Aprovado em 3° lugar para Auditor do Estado no concurso CGE-RJ
Controladorias/Gestão (CGU, CGE, STN, EPPGG)“[…] Acredito que a estratégia de estudo é igual à impressão digital, cada um tem a sua. Então você precisa se conhecer e entender como você funciona. […]”
Confira nossa entrevista com Pedro dos Santos Bonito, aprovado em 3° lugar para Auditor do Estado no concurso CGE-RJ:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Pedro dos Santos Bonito: Estou no último período de engenharia civil na UFRJ, tenho 24 anos e sou natural do Rio de Janeiro
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Pedro: A possibilidade de ter um emprego com bons salários através do seu esforço, sem depender de avaliações subjetivas e pessoas te indicando.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Pedro: Eu conciliava o estudo pra concurso com a universidade e estágio. Inicialmente eu só conciliava o universidade, nessa época eu consegui formar uma base boa e estudava a proximamente 5 horas por dia de segunda a sábado. Quando comecei a conciliar com o estágio, eu estudava quando dava e não eram todos os dia, mas eu tentava fazer pelo menos 20 horas semanais, estudando de domingo domingo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Pedro: Já fiquei no cadastro de reserva do TCM SP pra nível médio( bem longe das vagas) e pra técnico da procuradoria de Niterói (longe das vagas).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Pedro: Sou uma pessoa caseira e que sai pouco, uma vez ou no máximo duas por mês. Eu mantive esse ritmo durante a preparação, com exceção das últimas duas semanas, as quais focava 100%.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Pedro: Sempre me apoiaram, seja com palavras de apoio ou tentando deixar o ambiente o mais silencioso possível.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Pedro: Eu sempre estudei pós edital, então geralmente minhas preparações eram de 2 meses aproximadamente. Nesse concurso em específico, eu comecei a estudar dia 20 de dezembro e a prova foi 4 de fevereiro.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Pedro: Basicamente do PDFs. As aulas que assisti foram apenas as de reta final e a revisão de vespera. A vantagem do PDF é a velocidade que você evolui na matéria, além de você poder gritar certos trechos para poder revisar de maneira rápida depois. Usando meus grifos eu conseguia revisar uma disciplina inteira em menos de um dia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Pedro: Através de um amigo que já tinha sido aprovado.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Pedro: Usei durante 15 dias. Mas um amigo me disse que o estratégia era o melhor, confiei nele e não me arrependi.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Pedro: Não fiz.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Pedro: A qualidade do material é surreal, nos prepara para qualquer questão de possa aparecer na prova. Não utilizei muito outras ferramentas, pois os PDFs são suficientes, mas gostava de assistir as aulas de reta final e revisão de vespera.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Pedro: Tentei seguir cronogramas que montei e nunca me adaptei. O que funcionou para mim foi me conhecer e entender em que momento eu estava em cada matéria, se achava que era o momento de revisar eu revisava, caso achasse que devia avançar na matéria, eu avançava. Quando voce se conhece bem e sabe como seu processo de aprendizado funciona, essa é a melhor opção.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Pedro: Lia meus grifos nos PDFs e fazia questões de maneira geral. Caso encontrasse dificuldade em algum ponto, eu voltava e lia novamente todo o tópico que tinha a ver com aquele ponto, inclusive o que nao estava gritado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Pedro: Fundamental para ter sucesso. Sem exercícios você não será aprovado. Eu não utilizava muito sistemas de questão, mas possivelmente eu fiz todas as questões dos PDFs.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Pedro: Português. Na verdade ainda nao superei, fiquei muito bom no resto para não depender dela. Acredito que todos terão uma disciplina assim, mas se você for muito bom nas outros você deve passar. Eu, mesmo com essa dificuldade ficar em 1° na prova objetiva.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Pedro: Eu estava de férias da faculdade e estava apenas indo para o estágio. Todo tempo que não estava trabalhando era para estudo. Acredito que nas últimas duas semana você deve diminuir um pouco o ritmo nas questões e dar ênfase em revisar tópicos de decoreba e que você possui alguma dificuldade, foi isso que eu fiz. Por sorte ou não, mais de 10% da prova estava em decorebas que fiz nas semanas finais. No dia pré prova eu apenas vi a revisão de vespera.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Pedro: Como tive menos de 50 dias para me preparar, não treinei para discursivas. Mas eu escrevo relativamente bem. O que eu fiz foi ler as questões dos PDFs de discursivas vendo os temas e as respostas um dia antes da prova, mas sem treinar discursivas efetivamente.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Pedro: Não tem taf para auditor de controle interno da cge rj.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Pedro: Acertos: não perder tempo fazendo resumo e dando atenção especial as duas semanas anteriores a prova, usando a estratégia de diminuir o número de questões e focar tem revisão de tópicos que tinha dificuldade e em decorebas.
Erros: só estudar no pós edital, mas cometi esse erro pois preferia focar na faculdade nessas épocas, para não correr o risco de reprovar e atrasar minha colação de grau.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Pedro: Nunca passou pela minha cabeça.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Pedro: Tenha estratégia. E como você sabe qual a melhor? Testa as estratégias de quem já foi aprovado e adapte ao você. Acredito que a estratégia de estudo é igual à impressão digital, cada um tem a sua. Então você precisa se conhecer e entender como você funciona. Isso é sem dúvida a parte mais importante. O resto é sentar e ler e ler e ler, questões e questões e questões, revisão e revisão……