Comentários às questões de Atualidades – DPRF – Agente Administrativo
Olá pessoal,
mais uma vez é com imensa satisfação que eu venho comentar uma prova de Atualidades do Cespe. Nós já somos mais do que craques nesse tipo de certame! Como vocês viram, a banca comentou o gabarito preliminar – atitude muito banca porque dá subsídio para os candidatos formularem ou não seus recursos. E, sobre as questões, tudo dentro do esperado. as questões 29, 30, 31 e 33 estavam na nossa aula 0. A 28, na aula 2. As 32 e 34 não constavam em nosso material, mas foram bem tranquilas e quem está antenado não teve dificuldades em acertá-las. Não vi possibilidade de recurso.
Para quem não viu trago aqui os comentários do Cespe e, em negrito, os meus:
28 A guerra civil a que o texto se refere faz retornar o clima elevado de tensão no Oriente Médio, região pacificada desde a instalação plena do Estado da Palestina.
JUSTIFICATIVA – A região não está pacificada nem o Estado da Palestina existe
oficialmente. Não nos esqueçamos das inúmeras guerras e conflitos da região. Questão errada.
29 A ONU, criada após a Segunda Guerra Mundial, tem por finalidade principal a manutenção da paz e da segurança internacional.
JUSTIFICATIVA – É o que está registrado na Carta das Nações Unidas como finalidade principal da ONU, aprovada em outubro de 1945, na Conferência de São Francisco. Questão certa.
30 Entre as agências especializadas da ONU que atuam em escala global incluem-se as voltadas para a saúde (OMS), para a agricultura e alimentação (FAO) e para a educação, ciência e cultura (UNESCO).
JUSTIFICATIVA – Essas agências representam a atuação da ONU no sentido de reduzir a pobreza, as desigualdades, a fome, o analfabetismo, entre outros aspectos. Questão certa.
31 Diversas organizações não governamentais dedicam-se ao trabalho humanitário em âmbito mundial, a exemplo da Cruz Vermelha Internacional.
JUSTIFICATIVA – Além da Cruz Vermelha Internacional, poder-se-ia falar, por exemplo, nos Médicos Sem Fronteira. Questão correta.
Segundo a Pesquisa Nacional de Vitimização, a parte da população afetada pela violência é maior do que se poderia imaginar. Um em cada cinco brasileiros que vivem nas cidades com mais de 15 mil habitantes foi vítima de uma ação criminosa — agressão, sequestro, fraude, ofensas sexuais, discriminação, furto e roubo — no período de doze meses abrangido pela pesquisa. A porcentagem da população vítima desses vários tipos de ocorrência varia muito de estado para estado. O Estado de S.Paulo, 17/12/2013, p. A3 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema que ele focaliza, julgue os itens que se seguem.
32 Nos centros urbanos do Brasil, especialmente nos de maior dimensão demográfica, a ação das facções criminosas contribui decisivamente para o aumento dos índices de violência.
JUSTIFICATIVA – Isso é consensualmente aceito, sobretudo em relação ao narcotráfico. Questão certa.
33 A ação de organismos multilaterais, como a ONU e o Tribunal Penal Internacional, contribuiu consideravelmente para a redução da ação do crime organizado em escala global, especialmente o relacionado ao tráfico de drogas ilícitas e à lavagem de dinheiro.
JUSTIFICATIVA – Cada vez mais forte, o crime organizado age em escala global e, não raro, envolve em suas teias representantes do poder público nos mais diversos países. Esses órgãos não têm se mostrado capazes de reduzir a ação do crime organizado. Questão errada.
34 O fortalecimento das ações na área de segurança nos estados brasileiros deveu-se à fusão das polícias civil e militar, ocorrida em 2012, mediante a aprovação de emenda constitucional.
JUSTIFICATIVA – Essa emenda constitucional não existe, e as polícias continuam separadas. A emenda constitucional de fato não existe, porque não foi aprovada; todavia, complementando a justificativa, há uma Proposta de Emenda à Constituição que pretende unificar a Polícia Civil e a Militar tramitando no Congresso Nacional. Questão errada.
Baixa aqui a Prova PRF 2013 comentada
Cursos para Agente Administrativo PRF
É isso, pessoal. Bons estudos a todos!!!
Abraços,
Rodrigo