Aprovado em 875° lugar para Policial Penal no concurso PP MG
Policial (Agente Penitenciário)“Independentemente de qual caminho escolha, seja concursos públicos ou outra área profissional, entenda que todas possuem sua importância e dificuldade. Só não deixe de tentar por medo de fracassar, pois todas as pessoas bem sucedidas, erraram muito antes de acertar.”
Confira nossa entrevista com Lucas Cassiano Diniz Aguiar – Aprovado em 875° lugar para Policial Penal no concurso PP MG:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Lucas Cassiano Diniz Aguiar: Tenho 21 anos, sou estudante de Direito e moro na cidade de Mantena-MG, cidade pequena, perto da divisa entre Minas Gerais e Espirito Santo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Lucas: Desde o ensino médio, já admirava a área policial, sendo, assim como muitas, uma profissão muito importante e essencial para o povo.
Foi no meu terceiro semestre da faculdade, que decidi ingressar nessa jornada de concursos públicos, mas, não sabia por onde começar, por onde estudar ou como estudar, todas essas dúvidas, que nós concurseiros temos quando iniciamos nossos estudos. Porém, sempre tive um objetivo, uma meta, e foi a essas bases em que me apeguei para ter coragem e iniciar essa tarefa difícil.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lucas: Tive que conciliar, e ainda concilio os estudos para concurso público e a faculdade. Não era tarefa fácil, mas com um bom planejamento, consegui conciliar ambos.
Sempre tirava a parte da manhã para focar especificamente nos estudos para concursos públicos, na parte da tarde, usava para fazer os trabalhos da faculdade e conciliando uma parte do tempo para fazer revisões e questões para concurso, por fim, na parte da noite, ia para a faculdade.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Lucas: Somente fiz três concursos: Polícia Civil de Minas Gerais em 2021 no qual não fui aprovado dentro das vagas, porém, nessa época não estudava ainda, fiz para ter uma ideia de como era, sendo a partir desse dia o momento em que comecei a estudar. Logo em seguida, fiz a prova da Polícia Penal de Minas Gerais, que ocorreu em 2022, que felizmente fui aprovado dentro do número de vagas.
No ano passado, fiz a prova da Polícia Militar de Minas Gerais (CFO), muito mais preparado que nos anos anteriores, porém, não obtive êxito nas próximas etapas, devido à nota da minha redação.
Com relação em continuar estudando, sim. Continuo estudando para outros concursos, mas pretendo honrar a farda enquanto eu estiver servindo a gloriosa Polícia Penal de Minas Gerais.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Lucas: Nunca fui aquele tipo de pessoa que se isolava do mundo na preparação, sempre reservava um tempo aos finais de semana para sair um pouco, curtir com amigos e família, sempre dando prioridade aos estudos, mas nunca deixando de lado o lazer.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Lucas: Sou solteiro, mas graças a Deus, sempre tive apoio daqueles que estavam ao meu lado, como meus familiares e amigos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Lucas: Especificamente ao concurso da Polícia Penal de Minas Gerais, foram 3 meses de preparação. Apesar de um tempo relativamente curto, já trazia uma bagagem jurídica da faculdade, que me trouxe uma facilidade maior com as matérias do Direito. Além disso, esse tempo de estudo foi no meu período de férias da faculdade, me possibilitando estudar durante mais tempo aos dias de semana.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lucas: Sempre gostei muito dos PDF´s, pois simplificava muito o conteúdo doutrinário e da lei seca, mas sempre recorria às vídeo aulas quando a matéria era mais complexa, visto que os professores traziam o conteúdo de maneira mais clara, que ajudava muito na compreensão dos conteúdos do PDF. Então sempre conciliava os materiais em PDF e as vídeo aulas. Mas sempre fazendo muitas questões para fixação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lucas: Conheci pelo YouTube, aliás, usava muito os vídeos que o Estratégia Concursos disponibilizava em seu canal, muito bem feitos e esclarecedores, com certeza, no início, me ajudou bastante.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Lucas: Com toda certeza, além das vídeo aulas e matérias em PDF que eram excelentes, o maior diferencial foi o banco de questões que o Estratégia concursos possui, sem sombra de dúvidas, não teria conseguido lograr êxito em minha aprovação, sem essa ferramenta.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lucas: Para as matérias principais e de maior peso, reservava um dia inteiro para elas, e nas demais, as juntava e as estudava em um único dia. Porém, em termos de rotina, era sempre estudar a teoria durante a parte da manhã, e na parte da tarde, fazia questões referentes às matérias que havia estudado pela manhã. E claro, sempre reservava o sábado, para revisar as matérias da semana, fazendo questões.
Em média, eu estudava de 5 horas líquidas de estudo por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lucas: Minhas revisões somente se baseavam em fazer questões, salvo, quando precisava de uma fixação maior na lei seca, porém, era pontual, o principal mesmo, eram as questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Lucas: Fazer exercícios é, para mim, a melhor forma para fixar conteúdo. Fazia em média, de 50 a 100 questões ao dia, dependia muito se as questões eram abertas, de múltipla escolha, ou de certo e errado. Porém, na reta final, costumava a fazer 200 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Lucas: Não necessariamente eu tinha dificuldade em disciplinas, mas sim, em determinadas matérias. Por exemplo, tinha muita facilidade em Direito Constitucional, porém, determinadas matérias específicas, eu tinha certa dificuldade, principalmente por que algumas não eram conceituais, e exigiam querendo ou não, uma certa “decoreba” do candidato.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lucas: Só me resumi em fazer questões, já não estudava mais a teoria. Nesse período, fazia mais de 200 questões por dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Lucas: A parte da discursiva, era uma redação no modelo dissertativo-argumentativo. Basicamente, uma das coisas mais importantes é sempre ter um modelo para te guiar durante a redação, não que precise segui-lo à risca, mas ele te dará uma certa tranquilidade.
Outra coisa, e a principal, é praticar, fazendo redações todas as semanas, sempre usando seu modelo de redação e tentando adapta-lo nos mais diversos temas, com certeza, irá trazer uma facilidade maior na hora da prova.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Lucas: Como fazia academia, sempre tirava um tempo para treinar, principalmente a barra fixa e flexão, sendo um treino diário. A corrida, era sempre aos finais de tarde, antes da faculdade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lucas: Tive muitos erros no começo, pois ainda não tinha descoberto o que mais se adequava ao meu aprendizado. Fazia resumos, e isso me tirava um tempo precioso, e vi que para mim, não dava o mesmo resultado que outros métodos, como resolver questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Lucas: Nunca chegou a mim, esse pensamento, mas com certeza, a ideia de que aquilo era difícil e de que não ia conseguir, era frequente. Porém, o que me mantinha no foco, era meus objetivos, pois sabia que só conseguiria alcança-los, teria que superar esses desafios.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lucas: Diria que não importa seu sonho, por mais difícil que seja alcança-lo, se tiver determinação, foco e constância, você conseguira realiza-lo, nem que leve anos ou meses, cada um tem o seu tempo e sua hora.
Não tenha medo de mudar seus planos no meio do caminho, mudar seu método de estudo, desde que tal mudança seja benéfica para alcançar seus objetivos, saiba que essas mudanças ocorrem por justamente estarmos tentando ir pelo caminho certo. Se errar, aprenda com os erros, se reprovar, não desista, não é que aquilo não seja para você, é só que ainda não chegou o seu momento.
Independentemente de qual caminho escolha, seja concursos públicos ou outra área profissional, entenda que todas possuem sua importância e dificuldade. Só não deixe de tentar por medo de fracassar, pois todas as pessoas bem sucedidas, erraram muito antes de acertar.