Aprovado em 2° lugar (cotas) no concurso SEME Vitória para o cargo de Professor de Educação Básica IV - Coordenador de Turno
Educação“Acredite em si mesmo e na sua capacidade de alcançar seus objetivos.”
Confira nossa entrevista com James Jean Baptiste, aprovado em 2° lugar (cotas) no concurso SEME Vitória para o cargo de Professor de Educação Básica IV – Coordenador de Turno:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
James Jean Baptiste: Sou James , tenho 35 anos e sou natural de Porto Príncipe, Haiti. Sou bacharel em Biotecnologia, licenciado em Biologia e mestre em Genética e Melhoramento, além de ser brasileiro naturalizado.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
James: Antes de vir para o Brasil, eu tinha formação em agronomia, mas não conseguia encontrar trabalho na minha área. Por isso, decidi fazer uma nova graduação em Biotecnologia enquanto aguardava o tempo necessário para iniciar meu processo de naturalização. Quando minha naturalização foi publicada no DOU, fiz um concurso para Operador de Tratamento de Água em Ibiraçu e fui aprovado. Posteriormente, pedi exoneração para cursar um mestrado em Genética. Durante o mestrado, passei em um concurso para o cargo de assistente em Administração no CEFET-MG.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
James: Atualmente, trabalho como Assistente em Administração, fazia um mestrado (acabei de defender, ufa!), mas continuo estudando para outros concursos e trabalhando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
James: Já fui aprovado em primeiro lugar cotas para Assistente em Administração no último concurso do IFES, passei no CEFET, passei como professor de biologia na Secretaria de Educação de MG, passei na SEDU-ES como Agente de Suporte Educacional, entre outros.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
James: Eu tenho poucos amigos. Eu estudava muito português para fortalecer meu ponto fraco.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
James: É uma caminhada quase solitária já que minha família não está aqui. Mas os poucos amigos que tenho falavam para eu fazer concurso e que isso poderia me ajudar
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
James: Para o último concurso estudei 6 horas diárias (não horas líquidas). Aproveitei as disciplinas do último concurso da SEE-MG.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
James: Eu estudo com os PDFs, mas quando eu travava por não entender um conteúdo eu recorria às explicações nos vídeos para entender a matéria.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
James: Conheci o Estratégia após não ser aprovado no concurso MPMG. Estava lá no sol vendo todo mundo ir ao site do Estratégia para a correção da prova de Oficial de Justiça. Eu cheguei em casa e fui dar uma olhada no site, aí eu vi as fotos dos aprovados, as porcentagens de aprovações, o número de pessoas em primeiro lugar, aí decidi que iria estudar pelo Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
James: Cheguei a estudar com outros materiais, mas chegava num ponto onde não tinha lógica no PDF, eu achava o PDF mal elaborado para pessoas que estão começando em determinada área de concurso. Lembrei-me que estava preparando SEFAZ-ES, mas não fiz a prova porque eu não conseguia estudar com o material.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
James: Cheguei a ser aprovado com uma apostila de assistente em administração que comprei naquelas famosas bancas de jornal de rua.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
James: Então, depois fui fazer a mesma prova assistente em administração, mesmo já ocupando um cargo parecido, com o material do Estratégia e fiquei em primeiro lugar cotas e com a mesma pontuação que a pessoa que ficou em primeiro lugar geral que é cotas também.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
James: Horas líquidas mesmo são 4 horas diárias. Mas quando estava no laboratório, eu ficava estudando Direito Constitucional o dia todo. Como a professora Nelma fala devagar e explicava tudo, dava para acompanhar sem estar vendo o vídeo. E no final do dia eu fazia muitas questões. Eu estudava duas matérias diferentes por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
James: Eu fazia minhas revisões com simulados. Um simulado ou a prova do último edital antes de começar os estudos para ver como estou e fazia essa mesma prova após estudar 80% das matérias. Eu escrevo enquanto eu estudo e isso me permite juntar as informações até fazer sentido na minha cabeça como um todo. Depois eu me explicava o que eu acabei de estudar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
James: Resoluções de exercícios permitem saber como um conteúdo pode ser cobrado e errar durante o treino é muito importante para ficar ligado com as cascas de banana. Cada PDF do Estratégia tem um pouco mais de 50 perguntas e sempre que eu puder tento fazer mais de 50 perguntas por PDFs. Somando todos os PDFs que já estudei, dá muitas questões durante minha curtíssima jornada de concurseiro.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
James: Tinha dificuldade com Conhecimentos Pedagógicos. Acredito que minha dificuldade nessa disciplina estava relacionada ao fato de eu ser bacharel e não licenciado. Para superar essa dificuldade, adotei várias estratégias. Fiz uma complementação pedagógica em Biologia e em Química. Deixei de lado os PDFs num primeiro momento e comecei a assistir as videosaulas. As explicações dos professores me ajudaram bastante a entender a matérias, fiz bastantes resumos dos PDFs para aprimorar os conhecimentos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
James: Antes da prova era uma grande correria, meu mestrado era em Viçosa (na UFV), meu trabalho é em BH e a prova era na Grande Vitória. Eu aproveitada as horas das viagens para estudar no ônibus. Baixava os PDFs e passava o tempo todo estudando. Na véspera da prova eu não estudei, estava cansado da viagem, mas estava pronto.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
James: Aconselho a fazer uma monitoria de discursiva com o Estratégia, mas se não puder, estude a estrutura das discursivas do Estratégia (aquelas discursivas sem correção) e tenta escrever sobre vários temas em relação ao edital, pois foi isso que fiz.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
James: Meu principal erro até agora é não definir uma área específica na qual quero fazer concurso. Pois estou estudando várias matérias de várias áreas. Como acerto, posso dizer que consegui melhorar meu português com a professora Adriana, mesmo sendo estrangeiro. Se eu consegui, imagina um brasileiro nato.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
James: Sim, houve momentos em que pensei em desistir. Quando saiu o edital e vi a quantidade de matérias, fiquei pensando no número de candidatos por vagas, e pensei que eu não iria conseguir. Minha principal motivação para seguir em frente foi o fato de pensar que minha única saída é ter um cargo público, então tenho que dar tudo de mim. Agora vou ficar com a consciência tranquila, porque pelo menos eu tentei e dei o melhor de mim.
Essa experiência me ensinou muito sobre resiliência e a importância de não desistir diante das dificuldades. Hoje, estou grato por não desistir, pois consegui passar em outros concursos e processos seletivos e não importa o seu nível como concurseiro, a consistência vai levar você até o topo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
James: Preparar-se para concursos é um grande desafio que demanda muita dedicação e perseverança. Aqui estão algumas dicas que me ajudaram ao longo da minha trajetória:
Planejamento: Elabore um plano de estudos detalhado e realista, com metas diárias e semanais.
Disciplina: Siga seu plano de estudos rigorosamente. A consistência é fundamental para o sucesso.
Material de qualidade: Use materiais de estudo confiáveis e atualizados, bote fé nos professores do Estratégia. Os professores são da Turma de Elite.
Revisão constante: Revise o conteúdo regularmente para fixar o conhecimento. Fazer resumos pode ser uma excelente forma de reter informações importantes.
Prática de questões: Resolva muitas questões de provas anteriores e simulados do Estratégia para se familiarizar com o estilo das perguntas e identificar áreas que precisam de mais atenção.
Saúde e bem-estar: Não negligencie sua saúde. Durma bem, alimente-se adequadamente e pratique exercícios físicos regularmente. Uma mente saudável depende de um corpo saudável.
Lembre-se de que o caminho pode ser difícil e exigirá sacrifícios, mas cada esforço vale a pena. Haverá dias de desânimo, mas não deixe que isso o abale. Mantenha seu objetivo sempre em mente e continue firme, mesmo diante das adversidades.
Acredite em si mesmo e na sua capacidade de alcançar seus objetivos. Cada pequena vitória ao longo do caminho é um passo a mais rumo ao sucesso. Nunca desista, pois a perseverança e o esforço são recompensados. Desejo a todos que estão iniciando seus estudos para concursos muita sorte e sucesso. Sigam em frente com determinação e fé, e vocês alcançarão seus sonhos.