Aprovado no concurso PM-PE para a carreira de Praça
Policial (PM/BM - Praças)“Costumo dizer que concurso é fila, uma hora vai chegar a sua vez. Primeiro, fortaleça a sua base, essa é a parte fundamental e a que leva mais tempo. Depois disso, o estudo vai encaixando naturalmente […]”
Confira nossa entrevista com Clodoaldo Braga Batista, aprovado no concurso PM-PE para a carreira de Praça:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Clodoaldo Braga Batista: Sou formado em técnico em química e em tecnólogo em cibersegurança, tenho 29 anos e a minha cidade natal é Olinda.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Clodoaldo: Decidi estudar para concursos depois de ficar desestimulado com a iniciativa privada. Escolhi a área policial porque é uma área que me identifico bastante.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Clodoaldo: No início, sim. Conciliava com compromissos diários e metas estabelecidas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Clodoaldo: PMPE em 26º e CBMPE em 14º.
Sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Clodoaldo: Formei um grupo de estudos com 5 pessoas. A minha vida social era baseada nesse grupo, com atividades voltadas ao universo dos concursos. As saídas ficaram mais restritas, mas ainda ocorriam.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Clodoaldo: Sou solteiro, não tenho filhos. Minha família e amigos sempre me apoiaram.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Clodoaldo: Comecei a estudar entre meados de março de 2022. Estabeleci metas e compromissos diários com o meu grupo de estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Clodoaldo: A minha preparação foi em maior parte por PDFs, produção de material próprio de revisão e resolução de questões. Contudo, ocasionalmente, participei de aulas presenciais e assisti videoaulas.
A principal vantagem do PDF é a eficiência de tempo e qualidade, quando combinado com a produção do material próprio de revisão. A desvantagem é que dá um pouco mais de trabalho, mas isso é compensado pela qualidade do estudo e estudo ativo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Clodoaldo: Através de um amigo.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Clodoaldo: Eu comecei pelo Estratégia Concursos, porém posteriormente busquei outros cursinhos. O que me fez permanecer no Estratégia Concursos foram os PDFs, resumos e mapas. Nos outros cursinhos o carro chefe eram vídeos demasiadamente longos e na grande maioria das vezes os PDFs não eram tão bem elaborados ou sequer existiam.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Clodoaldo: Sim, eu cheguei a fazer o concurso da guarda municipal de Olinda, mas não cheguei a ter a minha redação corrigida.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Clodoaldo: Sim, o diferencial foi a qualidade do conteúdo e da elaboração do material. As ferramentas de resumo e de mapa mental ajudaram muito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Clodoaldo: Estudava até 2 matérias por dia. Entre 2h a 4h líquidas diárias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Clodoaldo: Foi gradual, comecei por anotações em cadernos, depois mapas mentais em fichário. Por fim, utilização do software Obsidian para elaboração do material próprio de revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Clodoaldo: É muito importante, até para conhecer o perfil da banca. Eu fazia entre 10 a 20 questões por dia, em média.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Clodoaldo: Algumas leis penais especiais que eram muito longas e puramente letra de lei. Busquei criar padrões e mnemônicos para tornar o estudo eficaz.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Clodoaldo: Na semana pré-prova eu consumi conteúdos de resolução de questões nas matérias que eu estava mal, o famoso intensivo de reta final. No dia pré-prova, eu não estudei nada e só relaxei.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Clodoaldo: Sim. Eu assisti vídeos de como elaborar uma boa redação e criei um modelo próprio de esqueleto.
O meu conselho é: não pense que apenas um esqueleto é suficiente, é necessário ter um hábito de leitura para ter repertório para que você possa realizar as devidas adaptações conforme o tema. E, claro, coloque a mão na massa e treine a elaboração de redação, não fique só na teoria. No início é difícil, mas depois fica fácil.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Clodoaldo: Eu já realizava atividade física bem antes da minha preparação para a prova, então eu só fiz direcionar o treino. Sobre as outras etapas (exame médico e psicotécnico), eu sempre procurava informações para me manter antenado a todos os detalhes.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Clodoaldo: Erro: Não ter ajustado desde o início a minha rotina de sono.
Acerto: Criação e manutenção do meu grupo de estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Clodoaldo: Nunca pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Clodoaldo: Costumo dizer que concurso é fila, uma hora vai chegar a sua vez. Primeiro, fortaleça a sua base, essa é a parte fundamental e a que leva mais tempo. Depois disso, o estudo vai encaixando naturalmente. Tente ver onde está errando e o que pode melhorar.
Uma frase que gosto de citar é “A persistência é o caminho do êxito!”