“Comece com calma, conheça seu corpo, saiba seu limite. Preste provas, conheça suas dificuldades, encontre a melhor maneira de absorver o conteúdo.”
Confira nossa entrevista com Antônio Ferreira Leão Filho, aprovado em 1º lugar no concurso SMS Goiandira (GO):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Antônio Ferreira Leão Filho: Meu nome é Antônio Ferreira Leão Filho, tenho 33 anos, formei em 2011. Minha cidade natal é Cumari- GO (menos de 3 mil habitantes – amo falar isso). Sou Dentista, Especialista em Dentística pela São Leopoldo Mandic e em Prótese dentária pela equipe da HD de Uberlândia. Decidi estudar para concurso em 2018, após um amigo me aconselhar. Estava infeliz profissionalmente, e percebia que não gostava muito de cobrar os pacientes, às vezes cobrava o básico do básico. Gosto de gente, de histórias de vida, superação. Percebi que levava jeito para saúde pública. Comprei um livro de 1000 questões e prestei o concurso da Aeronáutica. Fiz 60% da prova. Ali eu conheci meus primeiros desafios os quais precisava trabalhar e estudar. Desisti por um tempo, saí do meu serviço e voltei para a casa dos meus pais. Comecei a estudar português e matemática (eram minhas maiores dificuldades) e lia o SUS todos os dias. Consegui um emprego por contrato no SUS, e comecei a viver a saúde pública (foi amor a primeira vista). Prestei um concurso no Pará e consegui ficar em segundo lugar. Já fazia 70% da prova. Após 2 anos que foquei e conheci o Estratégia (através da Professora Mirela), hoje, acabo de ser aprovado em 2 concursos públicos (Cumari e Goiandira) em primeiro lugar, com aproveitamento de 87% das provas. Estou ingressando em um mestrado na Universidade Federal de Catalão-GO onde quero defender um atendimento dinâmico, especializado e integral a crianças e adolescentes portadores de TEA (Autismo). Meu próximo passo é prestar concursos de nível federal, com o Estratégia é claro.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Antônio: Qualidade de vida, estabilidade financeira, férias. Desde o início meu foco era para SMS, como concursos trampolim, após, galgar colocações melhores. Eu vim para vencer.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Antônio: Sim, trabalhava das 12:30 às 21:00. Cedo focava em português e matemática. Fazia 3 horas líquidas. Durante o trabalho, entre um paciente ou outro estudava odontologia (média 2 horas líquidas). O SUS eu lia todo dia, procurei entender e não decorar. Tenho um caderninho em que anoto tópicos difíceis de memorizar, então, sempre voltava naqueles assuntos mais difíceis a cada 7 dias.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Antônio: Fui aprovado como odontólogo em primeiro lugar SMS Goiandira GO 10/2023 (87% de acerto na prova), primeiro lugar SMS Cumari GO 01/2024 (87,5%) e Santana do Araguaia PA, em segundo lugar (11/2019). Pretendo continuar estudando para concursos federais (TRT, TC, perito criminal…)
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Antônio: Saía sim, sempre descansava finais de semana. No início eu estudava muito nos finais de semana, depois vi a necessidade de descansar. Só que sou uma pessoa muito solitária, adoro minha companhia, uma boa música e esportes.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Antônio: Sim, eles entenderam minha ausência.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Antônio: Como tinha 4 anos já de estudo, para o último eu me preparei com 45 dias de antecedência. Somente revisei o mais importante, e resolvi muitas questões (sempre filtro as que erro, o erro na realidade é a virada de chave para a aprovação).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Antônio: PDF, fiz o Platinum coach por 2 meses.
Só vejo vantagens em estudar por PDF, principalmente na forma em que é escrita, como se o interlocutor estivesse se comunicando conosco. É descontraído e dita muito como estudar. Além do material ser gostoso de ser lido e as respostas nos fórum respondidas rapidamente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Antônio: Através da Professora Mirella em sua página do Instagram.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Antônio: Sim, pelo G***cursos. Não gostava das aulas, achava incompletas e não havia PDF. Eu ficava muito perdido em como conduzir o estudo e perdia tempo fazendo resumo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Antônio: Sim, não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Antônio: TOTALMENTE. Estratégia é minha escolha para a vida.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Antônio: 5 horas líquidas em média. 3 matérias por dia e resolvia questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Antônio: Revisões com 7,15,30 e 6 meses. Simulado aos domingos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Antônio: Matemática e português ( Hoje estou com 90% de acerto.)
Superei escolhendo bons professores, material destinado e MUITOOO exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Antônio: Somente revisei e descansei muito.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Antônio: Principais erros : Errei questões por cansaço de prova em que não prestei muita atenção. As vezes percebia que saber muito ou estudar muito um assunto, ou melhor dizendo, aprofundando muito em um tema, pode te prejudicar. Tem que saber ler a banca e como ele costuma abordar e o que considera como correto em determinados casos.
Principais acertos : Gostar de estudar, experiência de prova e disciplina.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Antônio: Não, jamais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Antônio: Comece com calma, conheça seu corpo, saiba seu limite. Preste provas, conheça suas dificuldades, encontre a melhor maneira de absorver o conteúdo. Torne seus estudos como algo prazeroso, o qual vai te atualizar profissionalmente e te garantir um futuro melhor. Escolha uma boa plataforma (Estratégia, é claro), com bons professores e invista cada vez mais em um estudo lento e contínuo, sem pressa, e resolva bastante exercícios.