Comentários à prova de Atualidades do MDIC
Olá pessoal, como vocês estão? Firmes nos estudos? Espero que sim. Hoje venho aqui comentar a prova de Atualidades do MDIC. Foi uma prova de conhecimentos bem gerais. As questões cobraram uma visão panorâmica por parte do aluno em vez especificidades, o que foi bom para quem tem uma cultura geral bacana. As questões 40, 42 e 43 são praticamente paráfrases de trechos de nosso curso e todas as demais poderiam ser acertadas apenas mediante o estudo dele. ÓBVIO que nem sempre isso ocorre em nossa matéria, principalmente em bancas menos tradicionais, já que Atualidades é, às vezes, um cheque em branco na mão do examinador e eu não tenho bola de cristal. Tem aluno que se revolta quando eu não consigo adivinhar o que vai cair, mas na maioria das vezes isso é mais inconsistência da banca do que problema com nossa abordagem. Claro que já houve alguns concursos que fugiram do que prevíamos aqui; entretanto, temos dado alguma “sorte” em muitas provas recentes e o MDIC foi mais uma delas. Quem fez o meu curso se deu bem! Dava para gabaritar e ganhar 7 pontinhos só lendo ele. Agora me diz: 7 pontos faz ou não diferença? Ô, se faz!!!
Vamos às questões:
39) O texto não sugere que há possibilidade de falência de tais blocos, até porque se a Europa tiver apenas negociações regionais, a União Europeia sai fortalecida, né!? Questão errada.
40) De fato vivemos em um mundo globalizado, caracterizado pela intensa troca de bens, serviços, capitais e informações. Nesse contexto, o comércio internacional de fato exerce papel preponderante. Questão certa.
41) A questão diz que esse órgão não existe, mas ele existe: é a própria OMC. Portanto, a inexistência não pode ser a causa dos problemas. Questão errada.
42) Essa foi a primeira grande atuação do brasileiro Azevedo à frente da OMC. Questão certa.
43) A China é considerada um dos países que mais agride o meio ambiente. Sua alta tecnologia não minimiza os efeitos da produção sobre a sustentabilidade, ao contrário do que a questão diz. Questão errada.
44) De fato a maior parte dos cientistas, países e organizações apontam a poluição como um perigo para a sobrevivência humana. Questão correta.
45) Embora comecem a aparecer teses em contrário, o pensamento atual em relação ao tema vai ao encontro ao que diz a questão. Organismos internacionais, ONGs, países, cientistas e ambientalistas se baseiam nessa ideia. Questão correta.
Está aí, pessoal. Não vi possibilidade de recurso.
Um abraço,
Rodrigo