Aprovado em 2° lugar para Analista de Recursos Estratégicos no concurso PRODABEL
Concursos Públicos“A quem está começando os estudos, meu conselho é iniciar pelas matérias que são sempre cobradas na área de interesse. Estude todas elas a cada dia, parte por parte, e mesmo antes de terminá-las, mantenha uma rotina firme de revisão. Isso acelerou seu processo de absorção do conteúdo […]”
Confira nossa entrevista com Augusto Nazário Soares da Costa, aprovado em 2° lugar no concurso PRODABEL para o cargo de Analista de Recursos Estratégicos – Gestão Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Augusto Nazário Soares da Costa: Sou formado em Ciência e Tecnologia, tenho 31 anos e sou de Martinho Campos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Augusto: Durante meu último emprego no setor privado, acabei me interessando por algumas áreas distintas da minha e com as quais colaborei, como gestão de contratos, compras e tributação. Após eu me desligar da empresa, então, surgiu a ideia de estudar para concursos como uma possibilidade de trabalhar nestas áreas sem a necessidade de uma graduação específica e, ao mesmo tempo, de garantir a estabilidade do setor público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Augusto: Me dedico somente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Augusto: Acabei de ser aprovado no meu primeiro concurso para o cargo de Analista de Recursos Estratégicos na Prodabel. Como a posse só pode ocorrer após o período de eleições, continuarei estudando para outras provas que ocorrerão ao fim do ano.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Augusto: Minha vida social não mudou muito após o início da preparação. Passei a me dedicar exclusivamente aos estudos durante a semana, mas saio normalmente aos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Augusto: Minha família me apoiou desde o início, tanto no entendimento das limitações de tempo, quanto financeiramente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Augusto: Especificamente para o concurso da Prodabel, estudei por dois meses. Porém isso só foi possível pois os 4 anos anteriores de estudo me permitiram assimilar a maior parte do conteúdo cobrado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Augusto: Praticamente durante toda a minha preparação utilizei as aulas em em PDF, somente para contabilidade geral utilizei as videoaulas. No início eu repassava o conteúdo das aulas para o caderno, mas atualmente eu imprimo o material e grifo os pontos mais importantes. Acredito que esse método seja mais vantajoso porque repassar o conteúdo à mão demanda muito tempo e pelo fato de eventuais anotações podem ser feitas no próprio material, e elas estarão concentradas no próprio conteúdo a que são relacionadas. Além disso, a revisão pela leitura dos pontos grifados é mais rápida.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Augusto: Por indicação de amigos que já utilizavam o curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Augusto: Foi o primeiro material que utilizei. Mas já inicialmente percebi sua qualidade. É muito difícil um conteúdo cobrado em prova não ter sido abordado nos pdfs. Além de completos, são muito bem explicados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Augusto: Iniciei minha preparação estudando uma matéria por vez, só iniciava uma nova após finalizar todas as aulas da anterior. Posteriormente, percebi que esse método não foi eficiente. Gastei muito tempo repassando o conteúdo para o caderno e, por não revisar, rapidamente esquecia o que havia estudado. Hoje em dia, se iniciar uma nova matéria, imprimir o pdf e grifo os pontos principais, é sempre uma aula por dia para conseguir conciliar com a revisão das outras matérias. No início eu estudava aproximadamente 9 horas líquidas por dia. Mas hoje em dia 7 horas são suficientes, já que a maior parte do tempo eu dedico às revisões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Augusto: Sempre que inicio o preparo para um concurso, primeiramente eu releio todos os pdfs, acrescentando o que tiver de novidade às minhas notas. Em seguida, releio os resumos e resolvi exercícios. Sempre tentando conciliar o maior número de matérias por dia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Augusto: A resolução de questões é importantíssima para entender como o conteúdo é cobrado por cada banca e para a autoavaliação do desempenho. Entretanto, como o conteúdo cobrado é muito extenso, infelizmente ainda não consigo resolver a quantidade de exercícios que gostaria. Normalmente priorizo a releitura do conteúdo porque eu ainda não o memorizei completamente. Entretanto, essa lógica se inverte no estudo de contabilidade geral e matemática/raciocínio lógico, matérias que, na minha opinião, a resolução de exercícios é essencial para um bom aprendizado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Augusto: As disciplinas em que tive mais dificuldade foram contabilidade e economia. São matérias cuja conceituação foge um pouco da lógica comum e que me exigiram um esforço maior para abstrair. No caso da contabilidade, assistir às aulas do professor Sílvio foi suficiente para que eu conseguisse compreender porque ele pressupõe todas as dúvidas que o aluno iniciante pode ter, explica com muita clareza e resolve diversos tipos de exercícios. No caso da Economia, tive que recorrer a materiais de aulas universitárias disponíveis na internet.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Augusto: A rotina na semana pré-prova foi mais intensa porque existe a necessidade de revisar a maior parte possível do conteúdo. Os resumos são essenciais nesse momento.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Augusto: Não me preparei especificamente para a prova discursiva, confiei na prática adquirida no período de escola e universidade. Meu conselho vai pra prova em si: retire seu tempo médio de elaboração de redação do total de prova e divida o restante pelo número de questões objetivas. Tente não gastar mais que esse tempo em cada questão e com certa frequência confira o tempo de prova restante para se certificar de que o seu tempo de redação ainda está garantido. Fazendo isso, você terá o tempo necessário para refletir, escrever, fazer as correções e passar o texto a limpo. Importante também marcar o gabarito antes de iniciar a redação. Uma vez finalizada e havendo tempo restante, aí sim você retorna às questões em que teve dúvida para tentar resolvê-las.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Augusto: Meus principais erros foram não iniciar o estudo de todas as matérias de uma vez, parte por parte, e não adotar uma rotina de revisão logo no início. Principais acertos: ter cumprido o tempo de estudo diário programado e ter começado a imprimir o material e a estudar pelos grifos (me salvou bastante tempo).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Augusto: Sim. Como o conteúdo é muito extenso, no início da minha preparação cheguei a pensar que eu não conseguiria memorizar o suficiente para passar. Com o decorrer do tempo, entretanto, a cada revisão eu percebia que determinado conteúdo eu já havia memorizado. Essa percepção foi fundamental para me motivar a prosseguir pois entendi que se trata de um processo e que, com a rotina, o conhecimento vai sendo agregado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Augusto: A quem está começando os estudos, meu conselho é iniciar pelas matérias que são sempre cobradas na área de interesse. Estude todas elas a cada dia, parte por parte, e mesmo antes de terminá-las, mantenha uma rotina firme de revisão. Isso acelerou seu processo de absorção do conteúdo. Uma vez que essas matérias estão dominadas, será necessária somente sua revisão e, então, você terá tempo suficiente para se dedicar ao estudo das matérias específicas do concurso que escolher fazer.