“[…] Tenha seus momentos de estudos como algo saboroso, como se fosse um prato de comida que você mais aprecia, porque dessa forma você desejará todos os dias se encontrar com o seu amor, ‘o ensino’.”
Confira a nossa entrevista com Edmara Sanches Nogari, aprovado em 8° lugar no concurso SES-MT para o cargo de Enfermeiro:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Edmara Sanches Nogari: Me chamo Edmara, sou enfermeira desde 2009, exercendo atividades assistenciais em um pronto-socorro Municipal na minha cidade vizinha. Sou concursada.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Edmara: Sempre tive o sonho de passar em um concurso do estado, assim como as minhas amigas enfermeiras. Claro, salário e Planos de Cargos, Carreiras e Salários muito bons.
Decidi, então, me adentrar no universo dos concursos e escolhi o Estratégia para isso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Edmara: Sempre estudei, trabalhei, cuidava da casa, dos filhos e ainda tinha atividades na minha igreja (sou professora de escola bíblica).
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Edmara: Já fui aprovada no concurso da SMS de Várzea Grande, SMS de Cuiabá e agora na SES MT.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Edmara: Por anos, mantive como meta estudar todos os dias de 1h30 às 2h30. No caso da SES, aumentei meu tempo de estudos nos últimos 60 dias que antecediam a prova para 8 horas diárias, incluindo os finais de semana. Retirei o celular e as redes sociais da minha vista. Não recebia visitas. Mas isso só foi possível, porque a minha mãe teve problemas de saúde e fiquei cuidando dela em casa e fiquei de licença do meu trabalho.
Costumo dizer que eu foi um “mal” que veio para o meu bem, porque apesar de estar fragilizada pela doença da minha mãe, eu estava com a mente descansada do estresse do trabalho.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Edmara: As minhas filhas me diziam “chega de estudar mãe”, “Esse é o seu último concurso” rs. Me davam bronca por eu desejar tanto estudar, mas a minha família sempre me apoiou nos meu desafios de estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Edmara: Já não acreditava que esse concurso da SES pudesse sair. Foram mais de 20 anos sem realizar concurso. E, desde quando me formei em 2008, tinha o sonho de ser efetiva da SES MT.
Mantive em mim o desejo por concursos melhores e mantive a meta de 2hs diárias de estudos. Mantive essa disciplina, porque acreditava em mim, na minha capacidade e pensava no que bons salários poderiam proporcionar para as minhas filhas e esposo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Edmara: Iniciava com leitura de PDFs e resolução de provas, quando estava muito cansada mentalmente e ainda não havia finalizado tempo de estudos eu partia para as videoaulas
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Edmara: Através da redes sociais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Edmara: O Estratégia foi o meu primeiro cursinho.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Edmara: Neste ano, contratei outro curso e nele foquei na resolução de exercícios.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Edmara: Materiais muito bons, com dicas estratégicas que direcionam o aluno a entender a banca. Cursos focados na Estratégia da banca e que ensinam a pensar como a banca. A Prof. Ligia é maravilhosa nessas dicas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Edmara: Sempre segui os planos de estudos do Estratégia. E as dicas, adaptei-as para a minha realidade e sempre deu certo.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Edmara: Através de simulados e provas. E quando já sabia a banca que ia aplicar o concurso, passava a resolver provas da banca também.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Edmara: Fiz milhares de exercícios. Eles me deixavam mais alerta durante longas horas de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Edmara: Português. A prof. carioca, Adriana Figueiredo praticamente pegou na minha mão durante os estudos. Foi libertador, haha.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Edmara: Revisei todos os tópicos que eu ainda tinha dúvidas, enfatizei nas questões fortes que iam cair e mantive foco nos estudos. Estudei até 2 horas antes da prova. Foram 2 meses de foco total ao lado da cama da minha mãe, que estava em recuperação de saúde. A minha família me ajudou muito. Sem eles, nada teria acontecido.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Edmara: Principal erro: deixar de realizar questões.
Acerto: realizar questões, provas e principalmente realizar a mesma prova várias vezes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Edmara: Sempre pensamos em desistir. Trabalhar como enfermeira, dona de casa, mãe e esposa é algo que se torna penoso estudar. Quantas fotos de aniversários e eventos em família que eu não estou, porque estava me dedicando aos estudos, isso dói meu coração. Mas, hoje, vivo a certeza que logo serei convocada e posso trabalhar menos, ganhar melhor e dar qualidade de vida às minhas filhas. As minhas filhas me motivaram, me dediquei por elas. As minhas rotinas de estudos já refletem na vida delas como estudantes, mulheres que desejam correr atrás dos seus sonhos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Edmara: Primeiro, tenha um propósito, o que você quer pra você. Depois, tenham um caso de amor com o aprendizado, ame a leitura, ame a realização de exercícios e simulados. Tenha os seus momentos de estudos como algo saboroso, como se fosse um prato de comida que você mais aprecia, porque, dessa forma, você desejará todos os dias se encontrar com o seu amor, “o ensino”. É olhando para a escrita que você passará grande parte dos seus dias, até alcançar o seu objetivo.