Aprovado no concurso da Polícia Penal de Minas Gerais para o cargo de Policial Penal
Policial (Agente Penitenciário).
“Eu aconselho, primeiramente, orar, entender que Deus nos fez vencedores. Além disso, acredito que o caminho é comprar o curso do Estratégia Concursos direcionado para o concurso, dominar o máximo de disciplinas possíveis, tirar 1 hora para resolver questões, fazer simulados o mais reais possíveis, treinar redação e não desistir!”
Confira nossa entrevista com Anthonny Barreiros Ferraz, aprovado no concurso da Polícia Penal de Minas Gerais para o cargo de Policial Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Anthonny Barreiros Ferraz: Sou Bacharel e licenciado em Educação Física, tenho 36 anos e sou de Teófilo Otoni, Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Anthonny: Me preparar para começar uma família, realizar alguns sonhos e garantir boas condições de vida no futuro. A área policial, além de ser nobre e algo de muito orgulho, foi uma oportunidade que acreditei ser capaz de alcançar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Anthonny: Eu trabalhava e estudava, porém, professor trabalha em mais de uma instituição, tem horários puxados e outros livre. Aproveitei todo tempo fora do trabalho para assistir as aulas do Estratégia!
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Anthonny: Já fui aprovado em 3 concursos: Polícia Penal MG; Agente Penitenciário MG (Processo Seletivo); e Guarda Municipal de Serra/ES.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Anthonny: Durante o período de estudos, abri mão de tudo, não assistia mais os jogos do Palmeiras, não jogava meu futebol, e mesmo em viagem, quando reunimos a família em Vitória/ES, era da praia para o quarto para assistir as aulas.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Anthonny: Eu não era casado e ainda não tinha filhos, isso tornou as coisas mais fáceis. Minha família me apoio, orou e torceu muito pela minha aprovação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Anthonny: Eu queria dominar o máximo de disciplinas possíveis e testava meu desempenho nos simulados do Estratégia. Para manter a disciplina, me matriculei, também, em um curso presencial.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Anthonny: As principais ferramentas foram videoaulas, simulados, correção dos simulados com anotações e os simulados comentados do Estratégia. Além disso, também resolvi muitas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Anthonny: Minha amiga, Heloísa Bernardi, me indicou o Estratégia Concursos porque já usava o material para seus estudos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Anthonny: Comecei direto com o Estratégia e depois usei o curso presencial como uma revisão e para tirar dúvidas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Anthonny: O Estratégia Concursos me deu uma base muito grande de conhecimentos. Professores como Brunno Lima, Janaína Arruda, entre outros, fizeram toda a diferença na minha vida e nos meus estudos. Obs: Lembro do Brunno Lima falando de forma bem sucinta, pode parecer difícil, mas não me abandona não que vai dar certo. Admiro isso. Motivava sem desperdiçar tempo e contar casos.
As ferramentas foram videoaulas, simulados e muitas anotações, anotei quase tudo que era possível para ajudar a memorizar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Anthonny: Esse foi meu primeiro concurso, não sabia como planejar, assisti as aulas de cada disciplina até o final e passava para próxima. As que não deu tempo, assisti no presencial.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Anthonny: Revisei apenas fazendo e refazendo questões, e fazendo anotações nas correções dos simulados. Eram 4 a 6 horas de estudo por dia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Anthonny: A meta era fazer 40 a 60 questões por dia, mas se for calcular, possivelmente uma média de 10 questões por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Anthonny: Nunca tinha estudado disciplinas de Direito, elas trouxeram um pouco mais de dificuldade. Por isso tive que passar pelo Estratégia e pelo curso presencial.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Anthonny: Passei o dia no cursinho resolvendo questões. Bem cansativo. Não aconselho. Mas a questão era fazer tudo que estava ao meu alcance para ser aprovado.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Anthonny: Eu sempre pratiquei muito esporte, futebol, natação, musculação, então o TAF não era um problema. Treinei minha namorada e como corria junto com ela, mesmo passando muito mal na véspera por intoxicação alimentar, consegui ser aprovado.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Anthonny: Eu só considero erro o fato de perder pontos em questões que faltou um pouco mais de atenção. A preparação foi boa. Cheguei muito confiante.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Anthonny: Não pensei em desistir. Minha motivação é Jesus, o Deus altíssimo. Sem ele nada seria possível. Nunca me vi estudando tanto, não achava que era capaz de algo assim. Mas fui até o fim. Chorei na última aula, véspera da prova, e prometi pra mim mesmo que ia passar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Anthonny: Eu aconselho, primeiramente, orar, entender que Deus nos fez vencedores. Além disso, acredito que o caminho é comprar o curso do Estratégia Concursos direcionado para o concurso, dominar o máximo de disciplinas possíveis, tirar 1 hora para resolver questões, fazer simulados o mais reais possíveis, treinar redação e não desistir!