Aprovada em 3° lugar no concurso Prefeitura de Mossoró/RN para o cargo de Fonoaudióloga
Saúde“[…] Ter ajuda e apoio dos familiares também é importante. Fazer atividade física e ter uma alimentação saudável. Não desistir, mesmo que você ache que não irá conseguir.”
Confira a nossa entrevista com Naiara da Silva Paula, aprovada em 3° lugar no concurso Prefeitura de Mossoró/RN para o cargo de Fonoaudióloga:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Quando se formou, idade e cidade natal?
Naiara da Silva Paula: Me formei em 2015, tenho 30 anos e sou de Natal/RN.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Naiara: Eu me formei e não tinha emprego, então comecei a estudar para concursos. Estudei um ano completo e depois comecei a trabalhar. Sempre quis ter concurso na minha área de formação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Naiara: Sim, conciliava estudando a hora que eu estivesse disponível. Eu estava trabalhando pela manhã, mas geralmente era das 8h às 10h. Então, eu chegava às 7h no trabalho e saía às 11h. Estudava 2h todas as manhãs. À tarde, eu só trabalhava às terças e quintas. Então, estudava às segundas, quartas e sextas, à tarde. Até no máximo 19h, porque não gosto de estudar à noite. O que ajudou, foi que sou fonoaudióloga clínica autônoma e decido os meus horários.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Naiara: Em 2018, eu passei no cadastro de reserva (12º) para o cargo de fonoaudiologia na Prefeitura de Russas/CE, mas nunca me chamaram.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Naiara: Pouquíssima vida social quando estava estudando para concursos. Desativei o Instagram e não passeava. Mas, isso geralmente quando o edital já estava lançado.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Naiara: Sou casada e tenho uma filha. Meu marido me apoiava sim, fazia as comidas e cuidava da nossa filha. Minha filha (4 anos) dizia que eu ficava muito no celular, mas era estudando, assistindo as videoaulas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Naiara: Estudei por um mês, o edital já tinha sido lançado e eu pensei em não fazer, mas depois resolvi fazer e comprei o curso da Estratégia Saúde para me auxiliar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Naiara: Videoaulas, apostilas e livros. Videoaulas por serem mais curtas, geralmente em conteúdo que eu já dominava e as apostilas e livros, quando eu não dominava o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Naiara: Pelo Youtube quando assisti vídeos das professoras de fonoaudiologia (Dani e Sheila).
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Naiara: Curso específico da minha área para o concurso. O contato foi só virtual, assistindo as videoaulas e lendo os PDF.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Naiara: Senti sim. Porque antes eu estudava sozinha, sem nenhum direcionamento.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Naiara: Não montei plano de estudos. Eu respondia provas e quando eu não sabia responder à questão, eu estudava a matéria sobre o assunto e também assisti todas as videoaulas. Dois dias antes do concurso, assisti as videoaulas que eu tinha mais dificuldade novamente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Naiara: Eu assistia a aula. Depois eu me filmava apresentando a aula e na esteira da academia eu escutava a minha própria apresentação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Naiara: Respondi muitas questões, mas não lembro quantas (no mínimo umas 20 por dia). Praticamente todos os dias eu respondia questões e estudava as matérias das questões que não conseguia responder.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Naiara: Eu tinha mais dificuldades nas matérias que eu não atuava no trabalho. Tinha que estudar a teoria e responder às questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Naiara: Estudei muito, todos os horários livres eu respondia questões. Ou assistia videoaulas ou lia o material em PDF. Estudei até 1h antes de ir fazer a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Naiara: Erro foi eu não ter comprado o curso da Estratégia Saúde nos concursos anteriores e acerto foi nunca ter parado de estudar, mesmo que não fosse para concurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Naiara: Pensei sim, porque eu queria ter uma opção de emprego com estabilidade.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Naiara: É importante deixar o lazer de lado por um tempo (desativar as redes sociais). Ter ajuda de quem já sabe o que é mais pedido em prova, como os professores do Estratégia. Ter ajuda e apoio dos familiares também é importante. Fazer atividade física e ter uma alimentação saudável. Não desistir, mesmo que você ache que não irá conseguir.