Aprovado em 5° lugar no concurso MPO para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento - Especialidade: Geral
Concursos PúblicosConfira nossa entrevista com Mateus Pires de Castro Gradvohl, aprovado em 5° lugar no concurso MPO para o cargo de Analista de Planejamento e Orçamento – Especialidade: Geral:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Mateus Pires de Castro Gradvohl: Olá, meu nome é Mateus Pires de Castro Gradvohl, nasci e cresci em Fortaleza e tenho 30 anos de idade. Me graduei em 2017 no curso de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza (Unifor), onde também finalizei em 2024 a graduação no curso tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além disso, possuo duas especializações: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Direito e Processo Tributário.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mateus: As poucas oportunidades e reconhecimento no mercado de trabalho privado.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Mateus: Entre idas e vindas, estudei por 7 anos. Durante 5 anos apenas estudei, porém em 2022 fui nomeado no concurso da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), no cargo de Técnico Legislativo (nível médio), passando a trabalhar e estudar. Conciliava acordando ao menos 1 hora mais cedo para estudar antes de trabalhar, em dias tranquilos também aproveitava qualquer folga para fazer questões. Após o fim do expediente, frequentava a academia no início da tarde e depois estudava até o anoitecer. Ademais, me aproveitava da oportunidade dos fins de semana para estudar mais horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Mateus: Em 2021, fui aprovado em 36° lugar no cargo de Técnico Legislativo do concurso da Assembleia Legislativa do Ceará.
Já em setembro de 2024, após os títulos, fui aprovado em 1° lugar no concurso Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) no cargo de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) – Especialidade: Geral
Ainda em setembro de 2024, estou aprovado no concurso em 7° lugar de 17 vagas da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), também para o Cargo de Analista de Planejamento e Orçamento (APO) – Cargo 5 (Orçamento Orientado para Resultados).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Mateus: A minha vida social sempre foi tranquila, saio muito pouco por não frequentar festas. Apenas eventuais reuniões familiares aos fins de semanas, entre outros programas tranquilos como ir ao restaurante.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Mateus: Sim, recebi o apoio de todos ao meu redor, desde o primeiro até o último dia da minha vida de concurseiro. Mesmo depois de cada frustração, nunca deixaram de acreditar em mim e me colocar para cima, quem tem o privilégio de receber esse apoio – como eu tive – sabe que a vontade de retribuir e orgulhá-los é muito forte e te faz seguir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Mateus: Até julho de 2024, quando fiz as duas provas, passei cerca de 7 meses focando exclusivamente na Seplag-Ce. Acabei me inscrevendo no concurso do MPO com provas em abril de 2024 para fins de teste, mas terminei a primeira fase (objetiva) em 2° lugar, o que me obrigou, nos últimos 3 meses, a dividir os estudos entre Seplag-CE (fase única) e segunda fase do MPO. Para manter a disciplina, apenas segui estudando do modo que funcionava para mim todos os dias, tentando tornar ao máximo a jornada menos sofrida.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Mateus: Já usei nesses anos quase todo tipo de material, mas me adaptei e optei por priorizar os PDFs e questões comentadas por conta do dinamismo. A vantagem é ter um estudo muito mais rápido para conseguir cobrir editais longos em um curto espaço de tempo. Como desvantagem, mencionaria a questão de adaptação a ler tanto todos os dias e compreender inicialmente conceitos complexos nas primeiras leituras.
Também ressaltaria a importância do aprofundamento nos livros quando já se domina em certa medida a disciplina. Como regra geral, livros acabam sendo menos eficientes que PDFs, porém, para as discursivas, aprofundei o conhecimento em matérias decisivas por meio deles.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mateus: Por meio de pesquisa na Internet.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Mateus: Os PDFs são excelentes e suficientes, junto das questões comentadas e lei seca fizeram todo o diferencial nos concursos que prestei. Gostei bastante das revisões de vésperas, ocasionalmente utilizava as videoaulas quando não conseguia compreender o material escrito.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Mateus: Nunca usei planos de estudo, me baseava pelo índice de acerto das questões de cada aula para verificar meus pontos fracos. Não gostava de estudar várias matérias, focava em no máximo duas até finalizar alguma e substitui-la por outra. Sobre horas líquidas, não monitorava, apenas tentava dar meu melhor naquele dia específico, sendo 1 hora ou até 6 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Mateus: Utilizava o desempenho nas questões de cada aula para direcionar as revisões, evitava fazer resumos pela questão do tempo. Tentava sempre usar os disponíveis no PDF, com eventuais complementações via comentários. Sobre simulados, nunca os realizei.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Mateus: Considerando as repetidas, um valor por volta de 30 mil questões seria uma estimativa aproximada.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Mateus: No início, tive dificuldades com Contabilidade Pública e Economia. Para superar, apenas persisti lendo e fazendo questões, tendo sempre em mente que as disciplinas mais árduas seriam meu diferencial no dia da prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mateus: Estava de férias até o fim de julho, já que ambas as provas seriam nesse mês, então consegui imprimir um ritmo muito forte, acordava as 6:00 da manhã e tentava ir até as 20:00, considerando eventuais paradas para descanso e alimentação. No dia pré-prova, apenas revisei minhas anotações e assisti à revisão de véspera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Mateus: A discursiva foi essencial para as duas aprovações. No MPO, sai da fase objetiva no 2° lugar e terminei em 1° lugar após os recursos. Já na Seplag-CE, fui apenas a 33ª maior nota na objetiva, mas somada com a discursiva, após recursos, fui para o 7° lugar.
Para as discursivas, recomendo aprofundar bastante no conteúdo, ler muita lei seca, decorar palavra por palavra dos conceitos mais importantes e, por fim, escrever os temas propostos pelos professores. Além disso, sugiro verificar os espelhos de solução propostos pelas bancas em provas anteriores da mesma área, assim você conseguirá aprender a expressar seu conhecimento de modo a responder as questões abordadas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Mateus: Entre os erros, mencionaria ter deixado a prática com as discursivas para após o resultado da primeira fase. Entre os acertos, creio que repetir insistentemente o que funcionava para mim todos os dias, questões todos os dias, ler legislações, pdfs, independente da quantidade de horas disponíveis para a ocasião.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mateus: Várias vezes cogitei desistir, inclusive tive meses de hiato. Para voltar e seguir, lembrava que o objetivo de estar em um cargo no qual eu tivesse orgulho precisava ser maior que o medo, a angústia e a ansiedade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mateus: A mensagem é simples: deem seu máximo e se dediquem de coração todos os dias, nunca aceitem que uma prova ruim seja sua última chance. Não busquem a perfeição, não se comparem, não sejam injustos com seu próprio esforço. A caminhada é por vezes sofrida, solitária e longa, mas a realização ao ver seu sonho realizado vai além de qualquer sofrimento.