Artigo

No mundo dos concursos, o que vem pela frente em 2018 e em 2019?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Notícias de autorizações e editais não param de sair nesse final de 2018. A cada semana, temos uma novidade.

No meio de tudo isso, temos um cenário eleitoral de incertezas, que deixa todos preocupados com o que virá pela frente.

E o grande problema nisso tudo está na dificuldade que os alunos têm de formar uma visão de longo prazo.

Há uma insegurança natural de todos os concurseiros sobre qual caminho seguir.

Se você soubesse dizer exatamente quais editais vão ser publicados, tudo seria, inegavelmente, muito mais fácil. O planejamento seria muito mais simples.

Já imaginou se você soubesse que o edital da Receita Federal vai ser publicado daqui a 4 meses?  O que você faria se tivesse convicção de que o concurso do INSS vai sair em junho de 2019? E se você soubesse que os concursos de TREs serão retomados?

Infelizmente, ninguém saberá responder a todas essas perguntas. Podemos até fazer previsões acertadas, mas é dificílimo ter a certeza de quando será publicado um determinado edital. E é incrível como os editais nunca saem no momento em que queremos que eles saiam. Nunca estamos, afinal, 100% preparados para “aquele” concurso. Acontece também de estarmos focados em um determinado concurso e um outro edital ser publicado, desviando nossa atenção.

Sempre existirão dúvidas. É algo parecido com o mercado de ações. Por mais que você conheça uma empresa, nunca sabe se as ações dela irão decolar. Claro que você buscará se informar ao máximo, mas a certeza da valorização de uma ação você nunca terá, principalmente quando falamos em curto prazo. No final das contas, você fará apostas conscientes. É o que se espera, pelo menos.

Na sua trajetória pelo mundo dos concursos, você também terá que fazer esse tipo de aposta.

As decisões são sempre difíceis de tomar. Mas eu posso lhes garantir uma coisa: as melhores decisões tendem a ser aquelas que apostam no médio e longo prazo, e nunca aquelas focadas no curto prazo. Outra semelhança com o mercado de ações! rs…

Aqui você poderia me perguntar o seguinte: “Ricardo, o que você faria agora se estivesse estudando para concurso? Para qual concurso você iria se preparar?”.

Na época em que me preparei para concursos, eu era Oficial do Exército e já tinha uma remuneração bem razoável (cerca de R$ 5.000,00 à época). Só me interessavam os concursos da Área Fiscal, que tinham remunerações bem superiores à minha (à época, já superavam os R$ 13.000,00). Então, eu não tinha foco nenhum de curto prazo. Se estivesse hoje nessa situação, certamente eu estudaria para a Receita Federal.

“Ah, Ricardo. Mas vocês mesmos dizem que há concursos melhores do que a Receita Federal!”.

Não são muitos, mas eles existem. Exemplos são o ICMS/SC e o ICMS/RS, cujos editais foram publicados no final de 2018. São concursos difíceis, que exigem uma preparação antecipada. O aluno precisa estar bem maduro em seus estudos para conseguir a aprovação nesses certames. Só estarão nesse nível aqueles que, lá atrás, também apostaram no longo prazo. Muito provavelmente, os aprovados nesses concursos serão pessoas que estavam há algum tempo se preparando também para a Receita Federal! rsrs… Conheço muitos casos assim. Ao longo de todos esses anos no Estratégia, vi dezenas de depoimentos contando histórias como essa.

Eu mesmo vivi isso. Comecei a estudar para concursos no início de 2007, focado na prova da Receita Federal. O concurso nunca saía, mas surgiu uma oportunidade no final de 2008: o concurso de Analista de Comércio Exterior / MDIC. O edital era 80% parecido com a RFB. A remuneração era quase a mesma. Fiz a prova e fui aprovado em terceiro lugar.

“Ah, Ricardo. Mas eu preciso passar logo. Eu não posso pensar só no médio/longo prazo!”. 

Tudo bem! Mas já adianto que sua vida será um pouco mais complicada. Vários editais poderão desviar o seu foco de um objetivo maior. Você vai acabar pulando de “concurso em concurso“. Você até pode fazer isso, mas certifique-se de não ficar estudando para concursos muito diferentes. Analise a semelhança entre os concursos que você irá disputar. Se as matérias forem parecidas, pode seguir sem medo. É até por isso que nós indicamos aos alunos que tenham foco em uma determinada área (Fiscal, Tribunais do Trabalho, Policial, etc).

Independente de qual seja a sua escolha, estaremos aqui sempre prontos a lhe ajudar.

Sei que não é uma caminhada fácil. Mas ela é, sem dúvida, muito recompensadora.

Você só precisa tomar suas decisões com sabedoria.

Abraços,

Ricardo Vale

“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”. 

Instagramhttps://www.instagram.com/profricardovale/

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa tarde! Muito interessante o texto . Descreve claramente o que é concurso : escolhas certas e dedicação . Constância nos objetivos . Parabéns a Equipe Estratégia !
    lorena em 28/09/18 às 13:44
  • Gostei muito de ler seu texto prof. Ricardo. Bem direto, ESTRATÉGICO (rs) e com um toque emocional indispensável. Parabéns!
    aline magalhaes em 28/09/18 às 08:59
  • SHOW..... Adorei ler essa mensagem logo antes de começar a estudar...pense em uma pessoa apressada, que atirou atirou e não acertou nada. Foco foco, é uma das coisas que faz passar. Prof Ricardo, vocês são top.
    Regina Morais em 28/09/18 às 07:43
  • Grande professor !!!
    Josafá Gomes em 27/09/18 às 23:43