Aprovada em 1° lugar (CR) no concurso TJ-SC para o cargo de Técnico Judiciário Auxiliar - Itajaí/SC
Concursos Públicos“[…] Colocar os estudos como total prioridade e seguir dia após dia, mesmo cansada, sempre visualizando o meu futuro, o que me esperava lá na frente. É possível! Requer esforço, dedicação e abdicação […]”
Confira a nossa entrevista com Giovanna Rabelo, aprovada em 1° lugar (CR) no concurso TJ-SC para o cargo de Técnico Judiciário Auxiliar – Itajaí/SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giovanna Rabelo: Eu me formei em Direito, em janeiro de 2021. Sou natural de Santa Maria/RS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Giovanna: Eu entrei na faculdade pensando em concurso, fiz estágio no fórum (TJ-SC) e no MP-SC. Ainda na faculdade, fui aprovada no concurso da Casan. Fui nomeada como assistente administrativo em 2019. Lá, eu comecei a refletir sobre a decisão de seguir no caminho do concurso e optei por fazer a prova da OAB e tentar seguir na advocacia. Passei na prova, me formei e pedi demissão. Voltei para o RS e dei início a minha jornada profissional como advogada em um escritório especializado em atendimento empresarial. Ao longo de três anos, me dediquei muito à advocacia, fiz vários cursos de aperfeiçoamento, duas pós graduações e cresci dentro do escritório como profissional. Mas, depois desses três anos de dedicação, comecei a refletir sobre o que realmente fazia sentido pra mim e a ideia do concurso voltou. A estabilidade, a segurança, a qualidade de vida. Então, em 2024, decidi voltar a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giovanna: Sim. Trabalhava e estudava. Durante o pós edital, coloquei os estudos como prioridade, então, quando não estava trabalhando, estava estudando. Estipulei uma carga horária de 3h30 por dia de segunda a sexta e 5h30 no sábado e no domingo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Giovanna: Já fui aprovada no concurso da Casan de 2015, o qual assumi em 2019. Era para assistente administrativo, CR e fiquei em 21. Fui aprovada para técnico e analista do TJSC 2018, mas longe de ser nomeada. Fui aprovada para Analista da DPERS 2023, mas também longe de ser nomeada. E, agora em 2024, primeiro lugar para técnico do TJSC e 60 lugar para Analista. Continuo estudando, visando Analista do TJ-SC 2026.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giovanna: Durante os estudos intensivos, a vida social ficou em segundo plano, mas não aboli total. Só diminui bastante, levando em conta que os estudos eram a prioridade e ainda tinha o trabalho para conciliar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Giovanna: Sim, me apoiaram e entenderam. Me deram suporte emocional e foram grandes incentivadores. Acreditaram em mim, quando nem eu acreditava ser capaz.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giovanna: Estudei no pós edital somente, dois meses e 10 dias. Eu tinha um planejamento muito bem definido de metas diárias e tentava mentalizar os motivos pelos quais tomei a decisão de estudar, assim como me visualizar já como servidora, colhendo os frutos do meu esforço, pensando que valeria a pena no final.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Giovanna: Eu usei PDF e questões, muitas questões. Videoaula apenas excepcionalmente quando estava muito difícil assimilar o conteúdo. As questões foram muito vantajosas. Pelo pouco tempo que tinha para estudar, elas conseguiram me direcionar exatamente para o que era mais cobrado pela banca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giovanna: Conheci o Estratégia em 2018 e sempre tive como referência de curso para concursos. Desde o meu primeiro contato, amei a metodologia e os PDFs que são muito didáticos e tornam o estudo leve e eficiente. Além de extremamente completos, incluindo as questões comentadas, que são essenciais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Giovanna: Os simulados disponibilizados no pós edital e o Passo Estratégico foram excelentes ferramentas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Giovanna: Eu adquiri uma mentoria especializada que montou o plano de estudos pra mim. Os materiais usados foram do Estratégia, a mentora apenas delimita o planejamento. Fazia, em média, 3h30 por dia de segunda a sexta e 5h30 no sábado e 5h30 no domingo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giovanna: Revisões eram pela leitura das anotações no caderno, principalmente daquilo que costumava errar mais na resolução de questões. Também fiz simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giovanna: A resolução de exercícios foi primordial e essencial na minha preparação. Fiz milhares de questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Giovanna: Direito Penal. Fazendo questões e vendo videoaula de assuntos específicos que estavam difíceis de assimilar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giovanna: Fiz revisão dos cadernos e resolução de questões. Peguei um pouco mais leve na última semana, tirei férias do trabalho, mas na Véspera assisti todo o aulão do Estratégia e li os meus cadernos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giovanna: O principal erro foi ter desacreditado em mim por várias vezes, ter medo de fracassar e deixar isso me paralisar. Me comparar com os outros. O acerto foi ter investido em excelentes ferramentas e ter focado 100% nos estudos pela primeira vez, com disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Giovanna: Quando bate o cansaço, quando o resultado no simulado não sai nem perto do que se espera, dá, sim, vontade de desistir. Mas, eu tentava manter firme na minha cabeça os motivos que me levaram a decidir fazer o concurso e os frutos que eu ia colher, após todo aquele esforço.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giovanna: O primeiro passo é tomar a decisão certa. Se tu tem certeza do que quer e o motivo de querer, já estará um passo à frente. Eu nunca fui disciplinada, já havia comprado o curso anteriormente e visto nem 10%. O diferencial nesse momento foi ter certeza do que eu queria. Colocar os estudos como total prioridade e seguir dia após dia, mesmo cansada, sempre visualizando o meu futuro, o que me esperava lá na frente. É possível! Requer esforço, dedicação e abdicação, mas é recompensador! Siga em frente. Só não passa, quem desiste.