Aprovada em 2° lugar para Auditor de Controle Externo no concurso TCE-BA
Concursos Públicos“[…] Tenha disciplina e esqueça todo o resto, a única coisa que pode importar são seus estudos e onde ele vai te levar. Use todo seu tempo para estudar […]”
Confira nossa entrevista com Mila De Mônaco Silva Lemos, aprovada em 2° lugar (cotas) no concurso TCE-BA para o cargo de Auditor Estadual de Controle Externo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Mila De Mônaco Silva Lemos: Olá, sou engenheira civil, tenho 36 anos e nasci em Ipiaú, Bahia. Hoje moro em Salvador, vim fazer faculdade em 2009 e acabei ficando.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Mila: Ao longo do tempo, meu salário foi diminuindo e as responsabilidades aumentando. Além disso, trabalhar com obra te deixa na incerteza do local e da forma de trabalho. Obras acabam e começam em todos os lugares. Tinha uma insatisfação com os rumos da minha profissão. Daí, um belo dia, em uma conversa em um café com um amigo, vi que estava fazendo algo de errado com minha a vida e precisava agir. Comecei a sentir a necessidade de ir mais longe, de me desafiar, de melhorar minha vida, de decidir onde e como eu iria trabalhar. Após alguns meses de reflexão, resolvi estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Mila: Comecei a estudar em março de 2021. Trabalhei durante quase todo o período de estudos, com exceção do intervalo entre dezembro de 2022 e setembro de 2023, no qual pedi demissão e me dediquei exclusivamente aos estudos. Durante a preparação para o TCE BA, já tinha voltado a trabalhar.
O ano de 2021 foi de adaptação e testes de técnica de estudos e saída da vida social. Acordava entre 4:20 e 5:00. A partir de 2022 o bicho pegou, acordava às 3:00, estudava até as 7:00, ia trabalhar às 8:00, trabalhava até 17:30 e voltava a estudar quando chegava em casa até as 21:30, quando ia dormir. Final de semana era dedicação exclusiva aos estudos.
Além disso, sempre que tinha uma oportunidade, estudava no trabalho. Tive total apoio dos meus colegas de trabalho nessa trajetória. Meu coordenador me deu apoio de todas as formas possíveis e impossíveis. Tive/tenho o melhor chefe do mundo. rs
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Mila: Sefaz Amapá – 153°
ISS Rio de Janeiro – 28° Cotas CR
TCE Bahia – 2° Cotas
Esse concurso foi um presente do universo para mim. Vou assumir e encerrar minha carreira de concurseira.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Mila: Antes de começar a estudar, eu tinha uma vida social super badalada. Nunca estava em casa ou sozinha, sempre estava com amigos ou família. Estava sempre pronta para uma balada, sempre online.
A partir de 2021 cortei total as saídas e via os amigos de vez em quando. A partir de 2022, a coisa ficou séria e me isolei de vez. Só saia de casa para trabalhar ou caminhar na orla. Passei a ver meus pais apenas nos intervalos das provas. Utilizava todo o meu tempo para estudar ou para descansar.
A cada não que eu dava para as saídas e para as pessoas, eram vários sinais para minha aprovação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Mila: Tive total apoio dos meus amigos e família. No início foi um choque muito grande e algumas pessoas reclamaram muito, mas depois entenderam e sempre que eu tinha um espaço entre uma prova e outra, eles se disponibilizavam para me ver de alguma forma. Meus pais tiveram muita paciência com toda a minha ausência e mesmo de longe, me davam muita força.
Inclusive, tudo isso começou por causa do meu amigo do café.
Um outro amigo, que vem desde a 3° série, me deu um sacode e me colocou no mundo dos concursos, me dando apoio em todos os sentidos, inclusive financeiro.
Um outro amigo me ensinou o caminho das pedras dos estudos e jogou uma corda de um lugar bem alto e me puxou para bem perto dele.
Um chefe que virou amigo e me apoiou para que eu fizesse todas as minhas provas e me ajudou a manter minha sanidade mental.
Tive uma rede de apoio maravilhosa e só tenho a agradecer. Cada um representou um papel importante e sem eles não teria sido tão perfeito. Alguns deles iam ao mercado para mim (para que eu não perdesse tempo), outros consertavam as minhas coisas que quebravam, outras acordavam as 5:00 no final de semana para caminhar na orla comigo, outros tomavam conta dos meus gatos quando eu viajava para fazer prova, outros me ajudavam na forma de estudar, outros arranjavam qualquer janela de tempo para saber como eu estava, outros deixavam um espacinho na agenda para uma ligação e todos me mandavam energia todos os dias. Tudo isso me fez chegar até aqui.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Mila: Estudei dois meses para o TCE BA. Vim da área fiscal e foi minha primeira prova na área de controle. Estudei 5 matérias novas nesse período. A prova do ISS RJ foi em setembro e em outubro voltei a trabalhar e comecei a estudar para o TCE.
Esses dois meses antes da prova foram muito difíceis por ter voltado ao trabalho, por causa das matérias novas e por estar exausta pela maratona de provas desde 2021.
Eu mantinha a minha disciplina porque eu sabia onde eu queria e poderia chegar se eu me dedicasse, sabia que eu queria ficar na Bahia e que só dependia de mim.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Mila: Gosto muito de estudar por PDF, concurseiro tem que otimizar o tempo. Prefiro ler o assunto e depois buscar a melhor maneira para fixar o assunto, seja por exercício, videoaula ou flashcards.
Não acho proveitoso ver a aula de um assunto novo sem antes ler o PDF. Algumas matérias eu precisei usar o PDF e assistir videoaula para entender, como exemplo a tal da Contabilidade. Salve Silvio Sande!
As aulas de reta final e revisão ajudam muito por serem mais dinâmicas e treinarem muitos exercícios.
Outra coisa que utilizei muito foi o Estratégia Cast, ouvia fazendo faxina, lavando prato, descansado.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Mila: Através da mídia e de amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Mila: No geral, só utilizei o material do Estratégia. Utilizei outros materiais de resumo como revisão.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Mila: Não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Mila: Os bizus estratégicos nos ajudam a direcionar o estudo para as maiores probabilidades de incidência. Os simulados nos estimulam a buscar nossa melhora e nos deixam treinados com tempo de prova.
Além disso, nas aulas de reta final e revisão, os professores nos ajudam na resolução das questões e de como vai ser a cobrança da prova.
Outra ferramenta que utilizava muito era o estratégia cast, ele ativa nossa mente para os principais tópicos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Mila: Iniciei com uma consultoria para me ajudar na organização das matérias. Estudava por metas e quando ia terminando uma meta, pegava outra. As vezes da mesma matéria, às vezes já pegava outra. Estudava em média 5 horas em dia de semana e no final de semana estudava entre 8 e 13. Quando estava em véspera de prova, o tempo aumentava. Foram 4520 horas líquidas em dois anos e nove meses de estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Mila: Fazia revisões diárias através dos flashcards. Tudo que era importante e estava nas questões, iam para meus flashcards. As vezes separava os baralhos, às vezes colocava no mesmo. Fazia pelo menos 2 horas de cards por dia. Quando tinha matéria nova, aumentava o tempo. Os cards me fizeram voar.
Os simulados do estratégia me ajudaram muito. Fazia todo domingo para treinar tempo de prova, desempenho, questões e coluna rs.
Além disso, ouvia o estratégia cast na hora do banho, faxina ou na hora de lavar os pratos.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Mila: Fazer exercício é uma forma de dizer a seu cérebro: “entenda, encaixe e decore o que você estudou até aqui”. Além disso, pegar as manhas da banca e direcionar seus estudos. Considero de extrema importância a resolução de exercícios.
Olha, pelo TEC concursos fiz 35.629. Ainda têm as outras questões dos PDFs do Estratégia, dos simulados e de outros materiais que utilizei. Muita Luta!
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Mila: Inicialmente tive dificuldade com contabilidade, foi um sufoco entender débito e crédito rs. Não que agora eu tenha entendido a matéria toda, ela sempre dá uma rasteira na gente. O que me ajudou a entender foram as aulas de Silvio Sande, estudava pelo PDF, depois assistia às aulas, batia meus flhascards e fazia muitos exercícios.
Outra matéria que tive dificuldade foi TI, mas utilizei a mesma técnica e consegui uma pontuação legal.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Mila: Concurseiro precisa ter sua mente e seu corpo como seus aliados. Em véspera de prova ainda mais. Sempre estudei até a porta da prova, mas com a cabeça no lugar e sabendo administrar como que aquilo poderia me ajudar. Então absorvia o máximo de conteúdo que tinha separado
Na última semana, assistia as aulas de reta final para entender a aposta dos professores, intensificava os flashcards e os exercícios no TEC.
O mais importante é manter a mente no lugar e entender cada momento que você está passando. Se a mente não tiver boa, ela pode te colocar em lugares não tão legais. É isso que importa para a prova, sua mente boa para lembrar de tudo que você estudou.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Mila: Primeiro você precisa entender a técnica da escrita e como a banca cobra. Depois de treinar muito para ver seu tempo, tempo é sempre precioso. E o resto é conteúdo. Estudar muito para que na prova você consiga escrever de forma organizada tudo o que sabe. Qualquer pontinho te coloca lá na frente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Mila: Antes de começar a estudar, fui ver algumas técnicas de estudos e testei algumas. Inicialmente escrevia muito em cadernos, perdia muito tempo e acabava não utilizando esse material depois. Com o tempo fui me desapegando do caderno físico e fui para o word.
Um acerto incrível foi a utilização dos flashcards, ele me ajudava na melhor utilização da memória recente. No início não entendia muita coisa, mas acertava a questão por já ter visto em meus cards. Várias questões eu acertei por conta deles, várias.
O acerto mais necessário foi sair das redes sociais. O mundo vai continuar girando, as coisas vão continuar acontecendo e você vai estar sentado estudando, você não precisa saber o que não vai te acrescentar. Nada do que vai acontecer ao seu redor pode te abalar, então melhor não saber.
Outro acerto (muita sorte a minha) foi conhecer pessoas que me ajudaram com métodos de estudos. Se cercar de pessoas que estão no mesmo “barco” te ajuda a segurar os momentos de dificuldade. Ou seja, trabalhe a sua mente e se cerque de amigos legais.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Mila: Nunca foi uma opção.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Mila: Meu conselho é que você saiba o que quer e onde quer chegar. Trace seus planos, esqueça sua vida social, esqueça redes sociais, estude muito e tenha fé. Tenha disciplina e esqueça todo o resto, a única coisa que pode importar são seus estudos e onde ele vai te levar. Use todo seu tempo para estudar. Seus amigos de verdade continuarão lá, natal, réveillon e aniversários têm todo ano. Nada, nada pode importar mais que suas horas líquidas, sua mente organizada e seu corpo saudável. Faça seus tratos com o universo, faça sua parte, tenha paciência, tenha fé e o resto vem na hora certa.
Olha, não vai ser fácil, mas é possível. Acredite em você!