“Acredite, não existe fórmula milagrosa, não existe nada além de você, o Vade Mecum e a banca FGV, se prepare com muito empenho, pois não é fácil, e se fosse fácil, todos conseguiriam não é? […]”
Confira nossa entrevista com Ana Cláudia Meira Guedes, aprovada no XXXIX Exame da OAB:
Estratégia: Qual sua idade? De onde você é? Já concluiu sua graduação?
Ana Cláudia Meira Guedes: 32 anos, eu sou de Campos Novos- Santa Catarina. Sim, já concluí no primeiro semestre de 2023.
Estratégia: Durante seus estudos para o Exame de Ordem, você trabalhava, fazia faculdade e estudava para o Exame, ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Ana Cláudia: Sim, trabalhava e conciliava com a rotina do cronograma Estratégia, uma parte no primeiro horário do dia, e a outra parte à noite (na primeira fase, média de 5 e 6 horas por dia), na primeira tentativa da 2ª fase, 6 horas e, na repescagem, tentei ser mais flexível e reduzi para 4 horas.
Estratégia: Foi a primeira vez que prestou o Exame de Ordem?
Ana Cláudia: Não, foi minha repescagem do exame 38, e usei como estratégia realizar a primeira fase do exame 39 (e ter uma prova a mais caso viesse a precisar), e não precisei!
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver que havia sido aprovada?
Ana Cláudia: Choro, alívio, um misto de emoções, uma ansiedade fora do comum, mas dessa vez de uma forma positiva.
Estratégia: Os seus colegas de faculdade e amigos que estavam estudando também conseguiram aprovação? Qual você acha que foi seu diferencial para alcançar a aprovação?
Ana Cláudia: Sim, e eu não poderia deixar de mencionar, que estudei com a Katia (também aluna do Estratégia, vizinha e cursamos a faculdade juntas), realizamos o exame 38 e na primeira fase, e passamos juntas, na segunda fase reprovamos juntas, e na repescagem do 39 passamos juntas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a sua preparação? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Ana Cláudia: Na realidade eu não tinha expectativas de realizar o exame da Ordem, e uma professora do Estágio viu um potencial em mim, no qual eu não via, e com isso, ela me ascendeu a vontade de querer alcançar esse objetivo. Abdiquei de grande parte do convívio social, e foquei, abri mão de sair, de praias, festas, e realmente voltei a estudar, tendo como folga apenas os domingos para descansar a mente.
Praticamente um ano para conseguir esse resultado.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Ana Cláudia: A base foi o material oferecido pelo Estratégia OAB, o cronograma básico da metas, de 90 dias e 60 dias para a primeira fase, incluindo as revisões que antecedem a prova, só ali, já conseguia muito conteúdo, e para a segunda fase, os Vade-Mécum Civil/Empresarial (a base) e os materiais que os Prof. Paulo H. M. de Sousa e Prof. Rafaely Tobias encaminhava com frequência, ou seja, não foi necessário buscar material fora do que a equipe fornece, a plataforma é bem completa.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia OAB?
Ana Cláudia: Através de concursos, a muitos anos atrás eu já seguia o Estratégia e acompanhava, porém nunca tive a oportunidade de me aprofundar em conhecimento, como ocorreu com a prova da Ordem.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana Cláudia: A plataforma de ensino, de modo inteligente e versátil, em vídeos explicativos e textos de forma simples de entendimento, e ainda podemos usar a parte resumida, caso o dia seja mais corrido.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Ana Cláudia: Sim, e já recomendei, um amigo já adquiriu o pacote do Estratégia Concursos, justamente por eu ter mostrado a praticidade.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Ana Cláudia: Por mais louco que pareça, o que me ajudou foi explicar várias e várias vezes, para mim mesma, o assunto.
Sim, eu fiz muitos exercícios através de simulados, exemplo: eu criei um “potinho da sorte”, no qual eu coloquei a numeração de todas as provas do exame X em diante, e sempre que eu podia eu sorteava uma para fazer, assim não caía no vício de realizar o mesmo exercício diversas vezes.
E muitas palavras chaves anotadas em vários locais, sempre, qualquer palavra que poderia ser usada, para me lembrar de um assunto, eu anotava.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ana Cláudia: Minha maior dificuldade é na parte processual Civil, foquei muito para melhorar esse ponto. Passei a revisar mais as fases processuais, e revi diversas vezes os vídeos do Prof, Paulo na plataforma, para fixar essa parte.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?
Ana Cláudia: Precisei de ajuda, não foi fácil aceitar, mas melhorei muito depois que passei a me medicar, com recomendação médica é claro, para controlar a ansiedade, fiz alguns simulados e pensei, na semana final, a partir de agora é entregar e confiar.
Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos. Por outro lado, também vemos aqueles preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?
Ana Cláudia: Eu desacelerei, diminui o ritmo, coloquei na cabeça “o que já aprendi já foi, agora é só acreditar no potencial e ir lá fazer, mas deu um medo, confesso”.
Estratégia: Para a segunda fase, optou por qual área do direito? Qual foi sua estratégia na hora de tomar sua decisão?
Ana Cláudia: Direito Civil.
Na verdade eu sempre tive uma forte tendência a seguir o Civil, pelo fato de trabalhar no ramo bancário a mais de 15 anos, e estar envolvida com o CDC, contratos e assuntos relacionados, então não foi difícil decidir.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ana Cláudia: Sinto que errei na procrastinação, em muitos momentos que poderia ter estudado, como feriados e domingos, eu relaxei
O meu maior acerto, foi focar nos simulados, entender como a banca quer as respostas, esse momento é de ser humilde e tentar entender o adversário.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Ana Cláudia: Foi difícil as noites mal dormidas, pois com o trabalho e estudos em alguns dias a cabeça não desligava, o desgaste mental, ficou visível junto com a irritabilidade, me afastei de alguns colegas de trabalho e abri mão de alguns momentos de sair com eles.
Foi difícil não cuidar da minha saúde corretamente, pois precisei abrir mão da academia para encaixar os estudos na parte da manhã
– O que me motivou foi meu marido, e minha sogra, sempre que eu falava em desistir, ela falava “agora? Depois de tudo isso, menina?! ” então essa frase me motivou muito.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame da OAB? Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Cláudia: Acredite, não existe fórmula milagrosa, não existe nada além de você, o Vade-Mécum e a banca FGV, se prepare com muito empenho, pois não é fácil, e se fosse fácil, todos conseguiriam não é? Mas lembre-se que você não é todo mundo, você é aquela pessoa que realmente se dedica, busca até conseguir o quer, acredite!