Aprovada em 1° lugar (CR) no concurso TJ-SC para o cargo de Analista Jurídico - Chapecó/SC
TribunaisConfira a nossa entrevista com Deisi Cristina Galleazzi, aprovada em 1° lugar (CR) no concurso TJ-SC para o cargo de Analista Jurídico – Chapecó/SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Deisi Cristina Galleazzi: Sou formada em Direito, tenho 40 anos e sou natural de Descanso/SC.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Deisi: Realização profissional e econômica, além da estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Deisi: Sim. Já sou servidora pública no cargo de Técnica Judiciária Auxiliar (TJA) no TJ-SC há 17 anos. Geralmente, estudava no período da manhã (início em torno de 4h até 13h ou 14h) e trabalhava na parte da tarde. Faço regime de teletrabalho integral há 6 anos, então, eu resido em Fortaleza/CE e trabalho para o TJSC.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Deisi: Polícia Militar SC: 1° lugar
Polícia Civil SC: 60° lugar
Técnico Judiciário Auxiliar: 3° lugar (ocupação atual)
Oficial de Justiça do TJSC: 45° lugar
Analista do MP/RS: 4°lugar (fui nomeada em 2024, mas não assumi)
Analista TJ/CE: 33° lugar (fui nomeada em 2023 e não assumi)
Analista TJSC: 1° lugar
Ainda não decidi se continuarei estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Deisi: Depende. Na preparação a longo prazo, eu conciliava família e algumas saídas com amigos. Já na preparação a curto prazo, dedicava o meu tempo para estudar e trabalhar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Deisi: Sim. Sou casada há 8 anos e meu marido sempre me apoiou, na verdade, trata-se de um apoio mútuo. Ele também já é concursado em vários cargos e ainda continua estudando, então, sempre estudamos juntos e crescemos profissionalmente juntos. Inclusive, posso dizer que ele é meu coach.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Deisi: A minha preparação para o último concurso foi bastante peculiar, pois estudei apenas 2 meses e meio. Estava sem estudar há mais de 1 ano, porém, quando abriu o edital para o TJ/SC em março de 2024, resolvi focar e estudar novamente. O interessante é que o tempo que eu havia parado de estudar não prejudicou a minha preparação, pois conforme eu revisava o conteúdo, fui relembrando tudo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Deisi: Na minha preparação, usei videoaulas, principalmente as revisões, Reta Final, Hora da Verdade do Estratégia, bem como os materiais de PDF. Nunca fiz aulas presenciais para a minha preparação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Deisi: Através de meu marido, que já era/é aluno há algum tempo, bem como pelas redes sociais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Deisi: Sim. O Estratégia foi fundamental para a minha aprovação. O material em PDF é super completo e prático. O principal diferencial está na qualidade do material em PDF. As videoaulas também são muito boas, com destaque para as professoras Nelma (Direito Constitucional e a Adriana Figueiredo (Português) são de um nível excepcional.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Deisi: De regra, estudava em torno de 5 matérias por dia. Em torno de 1 a 2 horas para cada matéria. Caso o edital estivesse próximo, geralmente, eu tirava férias do trabalho para estudar, de modo a intensificar a carga de matérias e de horas dedicadas à preparação. Nunca marquei horas líquidas de estudo, pois estudava conforme sentia a necessidade, ou seja, as disciplinas que sentia mais dificuldade estudava mais tempo e assim por diante. Para o meu plano de estudos, fiz uma planilha no excel e preenchia com as matérias e assuntos estudados a cada dia, assim conseguia controlar a frequência com que estudava a disciplina e o assunto correspondente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Deisi: Tenho fichários físicos. Gosto muito de escrever para memorizar. Então, conforme o conteúdo avançava, eu atualizava as minhas anotações. Consequentemente, acabava revisando a matéria com frequência, juntamente com as minhas anotações. Fiz diversos simulados durante a preparação, eles são muito importantes, pois dão uma boa ideia do nível em que você se encontra.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Deisi: Na minha opinião, a melhor forma de memorizar e aprender o conteúdo, é através de resoluções de questões, pois ao mesmo tempo em que você conhece o “estilo” de cobrança da banca, bem como as suas preferências por conteúdos, você revisa. Acho que é uma forma dinâmica de aprender e não se torna cansativa, como acontece com a leitura seca da lei ou com as revisões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Deisi: Sempre tive dificuldade com matérias exatas e informática e ainda tenho. Minha sorte é que os concursos que escolhi quase não cobravam esse conteúdo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Deisi: Na semana de estudos que antecedeu a prova, eu fiz muitas revisões (leitura de meu material e as minhas anotações, além de lei seca) e alguns simulados finais. Também mantive a minha carga horária de estudos e assisti a várias revisões finais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Deisi: Depois que passamos em um concurso e estamos em uma posição confortável é difícil perceber os erros que foram cometidos, mas durante a trajetória, durante os momentos de dificuldades eles aparecem com mais nitidez. Posso dizer, que um dos meus erros foi não ter feito um planejamento mais detalhado e não ter feito mais revisões. Os acertos foram manter o foco, a disciplina e não desistir quando não fui aprovada.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Deisi: Acredito que depois de você dedicar tantas horas de estudos, abrir mão de conviver com a família e de fazer o que gosta em prol de estudar, desistir não é uma opção. Então, posso dizer com toda a certeza que nunca pensei em desistir, sempre tive a plena consciência de que ser aprovada era só uma questão de tempo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Deisi: Meu conselho é que não existe uma fórmula mágica para ser obter a aprovação. Cada candidato/estudante deve encontrar seu próprio método de estudos que se encaixe com a sua realidade, com as suas peculiaridades. Não devem ser feitas comparações com outros candidatos, pois cada um é diferente.