“Para você que está começando, dê tempo ao tempo. O início é o pior, você não sabe de quase nada, tudo é muito novo. Aconselho procurar um material de qualidade para estudar, pois isso te ajudará muito […]”
Confira nossa entrevista com Silvério Severino Junior, aprovado no concurso PMDF para Soldado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Silvério Severino Junior: Eu me chamo Silvério, tenho 18 anos, faço faculdade de Gestão Pública, sou formado em Inglês pelo Centro Interescolar de Línguas de Taguatinga e sou de Brasília – DF.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Silvério: Comecei a estudar para concursos por influência do meu pai e do meu irmão. Meu pai sempre me incentivou a estudar e buscar algo que eu gostasse.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Silvério: Eu não trabalhava, mas passei 1 ano e meio cursando o ensino médio durante um período, e no meu tempo livre eu estudava para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Silvério: Até então, já fui aprovado no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal, para o cargo de Soldado, e estou classificado em 641º.
Pretendo continuar estudando para outros concursos, como o concurso de Oficiais da PMDF e Policial Legislativo, tanto da Câmara quanto do Senado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Silvério: Durante minha preparação, eu era muito reservado. Passava a maioria do meu tempo no quarto estudando, e saía só quando necessário.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Silvério: Meus familiares e amigos apoiaram demais e entenderam também. Meus pais me deram o suporte necessário para que eu só estudasse, e não tivesse que trabalhar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Silvério: Direcionado para a PMDF, foi 1 ano e meio de preparação. Eu tentava ao máximo evitar as distrações, não jogava vídeo game com meus amigos, não era de sair para festas e sempre tive bem claro comigo que meu objetivo era virar policial.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Silvério: Eu sempre fui mais de ler do que assistir videoaula, porém, em determinadas matérias, eu preferia assistir ao vídeo e em outras, lia o PDF.
A principal vantagem do PDF é a economia de tempo, pois possibilita progredir mais rápido na matéria; a desvantagem é que alguns assuntos são mais difíceis de entender só lendo. A principal vantagem da videoaula era justamente entender os assuntos mais difíceis, pois com o professor explicando, é mais fácil de compreender. Porém, assistir só aulas em vídeo não me possibilita um progresso mais rápido.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Silvério: Eu conheci o Estratégia assistindo o patrão da minha mãe estudar para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Silvério: O material do Estratégia para mim é o mais completo para quem quer, de fato, aprender o conteúdo. O nível dos PDF´s são incríveis, bom tanto para quem já é avançado, quanto para quem ainda está iniciando. Um diferencial dos materiais do Estratégia é o livro digital simplificado. Ele, para revisão, é muito bom, pois o conteúdo é de fácil acesso, possibilitando uma revisão mais rápida.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Silvério: Meu plano de estudos era estudar em blocos de 1 hora, uma matéria. No dia, estudava de 3 a 5 matérias por dia em um ciclo que se repetia. Para a PM, foram 13 matérias. Dividia os blocos e colocava matérias não semelhantes. Antes do edital, costumava estudar de 3 a 4 horas líquidas. Pós edital, de 6 a 8 horas, dependendo do dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Silvério: Minhas revisões eram a cada 24 horas, 7 dias e 1 mês depois de estudar o conteúdo. Para não me perder, eu anotava em uma agenda tudo o que eu revisaria em cada dia. De segunda a sábado eu estudava as matérias normal, e a cada 15 dias, fazia um simulado.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Silvério: A resolução de exercícios é de extrema importância para ajudar a consolidar o conhecimento. Eu não fazia muitas, ao todo, desde o meu início, foram em torno de 24 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Silvério: As disciplinas que eu tive mais dificuldade foram português e raciocínio lógico matemático. Para superar, eu passei a dar mais prioridade a essas matérias e passar a ver o que eu mais errava em cada assunto para melhorar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Silvério: Uma semana antes da prova, eu não aprendi nada de novo, apenas revisei todo o conteúdo estudado e fazia questões. No dia pré-prova, eu apenas dei uma revisada nas minhas anotações do revisão de vésperas.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Silvério: Minha preparação para a prova discursiva foi muito boa. Eu sempre pedi conselhos para a minha professora de português do ensino médio, e também deixava um dia da semana para estudar apenas a discursiva.
Aconselho a estudar e dar prioridade igual as outras matérias do edital, pois uma boa discursiva pode te alavancar para o topo das classificações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Silvério: Meu principal erro foi ter começado a revisar tarde demais. Tive de correr atrás do prejuízo e revisar algumas matérias as quais já tinha esquecido. E meu principal acerto foi ter dado prioridade para revisão, pois, para mim, é o fundamental para consolidar de vez o conteúdo estudado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Silvério: Nunca pensei em desistir, tinham dias que eu não queria estudar, procrastinava, mas sempre estudava, nem que fosse 1 hora. Eu possuía comigo que se eu não estudar e me dedicar, ninguém vai fazer isso por mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Silvério: Para você que está começando, dê tempo ao tempo. O início é o pior, você não sabe de quase nada, tudo é muito novo. Aconselho procurar um material de qualidade para estudar, pois isso te ajudará muito. Outro conselho é tentar manter a tríade de sucesso que todos que passam fazem: estudar, fazer questões e revisar o conteúdo.