Aprovado em 2° lugar no concurso ALE TO para o cargo de Analista Legislativo - Publicidade
Legislativo“[…] Estude com otimização de tempo (o Estratégia oferece algumas ferramentas para isso, como o Trilha Estratégica e o Passo Estratégico) e faça muitos exercícios e simulados da banca que fará o concurso desejado. Se houver disciplina e organização, sua aprovação é certa, é apenas questão de tempo. E o principal: cuide da sua saúde mental e nunca deixe de se divertir neste percurso”
Confira nossa entrevista com Marcelo Gleidson do Prado, aprovado em 2° lugar no concurso ALE TO para o cargo de Analista Legislativo – Publicidade:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Marcelo Gleidson do Prado: Sou publicitário, tenho 42 anos e sou natural de Brasília-DF
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marcelo: Basicamente estabilidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Marcelo: Quando não havia muita demanda no trabalho, aproveitava para estudar. Compensava o que não estudava durante a semana no final de semana, com mais horas líquidas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Marcelo: Ebserh 2012 (Assa adm) – 110° lugar
Caesb 2012 (Assa adm) – 39°
PPGG DF 2023 (Analista PPGG) – 203°
Secad TO (Publicitário) – 5°
Ale TO (Analista Publicidade) – 2°
Pretendo continuar, pois ainda almejo algum concurso federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Marcelo: Sim. Considero essa parte de lazer fundamental, por questões de saúde mental, mas sem exageros.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Marcelo: Sim. Entenderam que precisava abdicar de alguns eventos e demandar mais tempo para estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Marcelo: Foram 3 meses. O que fez eu manter a disciplina foi almejar condições melhores de dar uma vida de qualidade para minha família e o desejo de entrar na área legislativa.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Marcelo: Cursos em PDF e em vídeo. As vantagens do PDF são: agilidade, otimização de tempo e fixação. Vídeo utilizo mais para reforçar conteúdos e dirimir dúvidas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marcelo: Salvo engano foi em 2012, por meio dos PDF´s, que eram bem conhecidos e foi por indicação de amigos que já estudavam para concurso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Marcelo: Utilizei alguns materiais, principalmente apostilas diversas e cursos em PDF. O que mais me incomodava era o material desatualizado e muito resumido.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Marcelo: Nunca fui aprovado estudando por esse material de outros cursos. Eram materiais rasos e com poucos exercícios e aprofundamentos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marcelo: Senti uma grande diferença, principalmente no sentido de organização. Algumas ferramentas que fizeram diferença foram: PDF´s diferenciados, didática perfeita e suficiente. Fizeram diferença também o Passo Estratégico e a Trilha Estratégica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Marcelo: Sempre limitei meu estudo diário a duas matérias, por questões de organização e assimilação de conteúdo. Quando não trabalhava, eram cerca de 6 horas líquidas. Depois que passei a trabalhar foram apenas 3 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Marcelo: Minhas revisões são por meio de resumos anotados por mim, muitos simulados da banca que organiza o concurso, mapas mentais e exercícios.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Marcelo: Acho que é o mais importante, pela dinâmica e pelo fato que você também acaba revendo a teoria, de uma forma mais leve e com melhor rendimento.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Marcelo: Português, AFO e Informática. Superei e ainda supero (rs), por meio de aulas com professores diferenciados e muito exercício.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Marcelo: Na semana que antecedeu a prova foquei no que ainda não tinha estudado. No dia anterior à prova fiz o aulão de véspera do Estratégia para as matérias básicas e o simulado final.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Marcelo: ERROS: Não cumprimento fiel do cronograma de estudos
ACERTOS : Fazer os simulados e o aulão de véspera, pois caiu muita coisa na prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Marcelo: Não
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marcelo: O que posso dizer é: conheça antes de qualquer coisa os seus limites. Identifique suas maiores fragilidades e faça um diagnóstico. A partir disso trace objetivos e metas, organize um bom material e nunca comece seus estudos sem um cronograma. Estude com otimização de tempo (o Estratégia oferece algumas ferramentas para isso, como o Trilha Estratégica e o Passo Estratégico) e faça muitos exercícios e simulados da banca que fará o concurso desejado. Se houver disciplina e organização, sua aprovação é certa, é apenas questão de tempo. E o principal: cuide da sua saúde mental e nunca deixe de se divertir neste percurso.