Concurso Polícia Penal BA: confira as etapas previstas!
Todos os candidatos inscritos ou que pretendem se inscrever no concurso Polícia Penal BA (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia) precisam ficar cientes das etapas previstas no edital.
Como você sabe, o concurso oferta 287 vagas imediatas para Policial Penal. A carreira exige nível médio de escolaridade, idade mínima de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria “B”.
Quais são as etapas do concurso Polícia Penal BA?
Os candidatos do concurso Polícia Penal BA serão avaliados mediante aplicação das seguintes etapas:
- 1ª Etapa: Provas Objetivas – de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª Etapa: Prova Discursiva – de caráter eliminatório e classificatório.
Provas Objetivas
A prova objetiva contará com 80 questões de múltipla escolha, com cinco opções para apenas uma alternativa correta. Será considerado habilitado o candidato que obtiver nota igual ou superior a 48 pontos.
As provas serão aplicadas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna, Paulo Afonso, Jequié e Teixeira de Freitas, no turno da tarde, das 13h às 18h.
- Módulo 1: Conhecimentos Básicos
- Língua Portuguesa – 10
- Raciocínio Lógico Matemático – 05
- Noções de Informática – 05
- Legislação Estadual – 05
- Promoção da Igualdade Racial e de Gênero – 05
- Módulo 2: Conhecimentos Específicos
- Noções de Direito Constitucional – 10
- Noções de Direito Administrativo – 08
- Noções de Direito Penal – 06
- Noções de Direito Processual Penal – 08
- Legislação Extravagante – 10
- Direito Humanos – 08
Prova Discursiva
A Prova Discursiva acontecerá no mesmo dia e período das Provas Objetivas, consistindo de 01 redação no formato de texto dissertativo-argumentativo com, no máximo, 30 linhas e valendo 20,00 pontos, e terá tema voltado às Atualidades relevantes para o contexto do cargo.
Será considerado habilitado nesta etapa do concurso Polícia Penal BA o candidato que obtiver nota igual ou superior a 12,00 pontos.
O Procedimento de Heteroidentificação e a Perícia Médica serão realizados para aqueles que concorrerem, respectivamente, à reserva de vagas para candidatos negros e para candidatos com deficiência.
Os Exames Pré-Admissionais (Exames Médicos, Testes Físicos, Exames Psicológicos e Investigação Social) e o Curso de Formação serão realizados após a publicação do Resultado Final do Concurso Público e a sua Homologação, não consistem em etapas do Concurso e serão de responsabilidade da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia.
O ingresso no Curso de Formação para provimento do cargo de Agente Penitenciário do candidato aprovado dentro do número de vagas definidas no Edital e apto nos Exames Pré-Admissionais (Exames Médicos, Testes Físicos, Exames Psicológicos e Investigação Social) dar-se-á na condição de Aluno Agente.
Para mais informações, acesse o site do Estratégia Concursos. Preparamos um artigo completo para você!