA-ES e no CEFET-RJ.
Todos os cargos são na área de Engenharia de Segurança do Trabalho. Ainda não me decidi sobre a continuidade dos meus estudos para concursos, mas sempre busco me manter estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Walmir: Eu tive que filtrar muitas coisas e estabelecer prioridades. Foi um período em que precisei me privar de muitas saídas com amigos e familiares.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Walmir: Minha família sempre me apoiou muito durante minha preparação, inclusive financeiramente. Meus amigos também compreenderam e sempre me apoiaram. No meu namoro, sempre tive muito apoio e compreensão.
Acredito que manter pessoas boas próximas é fundamental para ser persistente. Elas entendem o momento que você está vivendo e buscam agregar, seja com palavras ou com a compreensão da situação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Walmir: Eu estudo para concursos de Engenharia de Segurança do Trabalho desde abril/2023. Desde então, “emendei” vários concursos, mas sempre nesse campo de estudo.
O fato de eu ter definido uma área como meu foco facilitou muito a perseverança e a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Walmir: Eu sempre priorizo o PDF, recorrendo às videoaulas apenas quando tenho muita dificuldade em determinado assunto. Além disso, gosto de preparar meus próprios materiais de revisão. Acredito que estudar dessa forma proporciona uma construção mais sólida do conhecimento, principalmente nas matérias que os concursos exploram mais.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Walmir: Conheci o Estratégia por meio de conhecidos que já estudavam para concursos há mais tempo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Walmir: Sempre digo que os materiais do Estratégia são os mais completos. Para mim, o principal diferencial do Estratégia é a qualidade dos materiais, tanto escritos quanto em vídeo, além da disponibilização de praticamente tudo que é recorrentemente cobrado nos concursos. Os professores possuem uma visão ampla e realista da cobrança das bancas, o que resulta em um material direcionado e bem elaborado.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Walmir: Eu sempre alternava entre a leitura de PDFs, resolução de questões e flashcards, dando preferência para estudar mais na parte da manhã, principalmente conteúdos novos ou aqueles em que eu tinha mais dificuldade. Caso houvesse aulas em vídeo que eu quisesse assistir, priorizava deixá-las para a noite, quando estava mais cansado.
Sempre utilizei aplicativos de timer para organizar minhas horas de estudo. Minha média de horas líquidas diárias era de 6 horas, podendo ser mais ou menos, dependendo do dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Walmir: Sempre fiz pequenos resumos dos temas que considerava mais importantes, além de utilizar bastante a ferramenta de flashcards. Somente em 2024, elaborei mais de 6 mil cards, totalizando quase 40 mil revisões até agosto de 2024.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Walmir: Eu nunca contabilizei a quantidade de questões, até porque sempre priorizei resolver as questões dos PDFs. Sei que realizei milhares de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Walmir: Acho que os temas foram português e informática, e tive abordagens diferentes para cada um. Em português, percebi a necessidade de assistir a videoaulas para entender melhor. Já em informática, busquei métodos de memorização, como os flashcards.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Walmir: Eu sempre deixo para as últimas semanas apenas as revisões. Leio meus resumos e reviso meus flashcards. Também assisto a videoaulas de revisão sobre os assuntos que considero mais relevantes. No dia da prova, geralmente descanso até a hora de ir para o local.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Walmir: A prova discursiva sempre causa um certo medo. No entanto, ao estudarmos o conteúdo específico, já estamos nos preparando para essa parte da prova. Acredito que o foco deve ser em aprender a estruturar um texto, escrever bem e entender o que o examinador irá avaliar. Para isso, é fundamental treinar fazendo muitas discursivas.
Além disso, acho essencial fazer algumas apostas: entender sobre a instituição que está oferecendo o concurso, analisar provas anteriores e determinar alguns assuntos para aprofundar, principalmente decorando conceitos, exigências e itens relevantes sobre esses temas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Walmir: Considero um acerto a minha busca por ouvir e aprender com concurseiros mais experientes. Acredito também que ter definido uma área de estudo foi essencial para alcançar minhas aprovações.
Como erros, posso citar a insistência, no início, em aprender a fundo algumas matérias que não eram tão relevantes. Com o tempo, passei a entender que, em alguns casos, não vale a pena aprofundar em determinados assuntos. Precisei aprender a gerenciar melhor meu tempo e entender o “custo-benefício” de alguns temas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Walmir: Já fiquei muito triste, chorei, me senti angustiado e ansioso, e tive muitos sentimentos ruins durante a trajetória, mas nunca cogitei desistir, pois sabia que aquele era o meu momento. Eu tinha muita certeza do que queria, e o apoio das pessoas ao meu redor sempre me fortaleceu.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Walmir: Bom, primeiramente eu diria para se planejar bem. Para estudar para concursos, é fundamental ter muito autoconhecimento. É necessário conhecer o tempo e os recursos disponíveis, além disso, entender quais são seus pontos fortes e fracos é essencial. Com essa visão clara, o segundo passo é ter à disposição um material de qualidade, pois isso facilitará muito sua aprendizagem, especialmente na construção da compreensão do que realmente é cobrado pelas bancas.
Perseverança e disciplina são aspectos óbvios, mas o difícil é entender como colocá-los em prática dia após dia. E não existe uma fórmula mágica para isso, é uma questão de autoconhecimento. Cada um sabe de suas necessidades. Algumas perguntas que você deve se fazer são: “O que eu gosto de estudar? O que eu não gosto?” “Quanto tempo por dia preciso dedicar a mim mesmo?” “Quais são minhas prioridades?” “Por quanto tempo quero seguir fazendo isso?” A disciplina e a perseverança estão muito ligadas à compreensão dos nossos limites. A constância é muito mais importante do que a perfeição.
Por fim, desejo muita sorte nessa caminhada a todos que a estão trilhando. Tenham confiança em si mesmos, acreditem no seu potencial, e estejam cercados de pessoas que os apoiem e entendam. Descansem, mas também estudem quando a mente não quiser. Façam exercícios, cuidem da alma e destinem tempo para estar com as pessoas que amam. E sempre mantenham muito claro em suas mentes que o seu dia vai chegar e que vocês são capazes, é só uma questão de tempo.