Aprovado em 16° lugar para Técnico Judiciário - Área Administrativa no concurso TRT-11
Concursos Públicos“Que viva o seu processo. E se alguma reprovação vier, encare isso como uma oportunidade para melhorar aquilo que não está bom. Apenas faça a sua parte e não se deixe abater pela concorrência […]”
Confira nossa entrevista com Danilo da Silva Santos, aprovado em 16° lugar no concurso TRT-11 para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Danilo da Silva Santos: Sou formado em Engenharia Civil, tenho 27 anos e nasci no estado do Pará, mais precisamente no município de Capitão Poço. No entanto, desde os meus 4 anos, moro em Fortaleza, Ceará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Danilo: Sempre prezei por estabilidade financeira e independência, por isso, vi nos concursos um meio de conseguir aquilo que buscava.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Danilo: Sim. Tive a sorte de conseguir um emprego com horário flexível em que conseguia organizar bem meus horários de estudos. Assim, era fácil reservar um horário do meu dia para estudar. Contudo, nos meses antecedentes à prova, tomei a decisão de sair do meu trabalho e me dedicar a esse concurso.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Danilo: Já fui aprovado em outros concursos, mas sempre no Cadastro de Reserva (CR). Esse foi o primeiro que consegui ficar dentro das vagas. Dentre os que considero mais importantes, estão: TRT 16, Técnico Judiciário, 41º lugar; TJCE, Técnico Judiciário, 60º lugar; TRT 11, Analista Judiciário, 12º lugar.
E pretendo sim continuar estudando para conseguir um cargo de analista, ou quem sabe de auditor.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Danilo: Sempre estive disponível para sair com amigos e família, raramente recusava um convite. Acho que momentos de lazer são importantes e também devem ser priorizados, pois representa um descanso para nossa mente. Claro, tudo dentro da moderação e do equilíbrio, sem perder o foco e a disciplina.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Danilo: Eu nunca falei abertamente para meus amigos e familiares que estudavam para concursos. Pensava que, se fracassasse, só eu iria saber. Assim, apenas as pessoas bem mais próximas sabiam disso, além de outros amigos concurseiros que conheci nessa jornada. Porém, meus pais foram essenciais nessa trajetória, pois além do apoio financeiro para as despesas de concurseiro, eles foram as principais pessoas que acreditaram em mim, quando eu mesmo não acreditava.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Danilo: Passei a me dedicar para concursos de Tribunais do Trabalho desde a prova do TRT do Maranhão, quando tive um resultado bem satisfatório com apenas 3 meses de estudo. A partir daí percebi uma aptidão para matérias trabalhistas e decidi focar nessa área. Assim, foram 1 ano e meio dedicados aos concursos de Tribunais Regionais do Trabalho. Já para manter a disciplina, o desejo constante de mudar de vida foi meu motor propulsor de motivação, o que não me deixava perder o foco.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Danilo: Usei videoaulas apenas para as disciplinas que não tinha muita afinidade. Contudo, o principal material de estudo foram os PDFs, sem esquecer das resoluções de questões para fixação do conteúdo. Vi nos PDFs muitas vantagens, porque os materiais do Estratégia são completos e enxutos, com linguagem clara e de fácil compreensão, abordando exatamente aquilo que interessa. Isso era muito importante, pois fazia eu ganhar tempo e acelerar meu processo de aprendizado. Quanto às desvantagens, não tenho o que dizer, pois o material é muito bom e os professores são excelentes.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Danilo: Conheci o Estratégia por meio da indicação de alguns amigos concurseiros que falavam muito bem do curso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Danilo: Sim. Por sempre preferir o estudo ativo, por meio da leitura de PDFs, o material dos outros concorrentes era muito denso no sentido de ter uma carga visual enorme de textos, sem esquemas de memorização e bons resumos, o que prejudicava a assimilação do conteúdo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Danilo: Sim. Fui aprovado no CR, não dentro das vagas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Danilo: Sim, pois, quando comecei a usar o Estratégia, consegui um melhor desempenho nas provas e, consequentemente, melhores resultados. Sem dúvida, a qualidade superior dos PDFs do Estratégia foi o principal diferencial pelas razões já mencionadas.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Danilo: Estudava apenas 1 matéria por dia. Sempre estabelecia a meta de ler um PDF por dia. Quando o PDF era pequeno, lia dois. Já nos dias em que reservava para resolver questões, estabelecia uma meta de 150 a 200 questões diárias. De horas líquidas, eram 3 horas por dia, no máximo 4. Sei que parece pouco, mas, se estudasse mais que isso, sentia que as matérias se misturavam na minha cabeça e não aprendia tanto. Sempre prezei pela qualidade ao invés da quantidade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Danilo: Revisava por simulados e resolução de questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Danilo: Diria que a resolução de exercícios é primordial. Devo ter feito mais de doze mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Danilo: Redação. Muito treino, escrevi muitas redações.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Danilo: Na semana pré-prova, resolvi algumas questões e me dediquei ao Regimento Interno do Tribunal, pois essa matéria é bem específica e queria que ela estivesse fresca na minha cabeça no dia da prova. Na véspera da prova, eu não fiz nada. Não gosto de estudar na véspera. Prefiro estar com a mente descansada.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Danilo: Sim. Sempre tive medo da discursiva, por ser algo mais subjetivo. Treinei bastante, fiz muitas redações e ampliei meu repertório de argumentos, conceitos e filósofos para ter uma redação que se destacasse e fugisse do senso comum.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Danilo: Focar em uma carreira específica para prestar provas foi um grande acerto. No começo, eu estava muito perdido. Fazia provas de bancos, polícias, universidades, tribunais etc. Um grande erro, não era aprovado em nada e perdi muito tempo. Outro acerto foi migrar pro Estratégia, no qual tive uma excelente preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Danilo: Algumas vezes. Em relação à motivação, não queria que todo esse tempo dedicado aos estudos e toda a bagagem de conhecimento adquirida fossem em vão. Até porque sabemos que essa vida de concurseiro requer muita renúncia. Deixamos de fazer aquilo que gostamos para estudar. Além do mais, eu não queria ser conhecido como uma pessoa que desistiu, mas sim como alguém que conseguiu.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Danilo: Que viva o seu processo. E se alguma reprovação vier, encare isso como uma oportunidade para melhorar aquilo que não está bom. Apenas faça a sua parte e não se deixe abater pela concorrência. Já para aqueles que são veteranos e que ainda não conseguiram a tão sonhada aprovação, quero dizer que isso não significa que você não é bom, apenas que ainda não chegou a sua hora. Só persevere e estude, que seu momento vai chegar.