Aprovado no concurso SEJUSP MG para o cargo de Policial Penal
Policial (Agente Penitenciário)“[…] aconselho que escolha um material de qualidade e elabore um bom plano de estudos que inclua revisões e a resolução de muitas questões, pois estudar com planejamento faz muita diferença […]”
Confira nossa entrevista com Leomarks Rezende Chaves, aprovado no concurso SEJUSP MG para o cargo de Policial Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leomarks Rezende Chaves: Meu nome é Leomarks Rezende Chaves, tenho 33 anos, sou formado em Engenharia Mecânica e minha cidade natal é Santo Antônio do Jacinto em Minas Gerais. Estou muito feliz em conceder essa entrevista, pois sempre assisto às entrevistas dos aprovados do Estratégia e isso me serve de motivação, e hoje poder participar é muito gratificante.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Leomarks: Assim que concluí o curso de Engenharia Mecânica, percebi que não queria atuar na iniciativa privada. Despertei esse interesse pelo setor público por conta das oportunidades e pela estabilidade que um cargo público proporciona.
Considero essencial focar em uma determinada área. Escolhi a área policial porque me interesso muito pela atividade desempenhada e é uma profissão que está alinhada com os meus objetivos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leomarks: Desde que iniciei a preparação para concursos estava desempregado e isso me possibilitou apenas estudar durante esse período.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leomarks: Esse é o primeiro concurso em que sou aprovado dentro das vagas, na posição 1134. Tenho como objetivo ser aprovado no concurso da Polícia Rodoviária Federal ou na Polícia Federal e continuo estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leomarks: Acho importante ter um planejamento que inclua na rotina de estudos espaço para a vida social. Sou mais de ficar em casa, mas também saía com amigos algumas vezes e tinha atividades de lazer.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leomarks: Sou solteiro e não tenho filhos. Meus pais me deram muito apoio e foram essenciais na minha preparação. Meu melhor amigo, que também estuda para área policial e iniciou a preparação antes de mim, me incentivou e me apoiou bastante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leomarks: Para o concurso SEJUSP MG eu estudei direcionado por aproximadamente uns 60 dias. Porém, já tinha iniciado o estudo para concurso em 2021, focado no concurso da PRF. Com isso eu tinha uma base, pois muitas disciplinas eram comuns e isso me possibilitou priorizar as disciplinas que ainda não tinha estudado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leomarks: Usei principalmente os cursos em PDF, o Estratégia possui excelentes PDFs. Sempre gostei de fazer uma leitura ativa, realizando marcações e, nas disciplinas que tenho mais dificuldade, também gosto de usar as videoaulas. Além disso, faço uso dos resumos do Estratégia e dos mapas mentais para auxiliar nas revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leomarks: Conheci o Estratégia por meio da recomendação do meu melhor amigo e, a partir disso, fui pesquisar melhor e não tive dúvidas que o Estratégia era a melhor opção para a minha preparação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leomarks: O Estratégia foi fundamental na minha preparação. A qualidade dos materiais e dos professores, desde o início, me trouxe a percepção que eu estava me preparando com os melhores e isso me passou segurança. Disponibilizar tudo que precisei na minha preparação de forma completa e organizada foi essencial.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leomarks: Uma das minhas maiores dificuldades sempre foi organizar meu plano de estudos, principalmente no início da minha preparação. Busquei ter uma rotatividade entre as matérias, estudando cada uma delas por uma hora, de forma a intercalar disciplinas de assuntos diferentes. Dependendo da extensão da disciplina e do seu peso na prova direcionava, mais horas de estudo em detrimento das de menor importância. Como tinha pouco tempo até a prova e eu tinha disponibilidade, estudei em torno de oito horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leomarks: Me adaptei melhor em fazer marcações pois, para mim, proporciona uma leitura ativa, otimiza o tempo e possibilita utilizar as marcações na revisão. Para que eu fixe um conteúdo acho essencial ter contato com o mesmo repetidas vezes. Fazia as revisões ao terminar cada matéria e os fins de semana eram reservados para revisar os conteúdos já vistos, para isso fazia uso das marcações, dos resumos e dos mapas mentais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leomarks: Considero a resolução de exercícios fundamental na preparação, pois possibilita entender como o conteúdo é cobrado e o perfil de cobrança da banca, revisar e também aprender. Desde o início da minha preparação, busquei resolver exercícios e, ao passo que fui percebendo a importância disso, fui aumentando o número de questões.
Não cheguei a contabilizar o número exato, mas diariamente resolvia algumas questões referentes a cada matéria.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leomarks: Tive dificuldade em português, mas com as excelentes aulas da Professora Adriana Figueiredo fui conseguindo aprender e superar essa minha dificuldade.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leomarks: Tive uma rotina de revisões, principalmente de assuntos pontuais que tinha muitos detalhes a serem lembrados. No dia pré-prova olhei rapidamente alguns detalhes específicos, mas o foco foi descansar, pois considero essencial estar bem física e mentalmente para realizar uma boa prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leomarks: Durante o final de semana escolhia um tema e fazia uma redação. Acompanhei algumas aulas com a Professora Janaína Arruda, que trazia dicas e correções de exemplos de redações, e isso me ajudou muito. Considero um dos meus erros negligenciar um pouco essa parte tão importante ao fazer poucas redações. Eu entendo que é indispensável treinar também para a prova discursiva.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Leomarks: Antes de iniciar minha preparação para concursos da área policial eu era sedentário, quando fui realizar os primeiros treinos com os testes específicos do TAF tive um pouco de dificuldade, principalmente com barra fixa, corrida e impulsão horizontal. Meu treinamento consistiu em fazer academia cinco vezes por semana e realizar todos os testes por duas vezes na semana. Fui evoluindo constantemente, realizei o TAF com aprovação e mantenho esse treinamento na minha rotina. Por conta disso, considero que me preparar para um concurso policial mudou minha vida também em saúde e qualidade de vida. Sobre as demais etapas foi basicamente pesquisar, ter tranquilidade e me organizar para realizá-las.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leomarks: Principalmente no início da minha trajetória de estudos cometi muitos erros. Considero os principais não elaborar um plano de estudos com a distribuição de tempo para cada disciplina, não realizar as revisões de forma correta e não resolver muitas questões desde o início. Com o tempo fui aprendendo a estudar e observando quais estratégias de estudo funcionam melhor para mim.
Os principais acertos foram focar exclusivamente numa área específica e, com o tempo, incorporar a resolução de muitas questões e de revisões periódicas no meu plano de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leomarks: Não pensei em desistir. Apesar das dificuldades, eu sabia que com foco, determinação e disciplina eu conseguiria alcançar o meu objetivo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leomarks: Primeiramente, aconselho que escolha um material de qualidade e elabore um bom plano de estudos que inclua revisões e a resolução de muitas questões, pois estudar com planejamento faz muita diferença. Além disso, é muito importante ter constância no objetivo, o tempo de estudo e as reprovações trazem muito aprendizado. Com isso, é possível corrigir as falhas e realizar um melhoramento contínuo, fazendo com que fique cada vez mais próximo de obter a aprovação. O sucesso é consequência de todo esse processo.