Aprovado em 3° lugar (CR) no concurso TJ-MS para o cargo de Analista Judiciário - Área Meio
Tribunais“Nunca pensei em desistir e a minha motivação veio do fato de que, ao longo dos concursos que realizei, obtive bons resultados, compatíveis com a minha preparação.”
Confira a nossa entrevista com Esdras Avelino Leitão Neto, aprovado em 3° lugar (CR) no concurso TJ-MS para o cargo de Analista Judiciário – Área Meio:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Esdras Avelino Leitão Neto: Meu nome é Esdras, sou engenheiro civil, tenho 28 anos de idade e moro na cidade de Teresina-PI.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Esdras: O que me levou a estudar para concursos foi, principalmente, a estabilidade que o serviço público proporciona.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Esdras: Desde o início dos meus estudos, eu sempre trabalhei e estudei. Como o meu trabalho era meio expediente, tinha a tarde e noite para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Esdras: Até o momento fui aprovado em 5 concursos:
1º colocado no CREFITO/14 – Analista Administrativo
3º colocado no TJ MS – Analista Judiciário – Área Meio
12º colocado no CREA-GO – Analista de Área
17º colocado no CREA-SP – Analista de Gestão Administrativa
356º colocado na PC GO – Escrivão de Polícia Civil
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Esdras: Eu encarei o estudo como um trabalho e estudava de domingo a domingo. Assim, saía somente quando necessário e tentava fazer uma atividade física pelo menos 2 vezes por semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Esdras: Meus pais, meus irmãos e minha namorada sempre me apoiaram muito, de forma que, no período da tarde ou noite, eu só era solicitado ou chamado para fazer algo se realmente fosse preciso.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Esdras: Para o TJ MS, eu estudei focado no edital por cerca de 3 meses, porém, só fiz alguns ajustes na minha preparação do que já estava estudando.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Esdras: Utilizei 90% PDF. Os PDFs são completos e adquiri toda a minha base por meio deles e com videoaulas complementava algumas lacunas de conhecimento que não tinha compreendido. Durante o estudo para a PCGO, também realizei todos os simulados disponíveis e obtive a mesma nota média na prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Esdras: Já havia visto na internet e meu amigo que já estudava me indicou os materiais do Estratégia Concursos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Esdras: Meu plano de estudos foi com base em cronograma, no qual domingo eu estabelecia as metas para a semana seguinte. Caso não conseguisse cumprir a matérias no dia estabelecido, tentava encaixar em outro dia.
Sempre estudava várias matérias ao mesmo tempo, cerca de 8 a 10, a depender do concurso.
Em relação a horas líquidas, a minha média semanal é cerca de 25/30 horas em pré-edital e 40 horas semanais em pós-edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Esdras: Por resumo e muitas questões. Sempre fiz meus resumos e alguns dias antes de fazer uma bateria de questões de determinado assunto, lia os meus resumos para relembrar a matéria e assim, todas as vezes que passava pelo assunto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Esdras: Para mim, resolver questões é 80% do estudo para concurso público, sempre conciliando com teoria e lei seca. Sendo bastante importante errar também, pois são aquelas que você ainda consegue fixar melhor.
Resolvi mais de 45 mil questões ao longo da minha trajetória, desde de maio/2022.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Esdras: Tive dificuldade com Português e superei através de muitas questões da banca, videoaulas e sempre conciliando com a teoria, quando necessário. É a matéria que estudo desde o início da minha preparação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Esdras: Na semana que antecede a prova, eu costumo ler todos os meus resumos de todas as matérias e tentando fazer algumas questões. E deixo as principais leis e leis específicas para perto do dia da prova. No dia anterior a prova, li as principais leis de direito e as leis específicas do concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Esdras: De modo geral, o meu principal acerto, foi fazer muitas questões desde o início dos estudos. E o principal erro, foi fazer baterias de questões logo após ler o resumo, deixando a falsa sensação de fixação do conteúdo, assim, com o tempo, passei a ler o resumo e em outro dia realizar a baterias de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Esdras: Nunca pensei em desistir e a minha motivação veio do fato de que, ao longo dos concursos que realizei, obtive bons resultados, compatíveis com a minha preparação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Esdras: Em primeiro lugar, aconselho começar os estudos com calma e fazer uma boa base por meio dos PDFs completos. Em segundo plano, a constância e disciplina, para que consiga encaixar os estudos na rotina, de modo que os momentos de lazer não atrapalhem as suas horas de estudo. Por último, persistir, pois, toda prova de concurso é um aprendizado e mantendo o foco e a disciplina, a sua hora vai chegar.