Aprovado em 6° lugar no concurso ISS Nova Friburgo para o cargo de Fiscal de Tributos
Fiscal - Municipal (ISS)“[…] Devemos entender que o sucesso em concursos públicos é alcançado a longo prazo. Não existe uma fórmula mágica além do estudo constante. Persistência, dedicação e equilíbrio mental são fundamentais para alcançar a aprovação.”
Confira nossa entrevista com Rudson Rosa da Silva, aprovado em 6° lugar no concurso ISS Nova Friburgo para o cargo de Fiscal de Tributos:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Rudson Rosa da Silva: Olá! Meu nome é Rudson, sou formado em Administração Pública, tenho 37 anos e nasci em São João de Meriti- RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Rudson: Além da estabilidade, uma boa remuneração e possibilidade de crescimento.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Rudson: Sim. Como trabalho por regime de escala, então nos dias da minha folga aproveito para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Rudson: Fui aprovado dentro das vagas para o cargo de ISS Nova Friburgo em 6º lugar. Além disso, fiquei em 7º no concurso da PGM Nova Iguaçu e em 12º no concurso de Auditor Fiscal de Nilópolis, ambos para cadastro de reserva.
Pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Rudson: Não sou muito de sair, sou mais caseiro. É claro que quando dava, eu saía com a família. Até porque existe vida fora dos estudos (rs).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Rudson: Graças a Deus sempre tive o apoio da minha esposa. Fui sempre transparente, informando que o processo poderia levar tempo e que não seria fácil. Querendo ou não, as pessoas mais próximas da gente acaba participando das nossas lutas. Sofrendo junto. Ela já sabe que quando digo que vou reservar um tempo para estudar, durante esse período não posso ter a atenção desviada, exceto para questões urgentes. E nas horas vagas, ajudava nos afazeres da casa.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Rudson: Nos concursos que citei, eu não estudei de forma específica, apenas os fiz como teste. Claro que já venho estudando há algum tempo para concursos, mas antes disso, mudei várias vezes de foco, como segurança, controle e tribunais. Isso resultou em frustração e desânimo diante das reprovações, ao ponto de eu parar de estudar por um ano e meio.
Retornei no final de 2021, estudando de duas a três matérias por dia, sem me pressionar para concluir um curso específico. Chega a ser angustiante, pois parece que você perdeu todo o conteúdo que havia adquirido.
Caso bata algum desânimo na trajetória, o negócio é não parar, nem que seja estudando uma matéria por dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Rudson: Atualmente estudo por PDFs, e nas matérias que tenho muita dificuldade, concílio com videoaulas. Mas a maior parte é por livro digital.
Com o tempo você acaba se adequando a determinado tipo de estudo e empregando aquele que melhor se identifica. No início, a videoaula era a melhor forma de aprendizado, mas não abordava o conteúdo como eu necessitava, como o faz um PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Rudson: Por meio de amigos e sites de concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Rudson: O Estratégia vem fazendo muita diferença na minha preparação. Além de ter um material de qualidade e uma didática de ensino excelente, a ferramenta como Marcação dos Aprovados tem me ajudado em algumas matérias, complementando minhas revisões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Rudson: Nos meus estudos não me prendo a horas líquidas, mas sim ao cumprimento do cronograma de estudo que tenho. Por exemplo, separo quatro matérias por dia, cada uma com um assunto a ser estudado. Dependendo da extensão do conteúdo, eu o fraciono. Se a aula 12 de Direito Constitucional, sobre o Poder Judiciário, possuir mais de 40 páginas, então a separo em duas partes para não ficar muito cansativo. Paralelamente, complemento com exercícios de fixação da plataforma de questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Rudson: Faço revisão pelos destaques que faço nos materiais e bastante exercício mesmo. Tentei fazer resumos no caderno, mas tomava muito meu tempo.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Rudson: É de suma importância, tendo em vista que você assimila o conteúdo de forma rápida. É claro que deve haver revisões de tempo em tempo para o assunto não cair no esquecimento.
Fiz mais ou menos umas 50.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Rudson: Ainda tenho muita dificuldade em Contabilidade Geral, Matemática financeira e Tecnologia da informação. Estou superando aos poucos, com bastante videoaula, leitura em PDF e exercício. Ainda não dá para dizer que estou 100% (rs), mas…na hora da prova dá para se safar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Rudson: Nas semanas anteriores à prova, revejo minhas marcações juntamente com o caderno de questões que utilizei nos meus estudos. Cabe ressaltar que não faço questões novas, ou seja, reviso somente as que estão no caderno. Resolvo as questões de forma aleatória, porque quando se resolve de forma sequencial, cria-se uma falsa sensação de elevação no seu desempenho.
No dia da pré-prova já tentei estudar e isso me deixou mais ansioso. Então prefiro relaxar, sair com a família, ir ao cinema ou até mesmo ficar de bobeira em casa, apesar de a mão coçar para abrir algum material e estudar ☺
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Rudson: No decorrer dos meus estudos eu tinha mania de deixar os assuntos de baixo rendimento de lado, focando naqueles que tinham um desempenho melhor. E, quando ia para a prova, deparava-me justamente com aquele assunto que era uma pedra no meu caminho. Com isso, passei a priorizar os tópicos que me causavam mais dificuldade, aumentando o tempo de estudo, mas sem comprometer o desempenho nas áreas em que já estava indo bem.
Erros sempre vão existir, mas saber lidar com eles é o que faz a diferença.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Rudson: Várias vezes já pensei em desistir, largar de mão mesmo. Parece que quanto mais se estuda, menos sabemos. As aprovações/classificações sempre batendo na trave e isso acaba gerando angústia e mais ansiedade. Só quem estuda para concursos sabe a luta que é. Tipo, estudar, estudar… sem saber se vai conseguir alcançar a tão sonhada aprovação. O negócio é continuar estudando, porque uma hora seu esforço começa a dar frutos.
Desistir. nesse momento, não é uma opção para mim, até porque a idade já não permite (rs). A minha motivação, além da minha família, é saber que nessa trajetória adquiri uma boa base de conhecimento, e que com resultado de algumas aprovações, sei que estou no caminho certo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Rudson: Cada pessoa tem suas peculiaridades, seu próprio ritmo de aprendizado e suas necessidades individuais. O que é fácil para mim pode não ser para você, e o método que uso pode não ser o melhor para você. Por isso, não devemos nos comparar com os outros, mas sim procurar aquilo que melhor se adequa a nós. Devemos entender que o sucesso em concursos públicos é alcançado a longo prazo. Não existe uma fórmula mágica além do estudo constante. Persistência, dedicação e equilíbrio mental são fundamentais para alcançar a aprovação.