“Todo sucesso, vitória, aprovação tem um sacrifício por trás que envolve deixar de fazer o que gosta para fazer o que é preciso.”
Confira nossa entrevista com Natalia Buginga, aprovada no concurso da FEMAR para o cargo de Assistente Social:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Natália Buginga: Nasci no Rio de Janeiro, tenho 34 anos, sou casada, sem filhos, me formei em Serviço Social na Universidade Federal Fluminense – UFF em 2014. Sou Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, e concluí recentemente a minha terceira Especialização – Promoção da Saúde – IFF/ FIOCRUZ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Natália: Tomei a decisão quando após 6 anos residindo no Mato Grosso do Sul – MS, tive que retornar ao Rio de Janeiro (dezembro de 2022) e comecei a buscar emprego na minha área de formação. Contudo, percebi que o cenário de emprego no Rio era mais favorável para quem tinha conhecimentos/ indicações. O currículo, a formação, a experiência profissional não eram muito levados em consideração. Em janeiro de 2023 tomei a decisão de começar a estudar para concursos e foi nesse momento que conheci o Estratégia Concursos.
Sim, desde o início meu foco foi para cargos na minha área de formação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Natália: Sim, sempre trabalhei e estudei. Meu Mestrado e Especializações fiz conciliando a vida acadêmica com trabalho e os estudos para concursos iniciei em janeiro de 2023 e no início de abril já estava atuando na minha área.
Conciliava abrindo mão do lazer, deixando de fazer o que gosto, parei de assistir televisão, redes sociais tentei diminuir as horas até chegar em um ponto que tive que excluí-las pois não estava adiantando. Todo o tempo que eu tinha era voltado para os estudos, lia no metrô, ônibus, carro, fazia questões em aplicativos, ouvia áudio book quando os olhos cansavam…horário de almoço no trabalho, finais de semana, feriados.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Natália: Prefeitura Municipal de São João de Meriti – 4º lugar
Fundação Estatal de Saúde de Maricá – FEMAR – 7º lugar
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH – 18º lugar
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Aprovada – Não saiu classificação
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Natália: Quase inexistente. Saía um dia da semana no período noturno para ir a um restaurante que eu goste e voltava para casa.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Natália: Meu maior incentivador foi meu marido. Eu costumo dizer que ele acredita em mim mais do que eu mesma.
Algumas pessoas falavam que eu iria enlouquecer, que eu estava exagerando nos estudos e que eu deveria parar ou diminuir o ritmo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Natália: Tomei ciência do concurso da FEMAR no dia 1º de novembro de 2023 e estudei intensamente, focada no edital até a data da prova – 03.03.24.
4 meses de estudo direcionado para o último concurso.
Querer passar me fez ter disciplina, me inspirar em pessoas que com muito menos (tempo, recursos) estão fazendo mais do que eu, me envolver com pessoas que possuem mais conhecimento que eu me fizeram querer crescer, conquistar e galgar patamares cada vez maiores. Me desafiar, abdicar do que é confortável para mim, ficar longe de redes sociais e conteúdos que não me proporcionam nada de útil naquele momento.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Natália: Livros, artigos, leis, material em PDF, Mapas Mentais, vídeoaulas, resolução de questões.
Cada material e ferramenta tem a sua peculiaridade, por exemplo: para estudo de leis recomendo ler a lei e não assistir vídeos inicialmente. Para um conteúdo mais complexo, que requer uma explicação, prefiro vídeo aulas. Para saber exatamente o que as bancas gostam de cobrar determinado assunto, gosto de fazer questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Natália: Conheci o Estratégia ao procurar na internet um curso preparatório para concursos, com renome nesse nicho e que me desse o suporte necessário para essa longa empreitada.
Me tornei aluna no Estratégia no primeiro concurso que decidi estudar e fui 4º lugar.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso?
Natália: Adquiri curso específico para o concurso que eu iria prestar e que era na minha área de formação.
Para mim as professoras Nilza Ciciliati e Anna Valéria são fontes de inspiração e conhecimento, sempre dispostas a ensinar com calma e tranquilidade. Passam confiança e possuem uma linda trajetória profissional.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Natália: Estudava várias matérias ao mesmo tempo. Para o último concurso estudei 3 matérias, português, SUS, específica. Varia de concurso para concurso, se tiver mais matérias para estudar e pouco tempo para a data da prova, foco no que considero saber menos. Nos últimos 4 meses estudava de 8h a 12h por dia, principalmente finais de semana.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Natália: Fazia resumos de próprio punho para fixar o conteúdo, provas anteriores ou afins, questões e mapas mentais.
Fichamentos das palavras chaves que os autores de determinada matéria (específica Serviço Social) gostam de usar.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Natália: Primordial resolver exercícios para saber como a banca cobra determinado assunto.
Em uma única plataforma de questões, olhei agora e tenho 7 mil questões resolvidas. Fora simulados, provas anteriores.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Natália: Tenho dificuldades com raciocínio lógico e ainda não superei. Com as disciplinas mais recorrentes na minha área não tem mistério, é 100% de dedicação e foco para superar dificuldades que venham a existir.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Natália: Da semana anterior até o dia da prova foi de revisão de toda a matéria que estava no edital e que eu apostava que cairia.
No dia pré prova parei de estudar a noite e a prova foi de manhã no dia seguinte.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Natália: Estudar focada no edital da banca tem um diferencial enorme, para mim isso foi uma decisão acertada.
Fazer prova querendo um resultado extraordinário sem ter visto todo o conteúdo da banca acredito ser um erro. (já fiz isso)
Negligenciar a resolução de questões e provas anteriores também creio ser um erro, a hora de errar é em casa e não na hora da prova.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Natália: Com certeza. Já pensei em desistir algumas vezes, já fiquei desmotivada com resultados ruins, fui dormir chorando e pensando não ser capaz.
A vida de estudos para provas de concursos não é uma linha reta ou em ascensão, o volume de conteúdo e sua dedicação, muitas vezes, não é proporcional ao resultado, cabe a você lidar com o fracasso, aprender, ver onde errou, se levantar e continuar. Não existe atalho e nem formula mágica. Creio que a constância seja essencial para o sucesso.
Penso que a trajetória de estudos é muito solitária, é você com você mesmo o tempo todo, desafios, fracassos, vitórias, controlar a ansiedade, expectativas suas e das pessoas…
Minha principal motivação para seguir foi crer que eu era capaz e que desistir não era uma opção. Que tudo na vida que é bom requer trabalho, dedicação e uma caminhada árdua. Que só vive o propósito quem suporta e aguenta todo o processo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Natália: Não desista no primeiro resultado ruim, faça resolução de questões, mantenha uma constância nos estudos. Tenha em mente o que você quer, seus objetivos e prazos. Esteja certo que não existe colheita sem plantio, foque, dê o melhor de si, abra mão do conforto e de prazeres imediatos para colher os frutos no futuro. Todo sucesso, vitória, aprovação tem um sacrifício por trás que envolve deixar de fazer o que gosta para fazer o que é preciso.