Artigo

Pontuação para SEFAZ-RJ: Português

Olá, pessoal. Tudo certo? No artigo de hoje veremos o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ.

O artigo será divido da seguinte forma:

  • Introdução
  • Ponto final, dois pontos e reticências
  • Parênteses e aspas
  • Ponto de exclamação e ponto de interrogação
  • Vírgula, ponto e vírgula

Sem mais delongas, vamos lá!

Introdução

Vamos iniciar o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ.

A pontuação é um elemento essencial na escrita em português, desempenhando um papel crucial na clareza e no entendimento das frases. Ela serve para organizar e estruturar o texto, indicando pausas, entonações e relações entre as palavras e as orações. Sem a pontuação adequada, um texto pode se tornar confuso e difícil de compreender, levando a interpretações errôneas.

Além disso, pontuação e gramática são amplamente cobradas em provas de concurso, garantindo pontos valiosos.

Antes de vermos a pontuação em si, lembre-se da ordem direta de uma sentença.

Pontuação para SEFAZ-RJ: Português

Entretanto, para que revisamos isso? Simples, essa ordem é natural e a inversão desses termos ou a inclusão de outros termos entre eles tem implicações na pontuação, para que ainda seja possível perceber a relação de sentido e a sequência natural da frase.

Ok, e o que exatamente será visto? Faremos uma revisão com base em exemplos das seguintes pontuações: ponto final, dois pontos, reticências, parênteses, aspas, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgula, ponto e vírgula e travessão.

Ponto final, dois pontos e reticências

Continuando o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ, vamos iniciar pelo Ponto final, Dois pontos e Reticências.

Ponto final: marca o término de uma frase declarativa, indicando que a ideia foi concluída. Ele separa períodos distintos, contribuindo para a clareza e a organização do texto. Usar o ponto final corretamente ajuda a evitar ambiguidades, tornando a mensagem clara e objetiva.

  • Indica o final de uma frase declarativa.

Ex.: O concerto será realizado no próximo sábado.

  • Separa períodos.

Ex.: Ela estudou a noite inteira. No dia seguinte, estava exausta.

  • Abrevia palavras.

Ex.: O Dr. estará disponível para consultas na próxima semana.

Dois pontos: introduzem explicações, listas, citações ou falas de personagens. Eles preparam o leitor para algo que será detalhado em seguida. Por exemplo, “Ela disse: ‘Vamos ao parque hoje'”. Usados corretamente, os dois pontos tornam o texto mais organizado e fácil de entender.

  • Inicia falas de personagens.

Ex.: Ela perguntou: “Você virá à festa amanhã?”

  • Usado antes de enumerações, apostos explicativos e sequências de palavras.

Ex.: No piquenique, trouxemos: sanduíches, frutas e sucos.

  • Usado antes de citações diretas.

Ex.: Conforme o ditado popular: “A pressa é inimiga da perfeição.”

Reticências: indicam interrupção, dúvida, hesitação ou continuidade de pensamento. Elas podem transmitir emoções e significados implícitos. Por exemplo, “Eu queria te dizer que… esquece, não importa.” As reticências adicionam nuance à escrita, permitindo ao leitor inferir mais além das palavras.

  • Indica dúvida ou hesitação.

Ex.: Acho que… talvez seja melhor reconsiderar.

  • Interrompe uma frase incompleta sintaticamente.

Ex.: Se ao menos ele tivesse…

  • Finaliza uma frase incompleta para sugerir uma continuidade de pensamento.

Ex.: Livros, filmes, músicas… tudo traz memórias de nossa infância.

Suprimir palavras em uma transcrição.

Parênteses e aspas

Prosseguindo com o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ, agora vamos revisar parênteses, aspas e travessão.

Parênteses

  • Isolam palavras ou frases intercaladas explicativas, apresenta datas e podem substituir o uso da vírgula ou do travessão.

Ex.: O encontro será na próxima quinta-feira (15 de julho).

Aspas

  • Destacam palavras ou expressões não convencionais, como gírias, estrangeirismos, expressões populares entre outros.

Ex.: O chefe pediu para “brainstormarmos” ideias para o novo projeto.

  • Indicam uma citação direta.

Ex.: “O importante é não parar de questionar.” (Albert Einstein).

Travessão

  • Inicia a fala de um personagem no discurso direto.

Ex.: Pedro exclamou: — Eu não acredito nisso!

  • Marca a mudança do interlocutor durante os diálogos.

Ex.: — Você vai à festa hoje? — Não, prefiro descansar.

  • Indica itinerários.

Ex.: O voo foi de Paris – Londres.

  • Substitui a vírgula em expressões ou frases explicativas.

Ex.: Steve Jobs — o visionário fundador da Apple — revolucionou a indústria de tecnologia.

Ponto de exclamação e ponto de interrogação

Agora vamos tratar sobre o Ponto de exclamação e Ponto de interrogação.

Ponto de exclamação: é utilizado para expressar emoções intensas, surpresa, ênfase ou enfatizar uma frase imperativa. Ele aparece após vocativos, interjeições, frases imperativas e palavras que transmitem emoção. Por exemplo, “Que notícia maravilhosa!” ou “Cuidado!”

  • Aparece após vocativo.

Ex.: João, me ajude!

  • Após frases imperativas.

Ex.: Feche a porta!

  • Após interjeição.

Ex.: Uau!

  • Após palavras ou frases de caráter emotivo, expressivo.

Ex.: Que alegria!

Ponto de interrogação: é utilizado para indicar uma pergunta direta. Ele vem sempre após perguntas formuladas para obter informações ou esclarecimentos. O ponto de interrogação também pode ser combinado com o ponto de exclamação para enfatizar a surpresa, choque ou dúvida intensa.

  • Indica perguntas diretas.

Ex.: Você vai ao evento?

  • Junto ao ponto de exclamação para enfatizar ideias.

Ex.: Como você conseguiu isso?!

Vírgula, ponto e vírgula

Vamos finalizar o resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ com Vírgula e ponto e vírgula.

Vírgula: é essencial para separar elementos como vocativos, apostos, adjuntos adverbiais, itens de uma enumeração, expressões explicativas, entre outros. Sua correta utilização ajuda a evitar ambiguidades e melhora a clareza das frases. Por exemplo, “Ana, minha melhor amiga, sempre me apoia.”

  • Separa vocativo.

Ex.: Ana, venha cá!

  • Separa aposto.

Ex.: Maria, minha prima, está estudando no exterior.

  • Separa o adjunto adverbial antecipado ou intercalado.

Ex.: No entanto, ele continuou trabalhando.

  • Separa elementos de uma enumeração.

Ex.: Na festa, havia músicos, dançarinos e artistas.

  • Isola expressões explicativas.

Ex.: A aula, ou seja, a palestra sobre literatura, foi muito interessante.

  • Separa conjunções intercaladas.

Ex.: Fui ao cinema, portanto, assisti a um ótimo filme.

  • Isola o nome do lugar na indicação de datas.

Ex.: São Paulo, 1º de janeiro de 2024.

  • Separa termos coordenados assindéticos.

Ex.: Trabalho, estudo, e ainda pratico esportes.

  • Marca a omissão de um termo.

Ex.: Ele queria hambúrguer, e eu, pizza.

Atenção, é crucial observar que, quando há uma relação sintática direta entre termos na oração, o uso da vírgula não é adequado.

Isso inclui: separar o sujeito do verbo, o verbo de seu complemento, termos regentes de termos regidos, ou iniciar uma intercalação sem fechá-la corretamente.

Ponto e vírgula: é usado para separar itens em listas detalhadas e para unir orações coordenadas extensas. Ele facilita a organização do texto, mantendo a fluidez da leitura.

  • Usado para separar os itens em uma sequência.

Ex.: Devemos revisar o documento; enviar para aprovação; e aguardar o feedback.

  • Separa orações coordenadas extensas ou onde já se utilizou a vírgula.

Ex.: Ele não sabia o que fazer; contudo, decidiu seguir em frente com seu plano.

Considerações Finais

Pessoal, chegamos ao final do resumo sobre Pontuação para SEFAZ-RJ, espero que tenham gostado.

A língua portuguesa é cheia de nuances e regras, assim não deixe de estudar o assunto na íntegra por nossas aulas, além de treinar por meio de questões de concurso em nosso sistema de questões.

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