Artigo

Taquigrafia: saiba como foi o último concurso da ALE-RO

Confira neste artigo como foi o último concurso para área de Taquigrafia da ALE-RO.

Saiba como foi o último concurso para a área de Taquigrafia da ALE-RO
Saiba como foi o último concurso para a área de Taquigrafia da ALE-RO (Foto: ALE-RO)

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

O último concurso para a área de Taquigrafia da ALE-RO ocorreu em 2018 e a organização do certame ficou por conta da  Banca FGV

Com exigência de formação de Nível Superior em qualquer área, a seleção ofertou 08 vagas para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Taquigrafia, além de uma remuneração inicial de R$ 5.238,08

Agora, uma nova oportunidade se aproxima! Com comissão formada, a previsão é que o próximo Concurso da ALE-RO aconteça ainda no segundo semestre de 2024.  

Por isso, analisaremos o que rolou nas etapas do último certame para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Taquigrafia.

A seleção para a área de Taquigrafia da ALE-RO se dividiu em três etapas

  1. Prova Escrita Objetiva,  de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova Prática de Taquigrafia, de caráter eliminatório e classificatório; 
  3. Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório.

Prova Escrita Objetiva

Na etapa da Prova Escrita Objetiva, valendo 80 pontos, os candidatos realizaram uma prova de múltipla escolha contendo 80 questões. Assim sendo, cada questão valia 1 ponto, e o certame distribuiu as questões da prova da seguinte maneira:

  • Questões de Língua Portuguesa14
  • Questões de Raciocínio Lógico10
  • Questões de Legislação Específica8
  • Questões de História e Geografia de Rondônia8
  • Questões de Conhecimentos Específicos 40

Prova Prática de Taquigrafia 

Na etapa da Prova Prática de Taquigrafia, valendo 100 pontos, apenas 44 candidatos obtiveram a nota mínima exigida na Prova Escrita Objetiva e, assim, conquistaram uma oportunidade para esta fase do concurso. 

Nesse sentido, na etapa da Prova Prática de Taquigrafia, um texto com um total de  400 palavras é ditado a uma velocidade constante de 80 palavras por minuto, com duração de 5 minutos

Desse modo, o candidato precisa realizar o apanhamento taquigráfico deste texto e, em seguida, deve transcrever a tradução das notas taquigráficas em um processador de textos.

Avaliação de Títulos

Já na etapa da Avaliação de Títulos, valendo 12 pontos, foram avaliados os títulos dos candidatos habilitados nas duas etapas anteriores, ou seja, Prova Escrita Objetiva e Prova Prática de Taquigrafia.

Finalmente, após a Avaliação de Títulos, restaram habilitados e aprovados apenas 19 candidatos do certame. Desse modo, menos de 44% dos concorrentes que tiveram a oportunidade de realizar a Prova Prática de Taquigrafia lograram êxito na etapa. Ou seja, 25 dos 44 convocados foram eliminados do certame. 

Um dado importante deste último concurso para área de Taquigrafia da ALE-RO é que 14 dos 19 candidatos habilitados e aprovados foram nomeados, sendo o primeiro ato de nomeação realizado em maio de 2019  e o último em outubro de 2023.

Pessoal, todas as fases do concurso são importantes, mas é necessário destacar a importância da etapa da Prova Prática de Taquigrafia

Nesse sentido, imagine conquistar uma oportunidade para realizar a Prova Prática de Taquigrafia de um concurso como o da ALE-RO e ser eliminado justamente nesta fase.  Pois isso acontece, e é mais comum do que se imagina

Muitos candidatos fazem a sua inscrição em concursos da área de Taquigrafia achando que a Prova Prática será somente de digitação ou que será realizada com a utilização de alguma máquina específica, e deixam para buscar entendimento sobre o que é Taquigrafia somente após a aprovação na primeira etapa do certame. 

Desse modo, acabam frustrados, pois percebem que neste curto espaço de tempo entre o dia da convocação para a Prova Prática de Taquigrafia e o dia da sua realização, será muito difícil (para não dizer impossível) atingir a velocidade taquigráfica necessária e lograr êxito na etapa. 

Portanto, não deixe para começar a praticar somente quando o edital do seu concursoestiver aberto. Comece agora mesmo, pois aprender um Método Taquigráfico exige tempo e dedicação. 

Assim sendo, busque conhecimento, pratique assiduamente e desenvolva as suas habilidades Taquigráficas. E, além  disso, conscientize-se de que haverá momentos em que você sentirá vontade de desistir, e isso é absolutamente normal.

Afinal de contas, você estará aprendendo uma atividade completamente nova e, que por vezes, parecerá impossível. Mas continue praticando um pouco a cada dia, pois a sua dedicação com certeza te levará ao resultado almejado, que é a sua aprovação.

Chegamos ao fim da nossa análise sobre o último concurso realizado para o cargo de Analista Legislativo – Especialidade Taquigrafia da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia. Espero que tenham gostado.

Você tem interesse pela área de Taquigrafia?

Pois saiba que você também pode colocar outros certames no seu radar! Em breve, haverá oportunidades para os profissionais da área de Taquigrafia no Concurso da Câmara de Rio Branco: banca em breve; 15 vagas

E também está em iminência um novo concurso para a Câmara dos Deputados, com oportunidades para o cargo de Analista Legislativo da área de Registro e Redação (antigo Taquígrafo Legislativo), com iniciais de  até R$ 26.136,43.

Caso queira se preparar para chegar competitivo em qualquer prova desta área, invista nos cursos da área de Taquigrafia  do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Cursos e Assinaturas

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.