Aprovado em 1º lugar no concurso TCE-GO para o cargo de Analista de Controle Externo - Engenharia
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“Não desista, persista, mantenha a constância, independentemente das adversidades e, além de tudo, seja grato pela oportunidade de poder estudar e mudar de vida!”
Confira a nossa entrevista com Jonas Francisco Lemus do Nascimento, aprovado em 1º lugar no concurso TCE-GO para o cargo de Analista de Controle Externo – Engenharia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jonas Francisco Lemus do Nascimento: Sou o Jonas Lemus, formado em Engenharia Civil, 29 anos, cidade natal de Gurupi-TO.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jonas: A previsibilidade, independência, remuneração acima do mercado privado para algumas carreiras.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jonas: Durante os primeiros 2 anos da minha preparação, eu só estudava, mas após 2021, eu conciliei com o trabalho. Era uma rotina bem puxada, milimetricamente estabelecidada, acordando 5 da manhã de domingo a domingo, cronometrando todas as atividades. Abro um parêntese que, como casado, não conseguiria ter uma rotina tão puxada se não fosse minha esposa dando o apoio, desde o que comer (preparação das marmitas, café da manhã, etc) até o apoio emocional.
Basicamente, eu acordava às 5h, estudava até ir para o trabalho, às 8h, ficava até 12h no trabalho. Em 1h30 de almoço, eu tentava ir na academia (40min) e almoçar. Após isso, trabalhava até 17h30, retornando os estudos até 20h, procurando dormir às 21h.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jonas: Foram:
- CODEVASF – Engenheiro Civil – 1º colocado para 5SR
- TJ-SE – Analista Judiciário Engenharia Civil – 6º Colocado
- TCE-BA – Auditor Estadual De Controle Externo – 35º Colocado
- DNIT – Analista em Infraestrutura – Engenharia – 4º Colocado Bauru/SP
- CGE-PB – Auditor de Contas Públicas Obras Públicas – 3º colocado
- TCE-GO – Analista de Controle Externo: Engenharia – 1º Colocado
Em relação a pretender continuar estudando, dei uma pausa por agora.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jonas: Eu e minha esposa moramos muito longe de nossa família, então, o nosso contato era 1x por ano. Durante a minha preparação, a minha vida social era bem restrita, saíamos pouco com amigos e tentávamos aproveitar em casa mesmo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jonas: Graças à Deus, tive o apoio incondicional de todos ao meu redor (esposa, pais, sogro e sogra), sempre buscando entender as minhas ausências, me incentivando sempre naquilo que achava melhor para o meu desenvolvimento nos estudos, não medindo esforços em apoiar financeiramente, emocionalmente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jonas: No meu último concurso, foram quase 4 meses, mas eu venho estudando para a área há 4 anos. Tentava mentalizar a vitória, dar o meu melhor, buscar a excelência todos os dias, sempre sendo grato à Deus por ter esse privilégio de estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jonas: Utilizei todas as ferramentas possíveis. A maior parte em PDF, algumas disciplinas por videoaula e pontualmente algum livro. A maior vantagem do PDF, está no poder de síntese, resumir conteúdos complexos e extensos, mas há disciplinas que são necessárias as videoaulas, excelente ferramenta para àqueles que não têm tanta afinidade com a disciplina.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jonas: Conheci por indicação de amigos que já estudavam.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jonas: Senti sim diferenças. O Estratégia Concursos consegue reunir uma gama de professores, inclusive da mesma disciplina, auxiliando a compreensão por mais de uma visão. Também tem a questão do resumo no final do material, ajudando demais a rever o conteúdo do PDF.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jonas: Montei o meu plano na intuição mesmo, se espelhando nos colegas e procurando uma maneira própria de estudar. Tentava estudar 4 disciplinas por dia, procurando uma carga horária de 4 horas por dia líquidas no meio da semana e, aos final de semana, 7 horas sábado e 4 horas no domingo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jonas: Costumava procurar separar um tempo para a resolução de questões e leitura dos meus resumos que escrevia no tablet.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jonas: A resolução de exercícios foi fundamental para a minha preparação, em vários momentos, seja para conhecer o perfil da banca ou para testar os meus conhecimentos. Não cheguei a contar qual foi a quantidade desde a minha trajetória, mas afirmo que foram muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jonas: Português sem dúvidas. Creio que demorei uns 2 anos para sedimentar o conhecimento, tentei de tudo, videoaula, PDFs, exercícios….
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jonas: As semanas finais foram de procurar um equilíbrio mental, mentalizar aquilo que fiz durante todos esses anos e tentar revisar o máximo. Já no dia pré-prova, eu costumava assistir a Revisão de Véspera do Estratégia Concursos, algo bem tranquilo, sem neuras.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jonas: A construção de uma boa prova discursiva se dá pela base sólida nas disciplinas e a utilização de uma estrutura para a redação. Costumava estudar aos fins de semana alguns temas que julgava serem importantes.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jonas: O meu principal ERRO, foi negligenciar as revisões no começo da minha preparação e o meu ACERTO, foi em sempre procurar manter a constância.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jonas: Com certeza, mas sempre busquei mentalizar a vitória, sendo o concurso público apenas uma etapa da minha vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jonas: Não desista, persista, mantenha a constância, independentemente das adversidades e, além de tudo, seja grato pela oportunidade de poder estudar e mudar de vida!