Aprovado em 33° lugar no concurso SEJUS ES para o cargo de Inspetor Penitenciário
Policial (Agente Penitenciário)“Meu conselho para quem está iniciando os estudos agora é que acredite sempre em você, pois com muita dedicação e estudo você vai alcançar seus objetivos […]”
Confira nossa entrevista com Weverson Nascimento de Oliveira, aprovado em 33° lugar no concurso SEJUS ES para o cargo de Inspetor Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Weverson Nascimento de Oliveira: Sou formado e pós graduado em Gestão Pública, tenho 29 anos e moro em Guarapari-ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Weverson: Estabilidade financeira e vocação para a área da segurança pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Weverson: No início eu só estudava, mas chegou um momento que eu via que não ia ser da noite para o dia a minha aprovação, então consegui um emprego e aprendi a conciliar com os estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Weverson: Já fui aprovado no IASES (56º lugar), Polícia Penal do ES (33º lugar – dentro das vagas) e outros concursos como GCM Cariacica, GCM Viana, PM-ES, PM-SP, PM-SC (mas fora das vagas).
Pretendo continuar estudando sim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Weverson: Olha, no início eu era bem radical, não gostava de sair para lugar nenhum, tinha vezes que eu saía para algum local com a família e ficava pensando no tempo que eu estava perdendo ali, já que eu tinha que está em casa estudando. Mas hoje em dia não faço mais isso, pois vi que não era necessário ser tão radical assim e que eu tinha que ter um momento de lazer com minha família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Weverson: Sempre me apoiaram. Agradeço muito a eles, em especial aos meus pais e minha noiva (que sempre me apoiou desde o início).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Weverson: Para esse concurso da PPES, estudei praticamente 4 meses, mas eu já tinha uma bagagem de estudos vindo de outros concursos. O que me fez manter a disciplina foi a constância, ou seja, criei uma rotina de estudos e procurava sempre cumprir a meta do dia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Weverson: Usei muito os PDFs, fazia muita questão e muita leitura da lei seca. A principal vantagem do PDF era a otimização do tempo de estudo, pois já tinha tudo pronto e não tinha necessidade de ficar procurando em outras plataformas. E não via desvantagens.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Weverson: Conheci através do William Valverde (do Estratégia), pois eu sempre usei o material de outros cursos preparatórios e nunca me dei bem, ficava só estudando e nunca passava em nada.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Weverson: Cheguei a usar sim, o que mais me incomodava era a aulas repetidas e muita das vezes desatualizadas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Weverson: Cheguei sim, aproveitei esse material e acabei fazendo a GCM de Cariacica. Fiz o TAF e agora estou aguardando a convocação para o psicotécnico.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Weverson: Olha, teve uma diferença bem significativa, pois chegou um momento que eu só estava estudando pelas questões comentadas e isso me ajudou (e muito) a memorizar o conteúdo, além do PDF simplificado que tem uma função sensacional para quem já viu a matéria e quer dar uma olhada nas partes mais importantes.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Weverson: Montei meu plano de estudo com 3 matérias por dia, dividindo em blocos de 1h e 1h30 cada uma. Estudava, em média, de 4h a 4h30 líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Weverson: Eu fazia a revisão de 24h, além da revisão por bloco. Não era muito adepto a resumos e sim ao caderno de erros. Fazia simulados também, inclusive, para esse concurso da PPES eu cheguei a fazer 36 simulados e 32 redações.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Weverson: A resolução de exercícios tem que ser diária. Eu fazia em média de 100 a 120 questões por dia e aquelas que eu errava, eu jogava para o caderno de erros para poder revisar no dia seguinte.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Weverson: Tive muita dificuldade em matemática, como a maioria das pessoas tem. Eu cheguei a colocá-la no meu plano de estudos em torno de 5 vezes na semana para superar as dificuldades.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Weverson: Quando estava faltando 20 dias que antecede a prova eu só fiquei fazendo simulado, redação e revisando o caderno de erros.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Weverson: Praticava sempre, em média, umas 3 a 4 vezes por semana, além de pesquisar assuntos do nosso cotidiano para expandir meus conhecimentos para diversos assuntos que poderiam cair na redação.
Aconselho sempre a treinar a redação, pois ela é um divisor de águas no concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Weverson: Meus principais erros foram em iniciar meus estudos sem um material de qualidade, tive que aprender com anos de estudo. Agora com um material de qualidade, é possível colocar meu plano de estudo em prática e focar em outros concursos.
E o meu acerto foi em adquirir o Estratégia Concursos que, infelizmente, levei tempo para adquiri-lo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Weverson: Várias vezes, teve um tempo que decidi empreender, pois via que o concurso não era para mim. Mas decidi voltar a estudar e os resultados foram vindo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Weverson: Meu conselho para quem está iniciando os estudos agora é que acredite sempre em você, pois com muita dedicação e estudo você vai alcançar seus objetivos. O estudo para concurso é como uma subida de uma escada e nela você não pode parar de estudar enquanto não alcançar seu sucesso. Só não passa em concurso quem para de estudar!