Aprovada em 2° lugar para Economista no concurso Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
Concursos Públicos“Escolher um material de qualidade é essencial na preparação. Escolher uma área em que possa aproveitar os conhecimentos adquiridos. Procurar entender quais horários o seu rendimento é maior nos estudos e estabelecer uma rotina […]”
Confira nossa entrevista com Aurea Christina Santos Souza, aprovada em 2° lugar para Economista no concurso Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Aurea Christina Santos Souza: Sou formada em Economia pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC, tenho 33 anos, sou da cidade de Camacan, interior da Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Aurea: Eu comecei a estudar para concursos por conta do desemprego, da falta de oportunidades no mercado de trabalho, e em busca de estabilidade financeira e uma condição de vida melhor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Aurea: Sim. Trabalhei em lojas de roupas. Cheguei a lecionar em período noturno. Sempre consegui conciliar o trabalho e os estudos. Mas tornei-me mãe, fiquei desempregada, e passei a conciliar a maternidade, com os afazeres domésticos e os estudos. Consegui conciliar sendo disciplinada e organizada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação?
Aurea: Minha primeira aprovação foi no concurso para o cargo de economista da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Antes disso, eu havia apenas “batido na trave” em alguns concursos. Pretendo continuar estudando para outros cargos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Aurea: Estudava de segunda a sábado. O domingo eu usava para descansar em casa. Às vezes ia ao shopping, ao cinema ou numa praça. Procurava fazer algum programa que tirasse um pouco da tensão dos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Aurea: Eu tive o apoio dos meus familiares e amigos que sempre incentivaram e entenderam que ser aprovado em um concurso era um sonho para mim. Meus pais, principais incentivadores, me ajudaram bastante, cuidavam de minha filha enquanto eu ia fazer as provas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Aurea: Eu já estudava, então já tinha uma base. Especificamente para esse concurso, estudei dois meses e meio. Estabelecer uma rotina ajuda a manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Aurea: Eu usei as aulas em PDF e as videoaulas que o site oferece. A principal vantagem é que você pode assistir aula e ler os PDFs de qualquer dispositivo digital. Basta ter acesso a internet para acessar o site.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Aurea: Eu conheci o Estratégia em 2018, quando procurava sites especializados em concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Aurea: Sim, eu gosto muito de estudar com o material do Estratégia, acho de fácil entendimento. Os cursos em PDFs são diferenciados porque não são maçantes ou cansativos. É realmente fácil entender o conteúdo. O uso das videoaulas para aprender o conteúdo e consolidar o conhecimento é muito importante. Não fica a impressão de que há algo faltando.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Aurea: Eu estudava 4 matérias por dia. Em períodos 1 hora por matéria, com intervalo de 20 minutos entre elas, totalizando 4 horas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Aurea: Eu gosto muito de revisar por questões e mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Aurea: Eu fiz inúmeras questões, impossível agora, me lembrar de quantas. A resolução de exercícios é essencial na preparação, até para ajudar a entender como o conteúdo pode ser cobrado.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Aurea: Eu tinha muita dificuldade em informática, acho uma das matérias mais difíceis. Resolver muitas questões me ajudou bastante.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Aurea: Eu fiz revisões dos conteúdos que eu havia estudado, li resumos, mapas mentais. E no dia pré-prova não estudei nada só descansei.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Aurea: O principal acerto foi ter escolhido um material de qualidade, ter estabelecido uma rotina, ser constante e entender quais horários eu consigo render mais nos estudos. O principal erro foi negligenciar as revisões do conteúdo que eu já havia estudado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Aurea: Eu nunca pensei em desistir. Sempre achei que uma hora iria conseguir entrar em algum órgão público.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Aurea: Escolher um material de qualidade é essencial na preparação. Escolher uma área em que possa aproveitar os conhecimentos adquiridos. Procurar entender quais horários o seu rendimento é maior nos estudos e estabelecer uma rotina. Além de ser constante, estude a quantidade de tempo que você tem disponível, mas estude todos os dias, não importa se 30, 20 minutos ou 1 hora mas todo dia se dedique a estudar um pouco.
O caminho é difícil, por muitas vezes frustrante, doloroso até, mas o importante é não desistir dos seus sonhos.